Herança X interfaces

Estou estudando e me deparei com a seguintes duvidas!!!

Em muitos lugares se fala muito de acoplamento, com o uso de herança se tem um grande acomplamento e se recomenda utilizar em muitos casos interfaces. Estou certo do que entendi?

Entao em uma apostila tem um exemplo que é utilizado onde ContaCorrente e ContaPoupanca tem como superClasse Conta, assim alguns dos metodos que é pra ser implementado igual nas classes ContaCorrente e ContaPoupanca é implementado em Conta.

Para simular esta mesma situação utilizando interfaces é criado uma interface Conta, assim, ContaCorrente e ContaPoupanca implements Conta.

public interface Conta {

double getSaldo();
void deposita(double valor);
void retira(double valor);
void atualiza(double selic);

}

entao em ContaCorrente e ContaPoupanca somente atualiza(double selic) que é diferente nas duas classes.

Minha duvida seria há alguma maneira que deve ser feita para que nao seja necessario ter os outros metodos implementados nas duas ou tem que implementar eles nas duas?

Bem, vou tentar responder a diferença e a utilização das duas maneiras bem simples o objetivo.

Herança: É quando você deseja herdar algo que já está pronto e não deseja refazê-lo novamente. (Óbivio)

Interface: É quando você cria um Interface onde nela existe declarações de métodos,
onde à classe que for implementar-la tem que, obrigatoriamente, implementar todos os método contidos nela.

Por favor alguém corriga-me se eu estiver enganado.

Por exemplo existe uma classe chamanda Collections.sort, é uma classe que contém esse método que serve
para ordenar uma determinada lista. Mas para você passar uma classe, que você tenha criado e precisa que
os valores contidos nela sejam ordenados, para esse método é preciso que você implemente a Interface List,
porque nessa Interface terá métodos que o método Collections.sort irá utilizar dentro dele para fazer a ordenação
dessa classe (ou lista).

Espero que tenha entendido.

Até mais!