Herança

boa noite pessoal…

estou estudando java e quero a opinião de alguém experiênte,

quero saber quem é contra ou a favor do uso da herança na programação java…

opinem

obrigado

Java é uma linguagem de programação orientada a objetos o que significa que vc deve seguir as boas práticas de orientação a objetos o que por sua vez significa que sempre que necessário vc deve utilizar seus conceitos:Herança, Encapsulamento e Polimorfismo. Basicamente é nisso que consiste um programa orientado a objetos, se vc não usar esses três conceitos estara pensando de modo estruturado e não foi para isso que Java foi desenvolvido. A programação orientada a objetos facilita a manutenção do código e tb permite sua reutilização economizando o tempo do programador e como todo mundo sabe tempo é dinheiro.

A orientação a objetos nos oferece muitos recursos interessantes como o OliveirakunJava disse,porem a Herança as vezes quebra o encapsulamento.A ideia de economizar codigo herdando da classe mae pode parecer legal no começo, mas no futuro podemos nos deparar com casos onde ‘é um’ não existe.

Existe uma discussão legal no blog da Caelum sobre o mal uso da Herança
http://blog.caelum.com.br/2006/10/

espero ter ajudado

Eu geralmente prefiro composição ao invés de herança. Deixa o código menos acoplado e mais fácil de manter.

Raafer, não entendi direito o que você quis dizer, mas acho que herança não mata encapsulamento não. Se uma classe ou método é declarada como não estática, private, por exemplo, a herança não quebrará esse encapsulamento, sendo necessário a criação de objeto para acessar tal método.

Pode ser que eu disse bobagem, pois estou começando a aprender orientação a objetos em Java, por isso gostaria que dessem-me om feed back de minha explanação. Aqui no tópico temos um expert em java, o Vinigodoy, que pode responder essa minha dúvida.