Hibenate: Concatenacao de colunas

Ola pessoal, estou precisando fazer uma concatenacao de duas colunas ex (em sql normal):
select nome, empresa, endereco, nome || empresa as ne from clientes;

como eu posso fazer isso usando hql?
(com clausula select ou (se tem como) com aquela sintaxe “from cliente in model.cliente where …”)

Obrigado!

Dúvida: porque você quer fazer isso em SQL e não no Java?

Ola plentz obrigado por ter respondido.

Preciso que o select gere essa coluna pq estou usando o componente web displaytag, e este ordena por qq coluna que informo porem ordena para cada pagina e nao para a lista inteira ex: na pagina 1 vc teria ana, beto, pedro e ze. na pagina 2 vc teria alberto, joao, maria, wilson. e assim por diante.
Ao meu ver existem duas formas de corrigir esse impecilio, ou crio um novo campo no meu bean ex NE que seria a juncao dos dois campos e faco via java como vc comentou, ou simplesmente executo um sql como aquele que postei acima acrecentando ao final Order by NE, e prossigo normalmente trabalhando com os dois campos, meu programa não muda uma vírgula…

comprendeste? obrigado.

Nao resolvi o problema ainda se alguem tiver alguma pista do SQL agradeço

Porem descobri um detalhe da displaytag que acho interessante compartilhar com vcs:
A ordenaçao eh ativada na displaytag qdo informamos a propriedade Sortable para uma coluna. O detalhe eh q se informarmos o atributo pagesize ele ira assumir que vc que deve ordenar apenas as linhas que estao sendo mostradas.

“Only the rows being shown on the page are sorted and resorted, so if you use this attribute (Sortable) along with the pagesize attribute, it will not resort the entire list”.

Por isso que se eu conseguisse executar um select que concatenasse as duas colunas tipo: “select nome, empresa, endereco, nome || empresa as ne from clientes” taria resolvido pq eu deixaria sem o atributo sortable. Ele mostraria ordenado (pq a displaytag nao meche na ordem original ao exibir) e os campos Nome e Empresa poderiam ser manipulados a vontade escritos na mesma coluna com link e tudo… estaria solucionado…

Vlw