Desde Outubro já está disponível para download a versão 4 (beta) do Hibernate, e hoje já está disponível a versão 4.0.0 CR7, mas existe pouco conteúdo online para pesquisa. Eu pesquisei no Google algumas coisas e testei algo, e já vi que muitas coisas das versões anteriores (3.6) estão marcadas como “deprecated”. Como estou começando agora um projeto novo (e grande) que vai ser ser aprimorado ao longo do tempo, quero fazer tudo sem usar as funcionalidades “deprecated” já que a partir da versão 4.1 todos essas funcionalidades serão removidas.
Gostaria de saber se alguém conhece algum tutorial, livro ou documentação prática que eu possa usar para iniciar o projeto utilizando o Hibernate 4.
Ele está em beta ainda, ele tem algo tão importante assim que o 3 não tenha para vc precisar?
Pq vale mais a pena esperar uma versão estável para sua aplicação não começar a ter erros estranhos.
Sim, mudaram algumas coisas importantes.
A maneira como criar o SessionFactory mudou, tem também um tal de ServiceRegistry ( que ainda não sei o que faz direito ).
Mas, o mais importante para mim é o suporte a Multi Tenancy nativo.
Também não encontrei informações, nem em blogs oficiais da JBoss. A única solução que eu achei foi falar diretamente com o pessoal do desenvolvimento pelo IRC.
Já conversei umas duas tardes com o Steve Ebersole que é um dos responsáveis pelas alterações do Hibernate 4.
Ele está as vezes pelo IRC se der sorte encontra ele, muito gente fina, bem atencioso em te tirar dúvidas.
O restante do pessoal do IRC não me respondeu =) Talvez devido as minhas duvidas especificas.
Tenta lá, ou posta aqui no GUJ que talvez alguem ja saiba.
Cara, estou tentando manter um blog ai, acabei de fazer um primeiro post de JPA com Hibernate, dê uma zapeada, talvez possa te ajudar, há outras temáticas lá abordadas também:
http://serjava.blogspot.com/