Desde Outubro já está disponível para download a versão 4 (beta) do Hibernate, e hoje já está disponível a versão 4.0.0 CR7, mas existe pouco conteúdo online para pesquisa. Eu pesquisei no Google algumas coisas e testei algo, e já vi que muitas coisas das versões anteriores (3.6) estão marcadas como “deprecated”. Como estou começando agora um projeto novo (e grande) que vai ser ser aprimorado ao longo do tempo, quero fazer tudo sem usar as funcionalidades “deprecated” já que a partir da versão 4.1 todos essas funcionalidades serão removidas.
Gostaria de saber se alguém conhece algum tutorial, livro ou documentação prática que eu possa usar para iniciar o projeto utilizando o Hibernate 4.
Ele está em beta ainda, ele tem algo tão importante assim que o 3 não tenha para vc precisar?
Pq vale mais a pena esperar uma versão estável para sua aplicação não começar a ter erros estranhos.
Sim, mudaram algumas coisas importantes.
A maneira como criar o SessionFactory mudou, tem também um tal de ServiceRegistry ( que ainda não sei o que faz direito ).
Mas, o mais importante para mim é o suporte a Multi Tenancy nativo.
Também não encontrei informações, nem em blogs oficiais da JBoss. A única solução que eu achei foi falar diretamente com o pessoal do desenvolvimento pelo IRC.
Já conversei umas duas tardes com o Steve Ebersole que é um dos responsáveis pelas alterações do Hibernate 4.
Ele está as vezes pelo IRC se der sorte encontra ele, muito gente fina, bem atencioso em te tirar dúvidas.
O restante do pessoal do IRC não me respondeu =) Talvez devido as minhas duvidas especificas.
Tenta lá, ou posta aqui no GUJ que talvez alguem ja saiba.
Cara, estou tentando manter um blog ai, acabei de fazer um primeiro post de JPA com Hibernate, dê uma zapeada, talvez possa te ajudar, há outras temáticas lá abordadas também:
http://serjava.blogspot.com/
[quote=fabiomedeirosf]Cara, estou tentando manter um blog ai, acabei de fazer um primeiro post de JPA com Hibernate, dê uma zapeada, talvez possa te ajudar, há outras temáticas lá abordadas também:
http://serjava.blogspot.com/[/quote]
Mas já está utilizando o hibernate 4? Aplica algo dele?
Estou usando JPA, hibernate 3, mas apenas como provider.
Há outros assuntos lá tb, dwr, maven, spring… se te interessar, passe la.
[quote=RafaelViana]Sim, mudaram algumas coisas importantes.
A maneira como criar o SessionFactory mudou, tem também um tal de ServiceRegistry ( que ainda não sei o que faz direito ).
Mas, o mais importante para mim é o suporte a Multi Tenancy nativo.[/quote]
Você sabe como se faz agora para criar uma SessionFactory? E qual annotation usar no lugar de @Entity?
To tentando ir fazendo aos poucos.
[quote=jakefrog]Ele está em beta ainda, ele tem algo tão importante assim que o 3 não tenha para vc precisar?
Pq vale mais a pena esperar uma versão estável para sua aplicação não começar a ter erros estranhos.[/quote]
Como eu já disse antes, é um projeto que vai seguir em desenvolvimento por muito tempo, e eu não quero começar o projeto com coisas que daqui a alguns meses vão ser removidas.
Ainda estou meio confuso sobre a criação do SessionFactory, tenho algumas dúvidas.
Mas, baixe o projeto do Hibernate e veja a classe SchemaBasedMultiTenancyTest tem um exemplo da criação da SessionFactory.
[quote=filipesg][quote=jakefrog]Ele está em beta ainda, ele tem algo tão importante assim que o 3 não tenha para vc precisar?
Pq vale mais a pena esperar uma versão estável para sua aplicação não começar a ter erros estranhos.[/quote]
Como eu já disse antes, é um projeto que vai seguir em desenvolvimento por muito tempo, e eu não quero começar o projeto com coisas que daqui a alguns meses vão ser removidas.[/quote]
Pois é mano, eu só falo isso por algo que já vi acontecer e li no livro Release It.
Você está colocando um Framework que ainda não está na versão oficial, não tem documentação clara e explicativa.
Você poderia começar com a versão 3 e depois migrar para a versão 4. Uma vez que java prega compatibilidade você não terá problemas na migração.
Bem, é só uma idéia que queria te dar, pois as vezes um framework pode dar mais trabalho do que aliviar.
A questão é toda essa, eu já vi que não será mantida a compatibilidade. Inclusive a apostila que eu tenho, e todos os sites que eu pesquiso só usam códigos obsoletos para a versão 4, e que serão removidos na versão 4.1.
Vlw pela dica, mas eu vou tentar adiantar outras partes do projeto até sair a documentação oficial e pesquisar mais.
A um tempo atrás eu procurei a internet inteira sobre como usar Multi Tenancy com schemas separados no hibernate 4.
Não encontrei nada.
Eu tenho um sistema Multi Tenancy, e cada tenant tem um schema, mas eu queria que o hibernate simplesmente trocasse de schema1.tabela para schema2.tabela, ao invés de fazer uma outra conexão.
Não encontrei nada sobre o assunto
[quote]
fabiomedeirosf wrote:
Cara, estou tentando manter um blog ai, acabei de fazer um primeiro post de JPA com Hibernate, dê uma zapeada, talvez possa te ajudar, há outras temáticas lá abordadas também:
Mas já está utilizando o hibernate 4? Aplica algo dele?[/quote]
Acabo de migrar o exemplo para o Hibernate 4, fazendo uso, também, do Envers para auditoria.
Neste exemplo, uso hibernate apenas como provider da implementação JPA. Te aconselho a usar JPA, pois é uma especificação, assim, em teoria, se vc muda o provider (toplink, eclipselink) não terá impactos (exceto pelo envers).