Hibernate: configuração autocommit = true não funciona

Este tópico já foi criado há algum tempo mas não obteve respostas: http://www.guj.com.br/java/235627-autocommit-true-nao-funciona

Tenho aplicação com a configuração padrão autocommit = false e realizando os session.getTransaction().commit();
dentro dos métodos do DAO e funcionando perfeitamente e Quiz alterar para testes, configurei autocommit = true e fiz um teste, funcionou, pensei que iria receber uma exceção pois não tinha tirado os commit dos métodos quando comentei os autocommit dos métodos DAO. a aplicação rodou apareceu a instrução SQL no console não recebi exceção, mas quando fui consultar no banco o ítem não foi inserido.

Alguém sabe o que pode ser?

Antes do código do commit tente fazer isso:

Não sei se é esse o caso… mas nao custa tentar…

rogelgarcia, O que quero é executar a aplicação com a configuração do Hibernate.cfg.xml como autocommit = true e retirar os commit´s dos métodos! dessa forma não insere.

Independente da configuração do Hibernate.cfg.xml autocommit(true/false). Só insere no banco com os commit´s nos métodos.
Em todas as configurações possíveis não é lançada exceção alguma e é mostrado o scritt SQL como se fosse inserido! mas no banco nada!

Eu entendi o seu problema… Em determinadas situações é necessário dar o flush para que a query seja efetivamente executada no banco… por isso sugeri que executasse o flush() antes do commit.

Acabei de testar: coloquei o session.flush() e tirei o session.getTransaction().commit() e o cfg.xml como autocommit = true;
Testandos os métodos de inserir e remover e Não inseriu e nem removeu!

Acho que é problema sem solução, todos conformaram-se com o erro e transcorreram suas aplicações normalmente sem ter uma solução para o problema ou alguma explicação para este fato ocorrer, e vamos nós com o 2º post sem solução!