Boa tarde comunidade GUJ, a minha dúvida é o seguinte:
Estou desenvolvendo uma aplicação utilizando Java SE e Hibernate.
A minha dúvida é simple:
É confiável fazer os mapeamentos XML com o assistente netbeans, que gera tudo com conexão reversa? Ou é melhor realizar tudo no braço??
Alguém aí tem experiência para me dizer qual a sua preferência?
aguardo respostas.
Obrigado
O que que é conexão reversa ? O_o
To interessado tbem =) Vou começar a montar meus XML logo logo e qualquer coisa que ajude =). O eclipse tem algo parecido?
[quote=java.filipe]Boa tarde comunidade GUJ, a minha dúvida é o seguinte:
Estou desenvolvendo uma aplicação utilizando Java SE e Hibernate.
A minha dúvida é simple:
É confiável fazer os mapeamentos XML com o assistente netbeans, que gera tudo com conexão reversa? Ou é melhor realizar tudo no braço??
Alguém aí tem experiência para me dizer qual a sua preferência?
aguardo respostas.
Obrigado
[/quote]
Péssima idéia, o NetBeans gera o XML cheio de erros… recomendo usar Annotations direto nas classes…
[quote=extreme z3r0]O que que é conexão reversa ? O_o
To interessado tbem =) Vou começar a montar meus XML logo logo e qualquer coisa que ajude =). O eclipse tem algo parecido?[/quote]
Conexão reversa é um arquivo que você cria juntamente com um assistente no netbeans e em conjunto ele mapeia todas as suas tabelas do banco já criando os mapeamentos, XML ou annotations, de forma automática.
[quote=java.filipe][quote=extreme z3r0]O que que é conexão reversa ? O_o
To interessado tbem =) Vou começar a montar meus XML logo logo e qualquer coisa que ajude =). O eclipse tem algo parecido?[/quote]
Conexão reversa é um arquivo que você cria juntamente com um assistente no netbeans e em conjunto ele mapeia todas as suas tabelas do banco já criando os mapeamentos, XML ou annotations, de forma automática.[/quote]
Não seria “engenharia reversa” ? 
Isso mesmo…engenharia reversa…
Mas aqui…quando está em um projeto, primeiro você monta o banco de dados, depois mapeia as tabelas(XML e Annotations) e por último começa a implementação do sistema propriamente dito??
Depende muito do projeto… a maioria dos projetos que eu pego, seguem aquele fluxo básico… análise e levantamento de requisitos, planejamento, modelagem de dados, etc etc… nesse ponto já podemos montar o Banco de Dados, criar as tabelas… mas se foi um projeto bem feito, podemos começar a implementação mesmo sem ter as tabelas prontas, pois já teremos todo o Modelo de Dados pronto, e com ele já podemos fazer as Classes, mapear as tabelas… depois é só criar o Banco mesmo pra tudo se “encaixar” e tá pronto o seu projeto… aliás a intenção é justamente essa, fazer a “receita do bolo” e cada um vai fazendo a sua parte independentemente do outro… eu (o desenvolvedor) não preciso esperar o DBA criar o banco pra sair mapeando as tabelas, pois nós dois iremos usar a mesma “receita”, sacou ? 
Agora, quando já pegamos algo pronto, ai a coisa muda… óbvio… é bem diferente voce criar um projeto do nada, e pegar um projeto para ter que adaptar tudo de acordo com algo já existente como um banco de dados no qual o cliente não queira fazer alterações… eu acho isso bem mais chato… é desse tipo de projeto que costumamos usar engenharia reversa pra gerar os mapeamentos do banco, pois não temos a “receita” que eles usaram pra criar o bicho…
Obrigado, Marcelo. As suas explicações foram bem concretas em minhas dúvidas.
Espero poder contar sempre contigo.