Hibernate já está simples?

Já é possível com o Hibernate3 fazer um CRUD simples de beans sem qualquer configuração XML ?

Quero persistir um objeto User com algumas propriedades. Ele já consegue assumir os tipos do banco através dos tipos java ?

Sim Sérgio. Na verdade, não é totalmente sem configuração. Usando annotations você ainda assim precisa declarar seus beans no hibernate.cfg.xml, mas não passa de uma linha:

<mapping class="org.mentawaiframework.User" />

Realmente…no hibbernate 3 as coisas ficaram bem mais legais e sem o mardito XML…
alias…odeio struts…tem XML mais que java…ahuahau

[quote=akumaldo]Realmente…no hibbernate 3 as coisas ficaram bem mais legais e sem o mardito XML…
alias…odeio struts…tem XML mais que java…ahuahau[/quote]

Vc já deve conhecer o Mentawai então.

Uma pergunta então derivada dessa:

Como está a aceitação do Java5 para desenvolvimento web?

Sendo meu framework e/ou projeto em Java5 vou ter alguma dificuldade para colocar o meu site no ar nos provedores que estão por aí? Ou isso já é irrelevante no momento essa decisão de usar ou não usar Java5?

Sérgio, a maioria (se não todos) os clientes que trabalho já migraram para Java 5. A maioria dos provedores decentes também. Ficar se limitando à não usar as novas features (como annotations, etc) por causa de compatibilidade somente se você tiver uma base realmente grande de clientes/usuários e não haver chance alguma de migração. As vantagens são muito visíveis :wink:

Yeah!

Acabei de responder um email pro Sergio, e gostaria de repetir uma parte dele aqui, em que disse assim (eu editei uma palavrinha que escrevi errado, hehe):

É isso Sergio, não se limite. As novas funcionalidades são muitas. Se há alguma coisa no Mentawai que pode ser atualizado em relação ao Java 5, não hesite, pelo amor de Deus, vai que você me salva novamente. :stuck_out_tongue:

Queria inclusive deixar uma daquelas mensagens no estilo de auto-ajuda:

“Não tema o novo. Muitos fracassam por não experimentar o novo, e simplesmente ficam estagnados/inutilizáveis num mundo atual.”

[]s.

eu uso hibernate 3 ate mesmo para projetos que tem 1 ou 2 tabelas. é @Entity e pronto! alem de duas linhas de XML de configuracao (ou voce prefere escrever sql em properties…?)

Outra coisa, se resolver adotar Java 5 (e você vai, né? :slight_smile: ), não exite em refatorar o código já existente jogando fora coisas feias pra deixar todo mundo mais feliz.

mas na pratica o xml do hibernate nao é tao mal assim…

vc usa uma ferramenta tipo o middlegen, faz a engenharia reversa de tudo e pronto… nunca mais toca no xml depois que eles estao criados.

Ola!
Irei tentar usar o Hibernate 3, com Annotations e configurar a conexão através do hibernate.properties.
Pergunto: Mesmo assim, preciso ter o xml de configuração do hibernate (hibernate.cfg.xml)?
Devo declarar minhas classes (map) neste xml obrigatoriamente?

Concordo. Eh mais complicado entender o framework em si (relacionamentos, cache, estilos de fetching, etc) e como integra-lo com o ambiente (DAO, transacoes, quando abrir e fechar sessoes, SessionFactory, etc) do que as configuracoes. Claro - nao eh uma critica, isso eh inerente ao framework ja que o que ele faz nao eh simples.

Se voce entender como usar o Hibernate, a configuracao eh o de menos. Nao da pra ter a ilusao de que se mudar de XML para anotacoes ele vai funcionar automagicamente e corretamente. :slight_smile:

Marcio Kuchma

Mas ninguém pode negar…tirar o xml e começar a usar convenções no código e usar annotations é uma ótima coisa que aconteceu no hibernate!!!facilita manutenção e deixa o código bem mais limpo…sem aquele monte de configurações!
Eu não acho que tenha ficado mais fácil ou mais dificil…mas com certeza ficou maaaaaaaaais claro…bem mais…

Quanto ao metawai não conheço esse framework…conheço o raptor
e quanto ao java 5…os colegas responderam…:smiley:

Mas que m…, No meu trampo tá tudo engessado no Java 1.4… Muitos clientes e programas muito grandes… Já to sentindo o peso do anacronismo e me sentindo obsoleto…
:thumbdown:

[quote=akumaldo]Mas ninguém pode negar…tirar o xml e começar a usar convenções no código e usar annotations é uma ótima coisa que aconteceu no hibernate!!!facilita manutenção e deixa o código bem mais limpo…sem aquele monte de configurações!
Eu não acho que tenha ficado mais fácil ou mais dificil…mas com certeza ficou maaaaaaaaais claro…bem mais…

Quanto ao metawai não conheço esse framework…conheço o raptor
e quanto ao java 5…os colegas responderam…:D[/quote]

Bom estou utilizando os plugins do Hibernate no eclipse e gerando a reversa do banco, mapeamento automático. Sei que para o design de mapeamento de domínio para tabelas é errôneo, mas em muitos casos, principalmente quando se tem pouco tempo para produzir uma aplicação, isso é uma mão na roda.

Exporto o Jar - incorporo ao projeto e soh declaro os XML no Context do Hibernate - Configuração Spring :slight_smile:

[quote=Mantu]Mas que m…, No meu trampo tá tudo engessado no Java 1.4… Muitos clientes e programas muito grandes… Já to sentindo o peso do anacronismo e me sentindo obsoleto…
:thumbdown:[/quote]

Em muitos clientes o 1.4 ainda é a plataforma padrão. Aqui é 1.3 como Standard, mas utilizamos a 1.4… heheeh … foda isso !!

O fator principal para não adotarem o 5 está com a IBM - Websphere e suporte ao novo JEE 5 .

Assim que a IBM soltar release, muita coisa muda por aqui …

[quote=Mantu]Mas que m…, No meu trampo tá tudo engessado no Java 1.4… Muitos clientes e programas muito grandes… Já to sentindo o peso do anacronismo e me sentindo obsoleto…
:thumbdown:[/quote]

Seria medo da empresa em provar uma versão nova? Não entendo. A não ser que o problema de vocês sejam o mesmo do Kenobi.

[]s.

[quote=plentz]Sim Sérgio. Na verdade, não é totalmente sem configuração. Usando annotations você ainda assim precisa declarar seus beans no hibernate.cfg.xml, mas não passa de uma linha:

<mapping class="org.mentawaiframework.User" />

se usar o spring-annotation (lógico isto implica em usar o spring também)
ele tem um utuiltário que detecta automagicamente os beans anotados com @Entity :smiley:

[quote=Mantu]Mas que m…, No meu trampo tá tudo engessado no Java 1.4… Muitos clientes e programas muito grandes… Já to sentindo o peso do anacronismo e me sentindo obsoleto…
:thumbdown:[/quote]
diz pro teu chefe ler isto aqui :smiley:
http://blog.urubatan.com.br/2006/07/23/empresas_que_trabalham_com_java_natilde_o_gostam_de_produtividade.html

hehehe, tudo bem que a escolha dos frameworks foi meio forçada no exemplo, mas os ganhos com produtividade são visiveis!

A desculpa do povo é que daria muito trabalho pra migrar, e não temos pessoal pra isso, blablabla…
Será que esse argumento é mesmo válido?
EDIT:
E quais são as forçadas do cara no artigo?

as unicas forçadas foram na escolha dos frameworks para a comparação :smiley:
struts é um dos frameworks com pior tempo de desenvolvimento :smiley:

ou seja, com uma arquitetura melhor para 1.4 não seria 8x o tempo de desenvolvimento do Java 5, apenas a proporção iria ser alterada :smiley: