Esse termo tão utilizado aqui e nos diversos fóruns e blogs do mundo não tá um pouco ultrapassado? Estou iniciando uma discussão pra tentar entender pq se fala tanto nisso. Temos zilhões de projetos voltados para o mesmo objetivo, o de abstrair partes repetitivas e a complexidade de determinados pontos de uma aplicação, e oque eles geram? Mais partes repetitivas, e mais complexidade. É comum ver pessoas que usam JDBC por acharem Hibernate complexo demais, assim como vão dizer “-mas o Hibernate não é complexo…”. Será que tornar algo genérico demais não torna as coisas mais complexas? Vejo projetos como o próprio JForum desenvolvido sem a utilização de frameworks (tudo bem ele em sim tem uma camada de abstração) mas é um projeto tão bem feito e ao mesmo tempo tão simples. Sinceramente, quando vejo um projeto que tem struts.xml (ou vários), applicationContext.xml (ou vários), XXX.hbm.xml (vários e vários), log4.properties, entre dezenas de outros possíveis… frameworks me boto a pensar, isso é java?? E eu pergunto JDBC+cache não é mais rápido que Hibernate? Pq aquelas pessoas que trabalham em uma empresa que usa Oracle vai querer usar Hibernate em um sistema que jamais vai mudar de banco? E cada vez mais as pessoas abarrotam os frameworks de funcionalidades deixando-os cada vez mais complexos, quem viu as configurações do ww1 e vê as do struts2 entende oque eu estou falando…
Ahh sei lá, acordei com isso na cabeça, acho que estou meio EMO hj… auhdaudha