[quote=saoj][quote=emerleite ]
Por que não querer aprender/usar o hibernate ?
[/quote]
Boa pergunta. Não sei a resposta. Porque não querer aprender Hibernate, Spring, iBatis, Mentawai, VRaptor, Struts, Tapestry, etc.
Não tenho dúvida de que quanto mais vc sabe melhor é. Problema é que o tempo é escasso e cada pessoa está num determinado nível técnico. Existem pessoas que começaram a programa em Java agora, outras que programam a uma década. Outros que conhecem SQL, outros que nunca viram SQL. E por aí vai…
O problema é que o mundo Java abusou dessa sua pergunta e criou-se a salada de frameworks. Para fazer uma aplicação web java era muito simples, bastava usar Struts, JSTL, Hibernate, C3P0, Commons Validation, Spring, Commons Email, Commons File Upload, JAAS, Tiles, Log4J, OSCache, etc. Por que não saber usar e integrar esses frameworks? Isso não colabora nem um pouco para a simplicidade e a produtividade, principalmente dos menos experientes.[/quote]
Duas coisas importantes:
1 - Conhecimento sobre Hibernate hoje em dia é quase que mandatório, pois não existe nada com o mesmo propósito que chege nem perto.
2 - É melhor ter muitas opções do que apenas uma. Nunca vi algo que seja adequado a todas as situações.
É certo que no seu caso, como você trabalha direto com o Mentawai e Mentabean, você não precisa neste momento de conhecimentos de Hibernate, mas suponhamos que seu framework não existisse? Você acha mesmo que ia conseguir se manter no mercado sem utilizar Hibernate?
Hoje em dia ainda existem empresas que deveriam aproveitar o uso desta ferramenta e não utilizam por filosofias conservadoras ou algo do tipo, mas são lugares que eu não recomendo alguém buscar uma oportunidade.