Hibernate pode entrar em desuso?

[quote=mochuara][quote=fenrir]
Por trás de aplicativos web não existem bancos de dados?
[/quote]
De qual aplicativo web?
[/quote]

Eu não acredito que o Gmail guarde cada uma das minhas 23.000 mensagens num arquivo num diretório com o nome da minha caixa postal! :slight_smile:
Da mesma forma o Google Docs, Reader, o fórum do GUJ, o blog de qualquer um…

[quote=fenrir][quote=mochuara][quote=fenrir]
Por trás de aplicativos web não existem bancos de dados?
[/quote]
De qual aplicativo web?
[/quote]

Eu não acredito que o Gmail guarde cada uma das minhas 23.000 mensagens num arquivo num diretório com o nome da minha caixa postal! :slight_smile:
Da mesma forma o Google Docs, Reader, o fórum do GUJ, o blog de qualquer um…[/quote]

E aonde eu falei que ele faz isso? Apenas falei que banco de dados relacional não é o mais apropriado para armazenar a estrutura de dados existente na web.

Mas se pra vc banco de dados se resume ao modelo relacional e arquivos, paciência. :wink:

Eu também boto a maior fé nos bancos de dados OO, não sou perito no assunto mas já dei uma estudada em paradigma objeto/relacional e achei mto massa as idéias.

não acredito que o hibernate caia em desuso nem a curto prazo, nem a medio…

hoje eu diria que é oframework que masi se vale a pena estudar, por que normalmente usa-se algum framework MVC, e ORM, ORM quase sempre seusa o hibernate, a maioria esmagadora das aplicações usam banco de dados, ele implementa JPA, tem inclusive sua versão para .net…

[quote=maior_abandonado]não acredito que o hibernate caia em desuso nem a curto prazo, nem a medio…

hoje eu diria que é oframework que masi se vale a pena estudar, por que normalmente usa-se algum framework MVC, e ORM, ORM quase sempre seusa o hibernate, a maioria esmagadora das aplicações usam banco de dados, ele implementa JPA, tem inclusive sua versão para .net… [/quote]

a maioria usa, não usam.

MUITO PELO CONTRÁRIO… com a API padrão da Sun para persistência (JPA), as empresas ficaram ainda mais seguras em usar o HIBERNATE… caso algum dia o framework fique descontinuado, com JPA, não seria uma tragédia mudar a engine de implementação (topLink, iBatis, etc…)

Ola

Apenas tenho a concordar com os colegas, mas acho que nao devemos ter uma visao de que nada é insubstituivel... pois o pessoal que pensava assim na época do clipper e pascal... ou talvez ainda do c que ainda tem seus suspiros no mercado, mas acho que nao apenas o hibernate pode entrar em desuso como Java pode entrar em desuso. mas nao acredito de maneira alguma que isso acontecera em curto prazo, somos programadores e nao devemos nos amarrar a ferramentas, devemos encara-las como elas sao : ferramentas, hoje o mercado esta usando hibernate e ainda ira o usar por um grande periodo de tempo, entao é um bom investimento, estude a fundo e conheça a tecnologia, se daqui a alguns anos o hibernate entrar em desuso, voce ja tera um excelente conhecimento de mapeamento objeto relacional e com certeza este conhecimento nao sera perdido na proxima implementacao, ainda mais com a sun deixando cada vez mais as coisas padronizadas, nenhum conhecimento é perdido, e na vida de programador, conhecimento é um investimento necessario!

Abraços

André Martins

Banco OO? Postgre?

Pessoal o postgre é um banco OO.

O novo paradigma que ta surgindo é o Banco de Dados Orientado a Documentos, ainda não é muito usado, existem vários projetos já, o CouchDB é o mais famoso coordenado pela Apache e escrito em erlang. E existe o Voldermort escrito em java :smiley:

Eu acredito que os bancos relacionais ainda vão existir por um bom tempo então o hibernate vai continuar em uso.

[quote=Felagund]Banco OO? Postgre?

O novo paradigma que ta surgindo é o Banco de Dados Orientado a Documentos, ainda não é muito usado, existem vários projetos já, o CouchDB é o mais famoso coordenado pela Apache e escrito em erlang. E existe o Voldermort escrito em java

Eu acredito que os bancos relacionais ainda vão existir por um bom tempo então o hibernate vai continuar em uso. [/quote]

Concordo.

Quando bancos de dados OO começarem a ficar populares é que esta questão poderá ter certa relevancia.

Até lá quanto mais souber sobre hibernate melhor.

flws

[quote=Felagund]Banco OO? Postgre?

O novo paradigma que ta surgindo é o Banco de Dados Orientado a Documentos, ainda não é muito usado, existem vários projetos já, o CouchDB é o mais famoso coordenado pela Apache e escrito em erlang. E existe o Voldermort escrito em java :smiley:

Eu acredito que os bancos relacionais ainda vão existir por um bom tempo então o hibernate vai continuar em uso.[/quote]

Calma ae, ele é object-relacional, voce pode sim fazer uma classes/tabela e estender ela e tals, mas de fato ele usa algebra relacional
para trabalhar com os dados e possui relacionamentos.

Não é o banco pure OO sendo discutido aqui! A exemplo do db4o

O PostgreSQL OO? Sério? Não sei não, acho que ainda é relacional.

Nao sei se tu sabia mas… JPA eh uma especificacao e a proposito, o Hibernate possui uma implementacao da JPA

[quote=Leozin]
Nao sei se tu sabia mas… JPA eh uma especificacao e a proposito, o Hibernate possui uma implementacao da JPA[/quote]

O Hibernate NÃO possui uma implementação da JPA, ele É a implementação de referência da JPA… :wink:

[quote=Taz][quote=Leozin]
Nao sei se tu sabia mas… JPA eh uma especificacao e a proposito, o Hibernate possui uma implementacao da JPA[/quote]

O Hibernate NÃO possui uma implementação da JPA, ele É a implementação de referência da JPA… ;)[/quote]

TopLink Essentials [1] is the Reference implementation of the EJB 3.0 Java Persistence API (JPA) and the open-source community edition of Oracle’s TopLink product.

[quote=marcosalex][quote=CarlosEduardoDantas][quote=Taz][quote=Leozin]

O Hibernate NÃO possui uma implementação da JPA, ele É a implementação de referência da JPA… ;)[/quote]

TopLink Essentials [1] is the Reference implementation of the EJB 3.0 Java Persistence API (JPA) and the open-source community edition of Oracle’s TopLink product. [/quote]

Entre um link da wikipedia e uma evidência, prefiro acreditar que o Hibernate foi a referência. [/quote]

Sorry, mas o hibernate só depois do toplink!! Toplink é a implementação de referencia!!

Oracle TopLink is a leader in the JPA community delivering the JPA 1.0 reference implementation with TopLink Essentials and now developing the JPA 2.0 reference implementation with EclipseLink.Referencia

E pelo jeito vai ser da JPA 2.0 tambem!!!

E agora acredita Sr. WikiSético??? :lol: Brincadeira, mas tu sempre ta duvidando da wikipedia, nao aguentei!!

[quote=marcosalex][quote=CarlosEduardoDantas][quote=Taz][quote=Leozin]

TopLink Essentials [1] is the Reference implementation of the EJB 3.0 Java Persistence API (JPA) and the open-source community edition of Oracle’s TopLink product. [/quote]

Entre um link da wikipedia e uma evidência, prefiro acreditar que o Hibernate foi a referência. [/quote]

coloquei o link somente porque foi o primeiro que encontrei… em qq publicação da época em que saiu o Java EE 5 estava escrito isso.

Aí Brandão, fala pra ele como usamos mto o Hibernate aí :smiley: :wink: :twisted:
Brincadeiras a parte, vale sim mto a pena estudar o Hibernate e também comece a estudar JPA, são tecnologias que levarão mtooooo tempo pra cair em desuso :wink:

"

Banco OO de verdade é o DB4O.