Hibernate pode entrar em desuso?

Olá Pessoal,

Estou pensando em estudar para valer e usar o Hibernate.

Tem possibilidade de ele entrar em desuso? E estudar a toa?
Ou vale a pena estudar?
Grato

A possibilidade sempre existe, mas não creio que a curto prazo…

Concerteza vale a pena estudar, hoje em dia ainda é uma das melhores opções para a camada de persistência…

Sem duvida alguma é o melhor investimento que voce faz: estudar hibernate. É um framework quase que onipresente nas empresas. Alem de ser divertido de se trabalhar.

:PTodo conhecimento é válido!!! Nunca é em vão!
Quanto mais estudar, mais vai descobrir que não sabe nada!! :slight_smile:

Hhuahuhauhaua hj to inspirado na filosofia… :lol:

Abraços
Wanderson

Concordo com o Paulo.

estuda estuda estuda muito q é bão… … com certeza vc vai precisar dele…

O Hibernate é um framework de persistência muito usado hoje, mas é MUITO complicado.

Acho válido aprender. Mesmo que ele deixe de ser padrão de mercado, o que você aprendeu pode te ajudar a avançar no aprendizado de um próximo.

O que eu acredito é que algum framework mais simples de usar vai tomar o lugar do hibernate. Ou o próprio hibernate será simplificado (O que já vem acontecendo).

Não acho o Hibernate tão complicado assim não. Pra quem nunca lidou com mapeamente O/R no início pode parece um pouco estranho, mas depois acostuma.

:smiley:

De fato pode. A resposta da Sun com relação ao hibernate é a JPA.

tudo, de fato, tem ou terá um fim :roll:

Exatamente

???

São coisas diferentes, voce poderia dizer que o Toplink é uma ameaça ao hibernate mas nao a JPA, inclusive usamos hoje JPA com Hibernate! A JPA define apenas as interfaces e annotations, é a mesma coisa da API JDBC, cada vendor faz o seu driver seguindo o contrato, no caso da JPA temos Hibernate e Toplink, nao conheço outros.

Com relação ao tópico, estude sem medo, o fim nao chegara tao cedo.

ou não!

quem sabe… as tecnologias estão sempre evoluindo talvez surge algo melhor e que facilite mais ainda mas realmente a curto prazo acho que não

O que seria o fim??? Todo fim é seguido de um inicio !!!
Por que estamos aqui???
No céu tem internet???

kkkk :twisted:

Em desuso eu não diria, mas sem dúvida banco de dados relacionais de forma geral tem seu papel reduzido na medida que migramos nossos sistemas para web.

Por trás de aplicativos web não existem bancos de dados?
Oracle, SQL Server, MySQL, Postgre, HSQLDB estão aí pra mostrar o contrário…

Por trás de aplicativos web não existem bancos de dados?
Oracle, SQL Server, MySQL, Postgre, HSQLDB estão aí pra mostrar o contrário…[/quote]

Creio que ele quis dizer que agora usam bancos OO. Eu pessoalmente discordo, os banco OO ainda estao muito atras dos relacionais. Se for pra fazer portal ok, mas aplicaçoes de peso, acho que os OO ainda nao dao conta!!

Nunca usei um banco OO profissionalmente… :shock: