[Hibernate] ResultTransfomer

Olá galera,

Estou começando a usar ResultTransformer nos meus HQLs agora, só que implementando percebi que preciso colocar alias no campo dos selects para o Hibernate saber qual setter ele vai usar, caso eu não coloque nenhum Alias ele procura um atributo 0.
Por exemplo:
Funciona:

"Select idItemOrdemPagamento as idItemOrdemPagamento, valor as valor From OPMovimento Where ordemPagamento.fornecedor.idFornecedor_cp = " + id

Não funciona:

"Select idItemOrdemPagamento as idItemOrdemPagamento, valor as valor From OPMovimento Where ordemPagamento.fornecedor.idFornecedor_cp = " + id.toString()

Exibe o seguinte erro:

org.hibernate.PropertyNotFoundException: Could not find setter for 0 on class br.sap.tesouraria.entidade.OPMovimento

Existe uma maneira de fazer o HQL sem ter que colocar os Alias?

Além disso,

no caso do fazer um join como eu vou informar de quem é o setter, por exemplo:

"Select m.idMovimentoEntrada as idMovimentoEntrada, m.data as data, m.valor as valor From OPMovimento o Left Join o.movimentoEntrada m Where o.idItemOrdemPagamento = " + opm.getIdItemOrdemPagamento()

Desde já agradeço a atenção

"Select idItemOrdemPagamento as idItemOrdemPagamento, valor as valor From OPMovimento Where ordemPagamento.fornecedor.idFornecedor_cp = " + id

isso ai significa que vc ta contactenando um parametro a String hql?? se sim, vc pode usar :id ao inves disso, ficando assim

"Select idItemOrdemPagamento as idItemOrdemPagamento, valor as valor From OPMovimento Where ordemPagamento.fornecedor.idFornecedor_cp = :id"

em seguida vc da um query.setParameter("id",id)
onde o primeiro valor do método é o nome do parametro da sua query e o segundo é o valor que esse parametro deve receber, os alias não interferem em nada na execução da sua query, e são necessários se vc está usando result transformer