Hibernate + Spring em aplicações Desktop

Galera é o seguinte! Gostaria de saber se alguem aqui no forum ja teve alguma experiência com a seguinte arquitetura
Hibernate + Spring em aplicações java desktop usando Swing.
Ja dei uma garimpada na internet mas não encontro muita coisa de util, tipo um tutorial que ensine a usar hibernate no java se.
Tenho muitas duvidas, vou tentar dizer algumas delas.

1 - Como se configura o Spring no desktop?
 2 - De que maneiras posso usar o Spring no java SE?
 3 - Como uso hibernate com JTable ?(esse é o mais foda, nao consigo fazer de jeito nenhum :D ) 

Por enquanto acho que são so essas duvidas!

Queria que alguem me explicasse como faço essa salada dar certo. :smiley:

Nem Spring nem Hibernate dependem de um ambiente JEE. Até mesmo JPA você pode rodar em ambiente SE via Persistence.createEntityManagerFactory(String).

Mas voltando a sua duvida, você configura normal o Spring e Hibernate como se fosse um projeto web, porém ao inicializar o Spring você deve subir ele como:

Há também um projeto para classes utilitárias e componentes para integração no swing: http://www.springsource.org/spring-rcp

Abraços

Cara,

Com relação ao JTable acredito que vc deve usar um TableModel que receba um List com os objetos p/ preencher o JTable.

O Hibernate te forneceria esse List como resultado de uma pesquisa que vc definir , com os objetos pra vc preencher o TableModel , o que funcionaria da mesma forma se vc usar JDBC puro via DAO que retornasse um List com resultado da pesquisa

Em resumo se vc usar JDBC ou Hibernate a forma de preencher o TableModel é a mesma.

Já vi o Spring sendo usado no desktop c/ 2 situações (quem souber de mais por favor relate) : integrado c/ o hibernate pra controle de transação e core na injeção de depência .

Dá uma olhada em http://diego-pacheco.blogspot.com/2009/08/curso-gratuito-de-spring-framework.html que mostra os exemplos no desktop.

Luiz Renato

Cara,

Acessa www.informaticon.com.br tem umas video aulas de hibernate que o prof. Neri fez são muito boas ensina muita coisa mesmo… vale a pena, só tem que desembolsar uma graninha.

Abraço

Eu uso, mas de uma maneira bem ‘web’, ou seja, tenho um servidor com um Tomcat ou Jetty que
disponibiliza alguns acessos remotos (através do Spring-Remoting). Essa aplicação acessa o banco
através do Hibernate ou qualquer outra coisa.

Então tem uma view Swing que consome esses serviços disponibilizados. Aqui ele nem sabe
da existência do Hibernate, apenas carrega listas e adiciona em JTables e afins.

Valew galera! vou ser se consigo implementar alguma coisa hj.

[quote]Acessa www.informaticon.com.br tem umas video aulas de hibernate que o prof. Neri fez são muito boas ensina muita coisa mesmo… vale a pena, só tem que desembolsar uma graninha.
[/quote] Eu sei usar hibernate, não sou nenhum expert, mas meu nivel da pro gasto. E sobre essas video aulas, tenho um amigo que tem algumas delas, são muito fracas para quem ja sabe um pouco de Java :smiley: . Mas obrigado pela dica, sei que sua intenção foi boa.

Você poderia postar uma codigo de exemplo? Meu maior problema em usar essa arquitetura sera em usar o TableModel e o JTable. Estou programando para web ja faz um tempo… nao me lembro muito dessas classes.

Cara, seguindo as dicas do vinigodoy aqui do fórum.
Não use as implementaçãos de TableModel do Java, são bem chatas e trabalhosas.

A ideia é criar um TableModel mais esperto, se não me engano ele fez isso e postou aqui
no fórum, tem que dar uma procurada.