Hibernate - Usar alias em Projections.sqlProjection

Olá amigos estou com um problema, não consigo referenciar os alias criadas com criteriaMatricula.createCriteria(“Parcelas”,“parcela”);, em uma
Projections.sqlProjection. O Sql gerado parece que desconhece esse alias (parcela).

Ex:

[code] Criteria criteriaInscricao = daoHbn.createCriteria(Inscricao.class);
Criteria criteriaMatricula = criteriaInscricao.createCriteria(“matricula”,“matricula”);
Criteria criteriaParcela = criteriaMatricula.createCriteria(“Parcelas”,“parcela”);

ProjectionList projList = Projections.projectionList();

projList.add(Projections.sqlProjection("sum(parcela.valor) as valor", new String[]{"valor"}, TYPES_DOUBLE), "valor");
	projList.add(Projections.sqlGroupProjection("Extract(MONTH From parcela.dataVencimento) as mes", "mes", new String[]{"mes"}, new Type[]{StandardBasicTypes.INTEGER}));
	projList.add(Projections.sqlGroupProjection("parcela.statusid as statusID", "statusID", new String[]{"statusID"}, new Type[]{StandardBasicTypes.STRING}));

[/code]

Já tentei usar:

Projections.sqlProjection("sum(parcela.valor) as valor" Projections.sqlProjection("sum({parcela}.valor) as valor"
Mas nada, é como se ele não interpretasse como alinas.

Ele sempre gera o sql com: inner join Parcela parcela4_ on matricula3_.id=parcela4_.Matriculaid
Se eu botar na projection parcela4_, funciona mas eu não confio muito… rsrrsr

Achei um post dizendo que tinha sido corrigido na versao 3.6.0, atualizei as libs mas continua a mesma coisa.
Por fim no JIRA do hibernate achei o mesmo problema: http://opensource.atlassian.com/projects/hibernate/browse/HHH-2952

Mas o pessoal lá ignorou o ‘bug’.
Alquem já conseguiu fazer alguma coisa parecida ?

O ùnico alias que funciona é:
Projections.sqlGroupProjection("month({alias}.DATE)

Mas ele referencia, no meu caso, a ROOT ENTITY = Inscricao.