Hibernate: usar ou nao usar?

Ola’

Estou em duvida em usar ou nao o Hibernate em minha aplicacao, ja’ q ainda nao encontrei nenhuma grande vantagem em usa-lo no lugar de JDBC2.

Minha aplicacao e’ um desktop Swing + BD PostgreSQL. Essa aplicacao ira’ rodar em varias maquinas de uma intranet e acessara’ o BD em uma maquina dedicada.

Lendo mensagens anteriores vi que, aparentemente, manter um ResultSet ativo por muito tempo nao e’ recomendado. Queria saber exatamente qual o problema disso, ja’ q num aplicativo de teste q eu fiz eu “carregava” um ResultSet, movimentava com .previous() e .next, atualizava o registro atual com .updateString() e coisas do tipo.

Resumindo: ONDE o Hibernate poderia me ajudar?

Obrigado!

O Hibernate irá te ajudar em vários pontos, entre os que eu destaco
:arrow: Melhor abstração das regras de negócios, ou seja, você irá pensar em objetos e não tabelas quando for trabalhar com Banco de Dados
:arrow: Redução de código quando se for trabalhar com o BD, você não irá precisar montar Inserts, Updates, Deletes gigantescos, mas sim apenas pegar o seu modelo (JavaBean) e jogar para o Hibernate fazer o trabalho duro pra você.
:arrow: Facilidade em implementar um DAO Pattern, pois o Hibernate já traz essas implementações prontas para você (e olha que implementar um DAO flexível é trabalhoso hein).

Por ae vai

Cara, estuda hibernate durante uma semana e vai ver a beleza que é.

session.save( obj ) é muito mais legal, elegante e chique do que o uso exacerbado do protocolo SPCSPL ( String Pra Ca, String Pra La ).

Trabalhar com objetos, não variáveis e concatenação de Strings.

Mas, depois que se apaixonar e querer fazer algumas coisa mais complicada, vai ficar irritado como eu :mrgreen: mas compensa hehe

Como o que por exemplo?

Como o projeto onde eu pretendia utilizar o Hibernate ja’ esta’ em andamento, acho que vou continuar de olho nele mais vou deixar para implementa-lo em um futuro projeto, ja’ que ja’ estou atrasado e pelo que eu vi o Hibernate iria me tomar, pelo menos no inicio, um tempo que eu nao tenho no momento! =)