Hoje há empresas que usam somente linguagens de programação que sairam da moda há muito tempo?

Em 2007, um professor de programação de computadores me disse:
“A única linguagem de programação que empresa “tal” usa é Foxpró.” Ele também disse na mesma época que se deve ser formado para ser programador nessa empresa.

Eu disse empresa “tal” porque esqueci o nome da empresa.

Hoje há empresas que usam linguagens de programação que sairam da moda há muito tempo?

São sistemas legados nos quais houve um grande investimento. Realizar uma migração nesses casos sairia mais caro que manter o sistema

Cobol ainda é monstruosamente usada… Estão até criando a área de Arqueologia de Software, porque está faltando programador cobol pra trabalhar… rsrsrssrrs

Vejo algumas empresas escravas do Delphi também, que não é tão velho mas acontece muito de me ligarem pedindo indicação confiável mas todo mundo que conheço foi para Java ou .NET.

Parece piada hoje, mas conheço empresas que tem como produto padrão sistemas desenvolvidos em VB6, Delphi e Clipper.

Delphi é muito forte na cidade em que moro, a maioria das software houses daqui usam isso. Ironicamente, eu nunca encontrei uma vaga para desenvolvedor Java aqui.

A tendência para novos projetos são sistemas em Java e .Net .

Mas existem muitas empresas que ainda usam versões 1.3 do java e frameworks como Struts .

Essas empresas também estão usando tecnologia ultrapassada apesar de estarem trabalhando com Java.

Alguém já trabalhou em desenvolvimento de códigos para conversão automática de códigos legados?
Cada linguagem tem suas particularidades. Até onde essas conversões são possíveis?
Queria saber qual a experiência de vcs com isso.

exemplo:

[quote=MiniMario]Parece piada hoje, mas conheço empresas que tem como produto padrão sistemas desenvolvidos em VB6, Delphi e Clipper.

Delphi é muito forte na cidade em que moro, a maioria das software houses daqui usam isso. Ironicamente, eu nunca encontrei uma vaga para desenvolvedor Java aqui.[/quote]

Provavelmente vc mora no centro-oeste, onde as empresas tem pagado as faculdades para darem pascal e delphi.

A questão é que Cobol roda sobre mainframes e, mainframes nunca saíram de moda. Logo, Cobol ainda é uma linguagem da moda.
Embora ela não seja orientada a objetos, é extremamente robusta, segura e funcional.
Considero que Clipper, VB6, Delphi e o próprio foxpro são linguagens que saíram da moda.

[quote=MiniMario]Parece piada hoje, mas conheço empresas que tem como produto padrão sistemas desenvolvidos em VB6, Delphi e Clipper.

Delphi é muito forte na cidade em que moro, a maioria das software houses daqui usam isso. Ironicamente, eu nunca encontrei uma vaga para desenvolvedor Java aqui.[/quote]
Isso se chama nicho de mercado.
Pense fora da caixa. Se todas as empresas que produzem roupas pensassem apenas nas e nos “modelos”, como andariam as pessoas que não se encaixam nos padrões das passarelas?

Tenho um sistema em Clipper que funciona em uma pequena relojoaria desde 1992 e os atende perfeitamente . Enquanto o sistema operacional suportar eles vão continuar utilizando esse sistema , o custo que eles tiveram na aquisição já se pagou a muito tempo …

O pessoal sabe que existe sistemas mais modernos mas trocar pra que se o sistema que eles tem os atende perfeitamente ?

Esse negócio de moda é para os estilistas do fashion week , como desenvolvedores temos que ver o melhor para o nossos clientes e em minha opinião independe de java , delphi ou .net .
Depende de sistemas eficazes e seguros.

Aqui em Blumenau as empresas estão em processo de transição.

A maioria que tinha/tem sistemas em Delphi está mudando tudo pra Java principalmente. Algumas pra .Net…

Tem aquelas empresas menores e mais “atrasadinhas” que ainda insistem em usar Delphi, tanto que existe muita vaga pra desenvolvedor Delphi que ninguém quer…

Na empresa onde estagio, prestamos serviços pra maioria das instituições bancárias do Brasil e grandes corporações internacionais, e digo com segurança que pelo menos 80% delas utilizam mainframes e Cobol. Tanto que as maiores demandas de profissionais aqui são pra Cobol, seguido de ABAP.

[quote=Luiz Augusto Prado][quote=MiniMario]Parece piada hoje, mas conheço empresas que tem como produto padrão sistemas desenvolvidos em VB6, Delphi e Clipper.

Provavelmente vc mora no centro-oeste, onde as empresas tem pagado as faculdades para darem pascal e delphi. [/quote]

Não cara, sou da grande São Paulo. Moro em Guarulhos. Acredito que isso aconteça por um certo atraso. Muitas das empresas daqui compram serviços de informática de São Paulo, que desfavorece as empresas daqui. Também tem a questao do know how dessas empresas, já que passaram a desenvolver seus sistemas na década de 90 e apenas melhoraram/incrementaram com o passar do tempo.

Está por fora. Pelo menos quanto à Goiânia. A maioria das faculdades ensinam programação com C, C++, Java ou C#.

[quote=drsmachado][quote=MiniMario]Parece piada hoje, mas conheço empresas que tem como produto padrão sistemas desenvolvidos em VB6, Delphi e Clipper.

Isso se chama nicho de mercado.
Pense fora da caixa. Se todas as empresas que produzem roupas pensassem apenas nas e nos “modelos”, como andariam as pessoas que não se encaixam nos padrões das passarelas?[/quote]

Pelo que conheço a maioria das empresas daqui desenvolvem ERPs, por isso optam por um RAD. Concordo que poderiam migrar para .Net, mas isso é algo que cabe aos profissionais dessas empresas avaliar. Além do mais muitos sistemas foram desenvolvidos na década de 90, e melhorados versão após versão. Provavelmente optam por isso pelo know how que já possuem nessa plataforma.

As linguagens que sairam da moda, por exemplo, o Visual Basic 6, Delphi e o Clipper são ensinados nos cursos técnicos e superiores de programação de computadores?
O Cobol também é ensinado?

[quote=assembler][quote=MiniMario]Parece piada hoje, mas conheço empresas que tem como produto padrão sistemas desenvolvidos em VB6, Delphi e Clipper.

As linguagens que sairam da moda, por exemplo, o Visual Basic 6, Delphi e o Clipper são ensinados nos cursos técnicos e superiores de programação de computadores?
O Cobol também é ensinado?[/quote]
Em Curitiba e região não conheço.
Cobol tem pós graduações aqui na região (uma especialização em cobol onde eu me formei está em míseros R$ 7 mil).

[quote=assembler][quote=MiniMario]Parece piada hoje, mas conheço empresas que tem como produto padrão sistemas desenvolvidos em VB6, Delphi e Clipper.

Comecei meu curso técnico em 2011 começamos a ver programação com Pascal, no segundo semestre fomos para Delphi, depois deste semestre até o final vimos apenas Java, a turma posterior a minha teve em todo o técnico programação Desktop em Delphi, creio que eles devam ensinar Delphi no técnico daqui pois como o Ruttmann comentou na nossa região existem muitas empresas que ainda usam Delphi e não há ninguém que ocupe essas vagas.

Na minha faculdade o programador Joel Saade (conhecido como mago do COBOL) ensinava essa linguagem na disciplina LP3. Agora, ele é diretor da escola e não ministra mais essa aula. Mas tive Delphi no segundo semestre da faculdade e VB6 era ensinado num antigo curso técnico voltado para programação aonde estudo.

[quote=fredericomaia10]
Está por fora. Pelo menos quanto à Goiânia. A maioria das faculdades ensinam programação com C, C++, Java ou C#.[/quote]

Talvez atualmente.
Faz 2 anos que estou fora de Goiânia, e quando morei ai, só encontrava vaga para programador delphi.
Ai conheci um esquema de desesperados que dava apoio financeiro para as faculdades ensinarem pascal e delphi, pois já viam a falta de gente pra trabalhar.
Bom ver que os Goianos estão apostando em Java e C#.