Mas eu gostaria mesmo de ganhar uma grana no interior… se fosse para trabalhar em casa, eu não ficaria em Santos, eu iria para uma cidade X do Interior, sossegada, com internet rápida*, só pra guardar uma grana.
…[/quote]
A cidade X que você fala não é Sud Mennucci, pois além de ser uma cidade pequena e te dá banda larga…
Morei (e moro) a minha vida inteira(20 anos) em São Leopoldo, RS (~30km de POA). Aqui o custo de vida é muito baixo. Ontem mesmo meu colega estava vendo procurando por casas/apartamentos por aqui pra alugar. Num dos melhores bairros para se morar, casa de 2 andares bla bla bla, 700/mês.
Festas? Mesmo com essa distância da capital, MUITA gente vem pra ca atrás de festas. Faculdade, aqui tem a Unisinos, bastante conhecida, que possui um polo de informática bem legal. Salários? Mesma média da capital. E a balada mais badalada(ha!) custa em média 15 reais pra entrar. Cerveja/chopp 3/4. Realmente custo de vida bem baixo. Acredito que aqui esteja mais ou menos no mesmo patamar de Araraquara de um modo geral…
Mas voltando ao tópico,né? Acho que o maior problema em trabalhar em casa é a disciplina mesmo. Exemplo: você tem internet livre e seu computador preparado para te desviar de tudo que é relativo à trabalho. Acho que uma boa solução pra quem trabalha em casa é criar dois perfis no computador: 1 pra trabalhar, com o mínimo de firulas possíveis e um normal, com IM’s, bookmarks de sites não relacionados, etc etc etc. Deve ajudar um bocado
Um ambiente quieto e reservado também acho que é necessário.
Só comentando, sei que você colocou o ninguém entre *, mas infelizmente isso está mudando :(. Hoje já é mais comum almoçar na rua do que em casa.
Mercado acaba saindo mais barato por conta dos produtos não industrializados, que são bem mais baratos que na capital.
E Kenobi qualquer cidade aqui do interior tem uma outra cidade de porte médio (+ de 200 mil habitantes) num raio máximo de 50km. Nessas cidades é possivel encontrar qualquer frescura e quase qualquer tipo de vinho, pães, queijos e <cole aqui sua comida/bebida preferida>.
Aqui em Bauru consigo o que quiser nessa área gastronômica e caso não encontre a pronta entrega posso encomendar…
Na parte cultural você tem toda razão, o interior quase não tem opções. Mas isso tem uma justificativa óbvia: se as vezes é dificil fazer sucesso com uma peça em Sampa, que tem milhões de habitantes, imagine em uma cidade com apenas 50/100 mil habitantes.
A melhor coisa é aceitar que tanto o interior quanto a capital tem suas vantagens e desvantagens. Bairrismo é coisa de político populista…
Concordo que capitais e o interior tem suas vantagens e desvantagens, agora é chato ver pessoas acharem que no interior só tem peão e chápeu, que aqui não tem um empório decente, que aqui não tem uma botique famosa, …
E ainda com esse pensamento provinciano que ainda impera no Brasil que a pessoa não iria pegar um vôo a mais para ir ao interior fazer negócios. Sendo que no EUA e na Europa boa parte das empresas tem sede em cidades do interior ou no suburbio de alguma metropole.
A distância da minha casa (LZL de Sampa) até o centro da cidade é maior que isso. Como já me disseram uma vez, é como se eu morasse no interior, mas com o trânsito e a violência da capital.
A distância da minha casa (LZL de Sampa) até o centro da cidade é maior que isso. Como já me disseram uma vez, é como se eu morasse no interior, mas com o trânsito e a violência da capital.[/quote]
Morando em Ribeirão já consegui demorar menos para uma reunião em São Paulo do que o pessoal que mora aí.
A distância da minha casa (LZL de Sampa) até o centro da cidade é maior que isso. Como já me disseram uma vez, é como se eu morasse no interior, mas com o trânsito e a violência da capital.[/quote]
Morando em Ribeirão já consegui demorar menos para uma reunião em São Paulo do que o pessoal que mora aí. :)[/quote]
Normal, eu já demorei mais para chegar até a rodoviária do que da rodoviária até Campinas.
Mas chega desse assunto, tô ficando deprimido.
(Antes que alguém diga: sim, eu pretendo me mudar)
Concordo na média o salário tem a mesma proporção em relação ao custo de vida na capital e no interior. Mas tem empresas pagando o mesmo valor para capital e aqui no interior.
Restrita? Vc conhece Ribeirão Preto? Aqui não posso reclamar da vida social, tem movimento nos bares e restaurantes de segunda a segunda. A unica coisa que realmente aqui não tem são os grandes shows internacionais e tantas peças de teatro como em SP.
Acho que aqui encontro de tudo o que quero e preciso. Vc conhece Ribeirão Preto? Aqui tem todos os produtos e serviços que SP tem.
Longe? Isso é muuuito relativo… o que é estar a 100Km da praia mas na vespera de feriado vc demorar 4h para descer a serra?
Bem realmente em SP a sociedade não é elitisada e preconceituosa, não? Ricos e pobres frequentam o mesmo shopping? as mesmas lojas? Por que o rico compra na Daslu e pobre na 25 de março? Por que rico se diverte na Vila Olimpia e pobre nas quebradas? Por que rico tem carro blindado?
Realmente em SP todo mundo é igual e não é preconceituoso…
Só uma pausa rapidinho, muitos estão falando de Ribeirão preto, mas estava sendo generalista, sobretudo em outros estados do país, onde o interior não tem tantas opções.
Ribeirão Preto, Campinas, Guarulhos entre outros (mesma categoria) a situação pode sim ser um pouco diferente.
Aliás, um dia pretendo morar numa cidade do interior - juquehy … mas com uma diferença … praia à vista
Quando eu tbm falo de interior, to me referindo a cidades ai com 200k de habitantes, ribeirão, campinas, rio preto, e cidades desse porte de outros estados… nao pode ser consideradas “interiorzão” como estamos falando aqui… mesmo que não estão oa lados das capitais, todo mundo usa chapéu e te rodeio, mas cidades ai com milhoes de habitantes num é bem interior né.
Jaguariúna serve? Eu conheci um pouco de lá e, fora da época do rodeio (Maio, acho), não se vê ninguém de chapéu.
Citando novamente Jaguariúna, tem a Motorola lá, além de umas outras que eu não lembro o nome.
Em resumo, generalizar nunca é bom, dá dez cáries em três dentes, tem que fazer canal. Placa bacteriana, gengivite e sisos todos podres. Resumindo, generalizar cria uma boquinha de cemitério.