Home Work

Alguém do fórum trabalha em casa?

Estava pensando esses dias e sinceramente, às vezes não consigo encontrar um motivo plausível para ter vindo para o trabalho, ao invés de fazer tudo em casa.
Receber as especificações por e-mail, usar o sistema da intranet via VPN, tirar dúvidas e falar com o chefe por telefone ou ICQ/MSN da vida…

Alguém conhece algum artigo ou livro que fale sobre trabalho em casa?

Livro não, mas algumas esposas se queixam demais disso…

Hum, livro não mas posso falar um pouco de minha experiência. Trabalho em casa há 2 anos.

Vantagens:

  • posso dormir a hora que quiser
  • posso ver tv quando quiser
  • posso trabalhar de cueca ou com uma coberta nos ombros
  • posso fazer a dança da vitória quando quiser
  • posso ficar 7 dias sem tomar banho ou me barbear (estou apenas apontando a possibilidade u.u)

Desvantagens:

  • posso dormir a hora que quiser
  • posso ver tv quando quiser
  • os outros habitantes da casa quase sempre esquecem que estou trabalhando, e não me divertindo
  • barulho de casa sendo limpa
  • barulho de tv ligada

Como qualquer um vai te falar, é necessário disciplina, pois as tentações são muitas.
Pessoalmente preferiria trabalhar num escritório.

Lipe, como uma coisa pode ser vantagem e desvantagem ao mesmo tempo? :lol:

Ha ha ha… Lipe, isso é muito curioso. Eu tenho um luxo - posso escolher entre trabalhar no escritório e em casa. O engraçado é que, naturalmente, eu costumo alternar. Quando tô de saco cheio (ou sentindo culpa) em virtude desses mesmos problemas que você citou (em casa) vou para o escritório, quando tô de saco cheio de ficar no escritório - porque lá basicamente você só olha para a tela o dia todo, tem horários mais estritos, tem que usar roupas específicas, come outra comida, etc. - fico em casa.

O período de chaveamento é de aproximadamente 1 semana. Engraçado também que, prá falar a verdade, não sei se sou mais feliz por causa disso.

Abraços,

Eu levo uma hora pra ir para o trabalho e mais uma hora pra voltar. São dois ônibus na ida e na volta. Se eu trabalhasse em casa, e dormisse essas duas horas, essas oito dedicadas ao trabalho renderiam muito mais que rendem hoje.

A melhor coisa que achei do gênero foi esse guia do site do Philip:

http://fragmental.com.br/wiki/index.php?title=Guia_de_Guerra_Para_Freelancers

“Poder dormir a hora que quiser” é terrível quando você tem algo para entregar com prazo apertado. (Típico de quem trabalha em casa e “por conta”.)
Isso quer dizer duas coisas:

  • Você vai acabar atrasando a entrega porque dormiu na hora que não devia, ou
  • Você não vai dormir e vai acabar fazendo 1000 horas extras que não serão pagas.

Vc não tem namorada/esposa né?

Um outro efeito colateral é que a casa também deixa de ser “o lugar de descanso”. A propensão para pensar em trabalho 24h aumenta.

eu ja pensei nisso, mas acho que ainda eh um tabu. Eu so queria mesmo ser cobrado por produtividade ao inves de horarios… so isso bastava.

Já trabalhei de casa por uns tempos, mas tome cuidado no começo é bom, mas depois de um tempo você vai perceber que tem algumas desvantagens. Você começa a trocar os horarios, começa a não se desligar do trabalho.

O melhor seria você mesclar alguns dias da semana ir ao escritorio e outros vc trabalhar de casa.

Para trabalhar em casa vc precisa ter um bom ambiente e isolado. Para que não interfira no seu trabalho.

Há um tempo atrás esse tema foi abordado em um Globo Reporter. Se tiver acesso aos videos da globo…

A disciplina é importante.
Tem gente que monta um escritório na casa, marca uma hora para entrar e uma para sair de lá, deixa um telefone só para esse escritório (que é desligado fora do horário de trabalho), e põe uma roupa mais decente (não trabalha de pijama) - sabe como é que é, senão você acaba trabalhando 18 horas por dia, sem feriados, e não consegue se desligar do serviço.
(Volta e meia pode ter uma reunião com cliente e é meio complicado você aparecer via web cam sem ter se barbeado e só de cuecas…)

Ah mas isso se resolve fácil, é só deixar um paletó num cabide no cômodo e usar na hora da reunião.
Igual ao Willian Bonner, que apresenta o JN de bermuda. (Não estou sendo irônico, por pior que pareça)

Fato.

Eu trabalho 2 dias da semana em casa, mas sinceramente se não fosse a viagem até o serviço, eu preferia trabalhar no serviço mesmo. Em casa minha mãe fica me chamando, a molecada te chamando pra ir a praia. É muita tentação !

Outro ponto interessante é: tenha um computador exclusivo para o trabalho, ou “ganhando” um do trabalho (desktop ou notebook). Já tive problemas com alguns subordinados que queriam argumentar que o trabalho estava atrasado pq ele quis testar um plugin que não tinha nada haver com o trabalho (era para um projeto de faculdade dele) e que ferrou o eclipse dele por algumas horas.

Eu já trabalhei alguns anos em casa e me conheço o suficiente pra saber
que não consigo dividir bem entre fazer o trabalho e fazer as minhas
coisas.

As vezes o prazo apertava e eu dava prioridade pro trabalho, o que
me incomodava bastante.

A melhor coisa pra mim é separar tudo fisicamente mesmo, no serviço eu trabalho
e em casa faço minhas coisas.

Ja tive essa experiencia ha uns anos atras e agora estou trabalhando neste esquema novamente. Assino embaixo das observacoes ja colocadas. Outro detalhe a jogar na ponta do lapis eh o custo de coisas como energia, luz, maquina e se o empregador paga ou nao por isso.

Marcio Kuchma

[quote=kuchma]Ja tive essa experiencia ha uns anos atras e agora estou trabalhando neste esquema novamente. Assino embaixo das observacoes ja colocadas. Outro detalhe a jogar na ponta do lapis eh o custo de coisas como energia, luz, maquina e se o empregador paga ou nao por isso.

Marcio Kuchma[/quote]

Isso é bom combinar e deixar claro antes. Tive problemas com pessoas que no começo pediam para trabalhar de casa alguns periodos para ter mais contato com o filho, que isso seria um beneficio para ele… Depois de dois meses ele queria que acertassemos ( que a empresa rachasse) com ele alguns gastos. Ai ficou complicado, ele queria os beneficios que havia citado e depois queria mais beneficios para ter o beneficios…

Acho que cada caso é diferente… Por isso, isso deve ser combinado antes.