Hora-Extra

Ola,

queria saber do pessoal, nas empresas de vocês

1. é frequente ou eventual??
  2. sendo necessário como a empresa recompensa o funcionário?
  3. como cada um lida com a necessidade de fazer muitas horas-extra por mes, concorda na boa, bate o pé e não faz, procura conciliar com o gerente??

abs

1. Eventual
  2. Pagando a hora no valor reajustado com as devidas proporções (e + as pizzas e coca-colas)
  3. Procura conciliar

1: Apenas se precisar
2: Com horas em banco ou pagas depende do projeto
3: A pessoa deve ter consiência sobre o dia a dia do seu trabalho e saber e conversar com o superior sobre a enventualidade ou necessidade de horas extras.

Tudo isso para um bom convivio e organização pessoal e financeira da empresa.

Abraços,

hora-extra…

algo muito comum para todos do meu setor.

mas vejo pouco reconhecimento então deu meu horário estou indo pra faculdade

até mais.

Aqui na minha nunca precisei, fazemos planejamento se ele furar e acordado que faremos, mais nunca fura a ponto de necessitar

O pagamento, como ja disse nunca fiz, mais o pessoal que trabalha e ja fez recebeu o valor normal da hora(Recebemos por hora)

Como recebemos por hora, quem quizer pode ficar ate mais tarde ou chegar mais cedo sem problemas. Se for necessario mesmo fazer horas extrar fica toda a equipe do projeto nem que seja pra dar apoio pros demais.

[quote=Bird89du]hora-extra…

até mais.[/quote]

mas vc não acha que agindo dessa forma no mínimo você fica “visado” pelo restante da equipe e pela gerência? reconhecimento eu acho que é raro mesmo, na minha opinião deve ter duas coisas

1. possibilidade do funcionário dizer não pois ele tem outros compromissos no momento, não apenas dizer não porque quer

2. caso seja realmente necessário as horas sejam devidamente pagas ou compensadas em banco de horas

[quote=Bird89du]hora-extra…

até mais.[/quote]

Hora extra - Fruto de Mau gerenciamento e/ou trabalho ineficiente.

Aqui na empresa não há horas extras. Nem que queira ficar um pouco mais para terminar algo. Deu 18:00 já estão nos correndo daqui :smiley: Não pelo fato de não quererem pagar e tal, é que hora extra é contra a filosofia da empresa.

Se for pra apagar essa sujeira vermelha e branca que tá aparecendo embaixo do nick do schistossoma, eu trabalho até de graça. :lol:

So na tem hora extra quem eh servidor publico (desculpe-me…)

Empresa particular + Informatica = Hora extra de tempos em tempos ou pra sempre…

A hora CLT por exemplo eh 1.5 da hora normal, mas isso pode ser acordado.
Fazer hora extra demais, durante o ano todo vc fica so cansado e puto e ganha pouco, pega freelancer por fora.
Ficar de birrinha nao fazendo hora extra so desmotiva o resto da equipe que vai fazer
Fazer hr extra demonstra que vc ta empenhado no projeto e que seu gerente e o comercial mentiram e falaram assim “a gente faz em 10 dias”
Empresas com MPS.br C pra cima e CMMI5 tb fazem hr extra (tem colega meu que mente falando que nao, qi so pela certificacao eh tudo organizado na empresa…)
No final todo mundo faz hr extra, pq ordem dada eh ordem cumprida, se nao tem +5 na porta querendo sua vaga…

Hoje em dia não estou fazendo, pois a empresa respeita os horários,

mas já trabalhei em empresas (mais especificamente fábrica de software)

Onde cheguei a fazer 50 horas extras em um mês – mas isso é pouco, já ouvi gente dizer que faz 100 horas extras no mês

essa fábrica não te dava a opção, só te perguntavam se vc ia terminar no prazo

também pintava programa emergencial, o que é isso?

por exemplo… um programa de 120 horas, de emergência para ser desenvolvido em 60 h.

Desenvolvedor: ganha as horas extras do programa
Empresa: fatura 2x, ou seja 240 horas do cliente

Eu não sei em que cidade você vive amigo, mas acho dificil achar 5 programadores java, ainda mais batendo na porta…

Eu não sei em que cidade você vive amigo, mas acho dificil achar 5 programadores java, ainda mais batendo na porta…[/quote]

Tambem acho dificil, so se for na javalandia onde ensinam java na pré-escola

[quote=fabim][quote=Bird89du]hora-extra…

até mais.[/quote]

Hora extra - Fruto de Mau gerenciamento e/ou trabalho ineficiente.[/quote] ++

boa tarde, na empresa em que estou atualmente o cenário é:

1. eventual
  2. é pago conforme a lei (adicionais noturnos dependendo o horario e td mais)
  3. normalmente eu concordo, pois como estou sempre acompanhando todo o desenvolvimento da coisa eu tenho ideia dos imprevistos que surgiram, e td mais que aconteceu. Caso eu tenha alguma outro compromisso já marcado entao negocio a situação tranquilamente. Como a equipe é pequena nao é dificil de chegarmos num acordo sobre essas questões, sendo que quando isso ocorre todos ficamos ajudando.

na empresa em que eu trabalhava antes o cenário era assim:

1. todo dia útil, e frequentemente sabados e ate domingos (sabado e domingo teoricamente nao tinha expediente, porem na pratica era diferente)
  2. banco de horas que nunca era possivel compensar, já que sempre tinha coisa atrasada, alteraçao de ultima hora e todo o caos que vc puder imaginar
  3. como eu era encarregado de vários projetos me sentia muito responsavel em mante-los e entrega-los, porem com o pessoal da minha equipe eu tentava ser flexivel, nao queria escravizar ninguem, entao agente negociava essas coisas, mas tinha vezes que nao tinha jeito, eu precisava que eles ficassem…

enfim, eu assumi acima o cenário caótico, e tentei junto com a equipe e diretores da empresa trocar a situação, porem como nao vinha o apoio que eu precisava (bandeira branca para contratar gente por parte da diretoria) acabava que agente nao conseguia melhorar a situação, para voces terem uma ideia eramos em 4 responsaveis por 28 projetos aproximadamente… Ocorreu que como nao tinha valorizaçao da forma como vinhamos que devia ser praticamente toda a equipe acabou saindo para buscar “sua vida de volta”, entre eles eu sai tb …

nao sei qual o seu objetivo André com essas perguntas, mas eu digo o seguinte: primeiro se voce esta tendo que fazer muitas horas extras , se isso eh algo frequente entao algo provavelmente está errado no processo de sua empresa. É interessante prestar atençao o que está errado e apontar os problemas (se possivel com soluçoes) para evitar esse trabalho extra. Segundo a empresa tem que valoriza o cara que tá ali fora do expediente normal, dando duro pra finaliza algo que está atrasado, principalmente se os fatores que causaram isso nao foram causados pelo ser em si, porque eu via com o pessoal que trabalhava comigo e senti na pele tb o quanto é desmotivante voce trabalhar finais de semana para reparar o erro de outro setor, ainda mais quando as pessoas que causaram o erro saem para passear/festar e td mais enquanto voce tah lá trabalhando e provavelmente sendo pressionado de mil lados diferentes. Terceiro eu acho que o lance de concorda/ concilia com o gerente tem que leva em conta fatores a mais do que apenas a pressao envolvida no serviço em si, acho que o gerente tem que ser capaz de perceber que se o funcionario tah se matando dia e noite ali, tah se empenhando o maximo e vai chegar um ponto em que ele provavelmente nao vai aguenta (cansaço mental), porque na area de desenvolvimento como sabemos agente cansa bastante a massa cinzenta, e nao adianta tu quere leva um cara alem do limite dele, vai chega um ponto que a hora extra nao vai mais se produtiva devido a esse cansaço emocional, entende? e acho que o gerente tem que te visao pra evita chega nesse ponto.

Bom enfim, espero ter ajudado… falei ai só para complementar caso esteja tentando comparar com algum cenário seu…

[]´s

Eu não sei em que cidade você vive amigo, mas acho dificil achar 5 programadores java, ainda mais batendo na porta…[/quote]

Ele deve ter falado no sentido figurado (bota figurado nisso, :lol: :lol: :lol: )

Voltando ao assunto:

1. Raramente.
  2. Liberação e patrocínio para eventos.
  3. Concordo na boa.

[quote=André Fonseca]Ola,

queria saber do pessoal, nas empresas de vocês

3. como cada um lida com a necessidade de fazer muitas horas-extra por mes, concorda na boa, bate o pé e não faz, procura conciliar com o gerente??

abs[/quote]

1 - é eventual, porém ligam muito fora de horário, especialmente de madrugada… às vezes precisando ir até a empresa ou fazer home-office;

2 - hora noturna é paga na folha do outro mês, as demais são pagas em compensação de horas;

3 - não me atrapalhando no meu outro serviço, eu não me importo, também porque quando tem que fazer hora extra, ou faz ou é rua.

Mas respondendo o questionario:

1. eventual e raro
  2. e pago o seu valor hra + 50%
  3. e conciliado com seu gerente…

Mas ja vi empresas onde e frequente e obrigatorio e tem alguns que faziam mais de 100hra extra e recebem o seu valor normal por isto… inclusive estagiarios onde recebiam o seu valor de estagio apenas…

[quote=didiosam]boa tarde, na empresa em que estou atualmente o cenário é:

1. eventual
  2. é pago conforme a lei (adicionais noturnos dependendo o horario e td mais)
  3. normalmente eu concordo, pois como estou sempre acompanhando todo o desenvolvimento da coisa eu tenho ideia dos imprevistos que surgiram, e td mais que aconteceu. Caso eu tenha alguma outro compromisso já marcado entao negocio a situação tranquilamente. Como a equipe é pequena nao é dificil de chegarmos num acordo sobre essas questões, sendo que quando isso ocorre todos ficamos ajudando.

na empresa em que eu trabalhava antes o cenário era assim:

1. todo dia útil, e frequentemente sabados e ate domingos (sabado e domingo teoricamente nao tinha expediente, porem na pratica era diferente)
  2. banco de horas que nunca era possivel compensar, já que sempre tinha coisa atrasada, alteraçao de ultima hora e todo o caos que vc puder imaginar
  3. como eu era encarregado de vários projetos me sentia muito responsavel em mante-los e entrega-los, porem com o pessoal da minha equipe eu tentava ser flexivel, nao queria escravizar ninguem, entao agente negociava essas coisas, mas tinha vezes que nao tinha jeito, eu precisava que eles ficassem…

enfim, eu assumi acima o cenário caótico, e tentei junto com a equipe e diretores da empresa trocar a situação, porem como nao vinha o apoio que eu precisava (bandeira branca para contratar gente por parte da diretoria) acabava que agente nao conseguia melhorar a situação, para voces terem uma ideia eramos em 4 responsaveis por 28 projetos aproximadamente… Ocorreu que como nao tinha valorizaçao da forma como vinhamos que devia ser praticamente toda a equipe acabou saindo para buscar “sua vida de volta”, entre eles eu sai tb …

nao sei qual o seu objetivo André com essas perguntas, mas eu digo o seguinte: primeiro se voce esta tendo que fazer muitas horas extras , se isso eh algo frequente entao algo provavelmente está errado no processo de sua empresa. É interessante prestar atençao o que está errado e apontar os problemas (se possivel com soluçoes) para evitar esse trabalho extra. Segundo a empresa tem que valoriza o cara que tá ali fora do expediente normal, dando duro pra finaliza algo que está atrasado, principalmente se os fatores que causaram isso nao foram causados pelo ser em si, porque eu via com o pessoal que trabalhava comigo e senti na pele tb o quanto é desmotivante voce trabalhar finais de semana para reparar o erro de outro setor, ainda mais quando as pessoas que causaram o erro saem para passear/festar e td mais enquanto voce tah lá trabalhando e provavelmente sendo pressionado de mil lados diferentes. Terceiro eu acho que o lance de concorda/ concilia com o gerente tem que leva em conta fatores a mais do que apenas a pressao envolvida no serviço em si, acho que o gerente tem que ser capaz de perceber que se o funcionario tah se matando dia e noite ali, tah se empenhando o maximo e vai chegar um ponto em que ele provavelmente nao vai aguenta (cansaço mental), porque na area de desenvolvimento como sabemos agente cansa bastante a massa cinzenta, e nao adianta tu quere leva um cara alem do limite dele, vai chega um ponto que a hora extra nao vai mais se produtiva devido a esse cansaço emocional, entende? e acho que o gerente tem que te visao pra evita chega nesse ponto.

Bom enfim, espero ter ajudado… falei ai só para complementar caso esteja tentando comparar com algum cenário seu…

[]´s[/quote]

a minha intenção era a de ver como cada um lida com esses cenários diferentes

eu tenho a minha opinião que é:

1. cada funcionário sabe o seu limite e o quanto pode render, então cabe a ele acertar isso com a empresa, cabe a empresa saber se o limite do funcionário - e sua produtividade - e suficiente, sem crises, é apenas uma questão de acertar os pontos

2. o funcionário deve estar consciente do seu nivel de comprometimento - aquilo que prometeu - e responsabilidade

3. a empresa deve saber respeitar o item 1) sempre atraves do diálogo

1 - eventual
2 - paga com o valor da hora normal =/
3 - geralmente aqui é tranquilo, se quiser dar uma adiantada fique um pouco mais, a não ser em casos de paus na implantação, ai não tem jeito