HTML5 vantagens e desvantagens

Alguem que esteja mais por dentro… quais as vantagens e desvantagens da tecnologia?
Pra o que ja é recomendado? Pra o que ainda não é…

Pelo que eu sei e escutei, a principal vantagem do html5 é referente a midia(video e som), pois irá aposentar de vez a necessidade de um plugin do Flash. Os linuxuser irão agradecer.

Vantagens e desvantagens comparado a que? O que você já sabe sobre HTML 5?

Eu acho ele mais enxuto, poder escrever novamente
ao invés
. Nunca fui muito com a cara do XHTML.

Eu trabalho com ensino de programação de jogos, e logo no início do curso eu apresento aos alunos o elemento Canvas. Toda linguagem de programação possui API de programaçào gráfica, porque o JavaScript não pode ter? O HTML 5 agora oferece o elemento para isso.

E também concordo com a parte do Flash. Antes não tínhamos uma tecnologia livre de nível para competir com ele. O jQuery chegou e permitiu deixar de usar o Flash para várias coisas. Agora o HTML5 e o CSS3 permitem animar páginas com movimento e som de várias formas sem requerer programação (e no que requer, o Canvas está lá).

Cara voce tem o Canvas ,
mas tudo que voce acaba programando em termos de jogos movimentos fica em java Script nao se faz em HTML5 ele nao te da suporte para isso ainda.

Se for um projeto existente, o que você precisar usar que não existe no HTML4 vc usa recurso do 5, um não substitui totalmente o outro.

Desvantagens:

• Não está pronto;
  • A parte de som está mal especificada;
  • Não há consenso entre os formatos suportados na tag video;
  • Implementação rudimentar por parte do IE (a MS só implementa o que é exclusivamente dentro do padrão);
  • Performance diferente nos diversos browsers (uma função/estrutura rápida num, pode ser lenta em outro);
  • Falta de ferramentas de autoria (editores, bibliotecas, etc).
  • De maneira geral, performance pior que a do flash;

Vantagens:

• Padrão: o que aumenta a penetração nos mais diversos dispositivos;
  • Alto investimento da indústria: pode-se esperar que boa parte das desvantagens serão corrigidas no futuro;
  • Menos chance de descontinuidade (como o que está acontecendo com o próprio flash, agora);
  • Livra o usuário da instalação de plugins;

Como eu vejo: Se você for fazer aplicações mais dinâmicas, ainda fica difícil fugir do flash, pelo menos hoje e num futuro próximo. Se for fazer coisas mais simples, já pode começar a brincar com o canvas. Se quiser fazer um demo para impressionar alguém, e tem controle do seu ambiente, chrome + webgl podem deixar quem assiste de boca aberta.

Excelente analise ViniGodoy, eu como um otimista de nascença acredito que o html5 ainda tem muito a melhorar nos próximos anos, não dá mais para ficar dependente do flash.

A grande vantagem do html5 é que ele transforma os browsers em plataformas para aplicações. Você poderá implementar softwares tão robustos como softwares nativos. Por exemplo o chrome já suporta captura de vídeo por meio de html5(Api específica para g chrome).

Olhem essa aplicação e depois me falem sobre desempenho e qualidade. Não perde em nada para uma aplicação nativa. É melhor até que java para esse tipo de solução.

A google está organizando a bagunça que é o javascript para a nova realidade por meio de uma nova linguagem chamada “dart”.

Dart é uma linguagem que executa numa vm embutida num browser. Ela possui um compilador que gera “javascript” aliás mais otimizado do que a gente consegue escrever.
Ela em conjunto com o html5 será o futuro das aplicações.

Um exemplo dessa tecnologia é o google plus

Nas minhas férias li um livro sobre e achei bem interessante.

Eu li sobre o concorrente do Dart, o TypeScript. Também gostei bastante.

[quote=ViniGodoy]Eu li sobre o concorrente do Dart, o TypeScript. Também gostei bastante.[/quote]De agora em diante não sera preciso escrever javascript na unha. Vão aparecer diversas linguagens e compiladores para isso. O que eu achei legal no dart é que ele tambem pode ser usado para server side.

PS: Que fique claro o seguinte. HTML5 na minha opinião é o futuro. O investimento da indústria mostra claramente que ele é uma tendência consolidada.

Só que não acho que ele já seja o presente, até por conta do mau suporte fornecido pelos navegadores atuais. Na verdade, hoje em dia estamos numa situação bem difícil. O flash, que ainda é a melhor opção, está cada vez mais abandonado pela Adobe (sem falar no fato de qualquer desenvolvimento nele hoje gerar um legado incômodo, pelo fato dele ser “morte anunciada”), mas ao mesmo tempo, seu substituto, o HTML5, ainda não totalmente pronto.

Outras tecnologias são o JavaFX e o SilverLight, mas que não sei exatamente que caminho tomariam - e creio que sejam igualmente engolidas pelo HTML5. Além disso, tem o inconveniente do público geral mal saber o que diabos são essas coisas.

Fase de transição, especialmente uma lenta como essa, é um lixo. =(

[quote=ViniGodoy]PS: Que fique claro o seguinte. HTML5 na minha opinião é o futuro. O investimento da indústria mostra claramente que ele é uma tendência consolidada.

Só que não acho que ele já seja o presente, até por conta do mau suporte fornecido pelos navegadores atuais. Na verdade, hoje em dia estamos numa situação bem difícil. O flash, que ainda é a melhor opção, está cada vez mais abandonado pela Adobe (sem falar no fato de qualquer desenvolvimento nele hoje gerar um legado incômodo, pelo fato dele ser “morte anunciada”), mas ao mesmo tempo, seu substituto, o HTML5, ainda não totalmente pronto.

Outras tecnologias são o JavaFX e o SilverLight, mas que não sei exatamente que caminho tomariam - e creio que sejam igualmente engolidas pelo HTML5. Além disso, tem o inconveniente do público geral mal saber o que diabos são essas coisas.

Fase de transição, especialmente uma lenta como essa, é um lixo. =([/quote]

O flash para linux nem possui mais suporte. De certa forma a Google quebrou um galho embutindo o plugin no chrome. Espero que a transição passe logo também. Até que já melhorou bem pelas soluções que tenho visto por aí.

Pois é, eis um assunto bonito na teoria q eu ainda não vi ninguém realmente usando… Alguém tem experiências práticas?

Incompatibilidade entre navegadores não é uma transição. Isso sempre existiu e sempre vai existir, e a tendência é piorar.

Pode ser que não:

Pode ser que não:

http://www.infoq.com/br/news/2012/12/empresas-lancam-webplatformorg[/quote]

Faltaram dois coleguinhas nessa lista: Mozilla Foundation e Apache Foundation.

Concordo, mas já é algum começo.

[quote=Arthur F. Ferreira]
Pode ser que não:

http://www.infoq.com/br/news/2012/12/empresas-lancam-webplatformorg[/quote]

Por causa do novo site da w3c?

Não é piorar, as tags presentes e específicas de cada navegador pelo menos com css3 já possuem um prefixo que as identifica pelo menos.

Ex: -webkit-box-shadow e -o-box-shadow

No caso do chrome existe uma dezena de apis que não existem em outros browsers e a empresa tem razão em seguir em frente. Se for esperar microsoft com ie a coisa nunca sairia do lugar.

Além do mais o chrome tem o v8 que nenhum outro browser tem.

Dependendo do modelo da aplicação(fechada) ela pode ser muito bem amarrada a um browser. Agora se é algo público a coisa muda de figura.