I.A Jogo 2048

Olá, sou um estudante de Analise de Sistemas na FATEC, estou no último ano e gostaria de criar aprender a criar uma I.A que conseguisse jogar esse game, alguém poderia me ajudar? Não sou um leigo completo quando se trata de I.A, já li pedaços de livros bons, como o Inteligência Artificial de George F. Luger 6ª Edição, estou vendo vídeo aulas de introdução a I.A no Udacity e aprendi bastante da parte conceitual, além de acompanhar canais do You Tube que falam do tema como o Peixe Babel.

Entretanto, definitivamente sou um iniciante, nunca implementei NADA de I.A, apenas sei dar nome aos bois que na minha opinião é quase nada, talvez uma definição melhor para mim é quase leigo.

Alguém poderia me ajudar na parte prática? Eu estudo, estudo e estudo, mas só vem teoria atrás de teoria, eu entendo que é importante a teoria e acho interessante até, mas gostaria de fazer algo mais concreto nem que seja algo mais simples do que o tema que sugeri.

Obs: Infelizmente a faculdade aonde estudo I.A está fora da grade, meu conhecimento é todo autodidata.

Espero ansiosamente suas respostas, muito obrigado.

Para quem não conhece, o jogo 2048 é esse:

Que tipo de respostas você espera? Sugestões de problemas e implementações?

Os materiais que você está lendo devem ter alguma sugestão de exercício e problemas que você pode tentar. Procure também jogos simples (damas, pedra-papel-tesoura, jogo da velha) e procure sobre implementações de IA para eles (exemplo 2048 AI )

Coisa que você pode querer dar uma olhada:

Abraço.

Infelizmente aonde estou estudando entra capitulo, sai capitulo e apenas me deparo com teoria…

Isso está me frustando um pouco e gostaria de aprender algo na prática.

E sempre que procuro outra fonte, só me parece mais teoria ou livros (a quais no momento não posso comprar), gostaria de uma fonte que ensinasse o conteúdo de uma forma menos teórica.