IBM, libere o OS/2!

Começou a circular pela Internet essa petição para a IBM abrir o código fonte do OS/2.

Apesar de muito código ter patentes e copyrights de terceiros, a IBM poderia abrir o
código dos trechos de sua propriedade. A idéia é continuar o desenvolvimento do OS/2, de maneira livre, além de beneficiar a comunidade de software-livre como um todo, que teria acesso ao código.

Quem achar que vale a pena, por favor, assine:
:arrow: Petition to make OS/2 Open Source

Fora o Banco do Brasil, em seus desktops, alguém mais usa o OS/2? Heheheheheheheeh… :stuck_out_tongue:

Quem fosse gastar tempo desenvolvendo um OS/2 open source, poderia aproveitar melhor o tempo e ajudar no desenvolvimento do linux!

Quantas empresas ainda não o usam e gostariam de continuar usando?

Além disso, o código poderia ser aproveitado no Linux também, que ainda possui muitos pontos de integração com o Windows que poderiam ser melhorados.

E há muitas pessoas como eu, que gostam do Windows e gostariam de uma alternativa (lembre-se que o OS/2 é “primo” do Windows).

O OS/2 esta morto, e a IBM nao tem mais interesse comercial nenhum nele… pra que iam gastar dinheiro se livrando de todo o inferno de patentes que deve estar ali no meio e mantendo como projeto opensource um software que esta parado no tempo desde o fim dos anos 90?

Gostar do Windows? Nossa, q q eh isso que vc tomou? :mrgreen:

A proposito, o OS/2 eh “primo” do Windows 9x, que a Microsoft tambem abandonou faz tempo. :wink:

Se não me engano, o Unibanco tb usa… :shock: Lembro de ter visto uma máquina de auto-atendimento “travada” exibindo o logo do OS/2.

Quem usa(va) bastante é a Diebold, em seus terminais bancários.
Acredito que a Tecban também usa(va) o OS/2.
Hoje em dia (muitos dos) terminais bancários estão usando o Windows 2000 Professional. (Volta e meia você vê aquela mensagem do Windows quando você mais precisa de sacar dinheiro…)

Do maior fã:

:arrow: Free OS/2!

:arrow: Obituary: OS/2

Pelo que está escrito nesses artigos:

  • Algum código do OS/2 ainda é da Microsoft ou de outros, e não pode ser posto como Open-Source. Alguém teria de pegar o código inteiro, varrer tudo que é licenciado de outros (como a tecnologia Adobe Type Manager), remover isso, e documentar as interfaces com essas bibliotecas de terceiros, para que alguém pudesse criar uma versão sem esse código (por exemplo, no caso do Adobe Type Manager, uma versão com GhostScript). Isso é custo, mas mais importante, vontade política;

O que eu acho: diferentemente do Cloudscape, não é de interesse da IBM abrir o código do OS/2. Enquanto houver ainda algum cliente pagando pelo suporte do Warp Server, provavelmente vão deixar o código fechado. Nunca vi ninguém querer pagar alguma coisa pelo Cloudscape, provavelmente é por isso que a IBM o tornou open-source. Outro artigo mencionava que a intenção era tornar o Cloudscape tão onipresente quanto o Apache (que tem o dedo da IBM também).

Por falar em bancos, me parece que o Bradesco chegou a utilizar o VirtuOS da Microbase. Alguem já mexeu com ele?

O pessoal é muito dificil de conseguir uma versão do OS/2 não importa qual, só para um trabalho de facu
para ontem na net p/ dowload

Grato

Amigo, você não conhece o Pirate Bay? Eles estavam até se candidatando nas eleições gerais da Suécia, se não me engano.

http://thepiratebay.org

Procure por “OS/2 Warp” ou coisa parecida.

Povo anda inspirado aqui no fórum…ressuscitando topicos de 2 anos atras! :smiley:

ate mais…

A comunidade de usuários do OS/2 ainda se mantém graças à colaboração da comunidade opensource.

A liberação do código-fonte, além de satisfazer a comunidade, poderia prover alguns bons códigos para serem implementados, por exemplo, em sistemas operacionais da família GNU\Linux.
Por mais que o OS/2 esteja um pouco velho, ainda assim não se pode descartar a possibilidade de que os sistemas mais atuais possam aprender algo com ele.

Abraços a todos.

Sem falar em outros sistemas operacionais como o BeOS que podiam ter seu codigo fonte liberado.

Por mais que existam iniciativas de trabalho paralelo (como o Haiku), esses softwares poderiam contribuir e muito atualmente.