IBM Symphony - mais um pacote office no mercado (construído sobre o Eclipse RCP)

A IBM ressucitou o nome Symphony (da Lotus, na época do MS-DOS) para o seu novo pacote office e liberou o download totalmente sem ônus.

Segundo as notícias preliminares (ainda não consegui baixar para examinar) esse pacote foi criado a partir dos fontes do OpenOffice em cima do Eclipse RCP,
com uma equipe de 35 programadores.

A IBM espera que as empresas, tendo o endosso da Big Blue, se sintam mais confiantes a abandonar o Office da Microsoft.

Agora, os requisitos(!):

  • Supported Windows platforms: Windows XP, Windows Vista
  • Supported Linux platforms: SLED 10, RHEL 5, Redhat5
  • 900MB disk space minimum
  • 1GB RAM memory minimum
  • US English locale

Pessoalmente, achei os requisitos bem altos para um pacote office onde a grande parte do público são pessoas de outras áreas que têm máquinas mais limitadas.

Links:

Página principal
Notícia

Ha! Piada…

Um office feito em cima do Eclipse, eu colocaria 2 GB RAM de memória mínima… rs

Desde quando essas grandes empresas se preocupam com os países emergentes? Vide a Apple com o iPhone para os países latinos. Nunca vão desenvolver nada pensando nesse tipo de usuário, com 128 MB de RAM rodando windows 98 :slight_smile:

Mesmo assim ainda é exagero d+ pedir tudo isso de memória pra trabalhar com planilha e editar texto.

Pedindo tanto hardware assim, creio que estejam caminhando na contra-mão, pois assim limitam muito a base de possíveis usuários.
Levando em conta que quem não tem ou não quer gastar dinheiro com licença de pacote Office também não tem como comprar ou não quer pagar tanto em um computador tão potente em nível de hardware.
:cry:

vixe que bomba…
a IBM esta cada vez mais louca… se elas colocassem 1% dessa equipe para arrumarem e melhorarem o VEP , teria tirado bem mais proveito…

E vai ser de graça pra sempre? Acho que não eim :wink:

ola pessoal
Eu instalei o pacote aqui
a maquina é um core 2 duo 4300 1 giga de ram ddr2 667
tah, eh uma boa máquina
mas rodou muito tranquilo
e a primeira impressão foi muito boa
os documentos, planílhas e apresentações podem ser aglomerados na mesma janela por abas
o layout é leve e agradavel.
a parte inicial pra “vender” o negócio ta boa
vou fazer agora uns testes de verdade :wink:

Olá,

Alguém que baixou o produto sabe qual a licença de uso dele? (GPL, CPL, etc)

T+

Hardware hoje em dia está cada vez mais barato. Acho dificil alguem comprar um computador com menos de 1GB de Ram… E olhas que estamos em um pais de 3 mundo…
Claro que essas ferramentas não foram feitas pensando no legado (computadores velhos). É coisa para o futuro.

Achei a ideia bacana. Se eu não tivesse a licensa do office 2007 (da empresa), eu ia usar… Visualmente eu achei que ficou melhor que o office 2003.
Falando em office, o 2007 é o único que eu gostei (apesar de ter mudado tudo de lugar)…, ficou mais simples, menos poluido… tipo esse office da IBM.

Pra quem ainda não tem office ou não quer pagar as licensas das versões novas esse é um projeto bacana.
Temos que tomar um pouco do espaço da M$, principalmente usando Java e algo baseado no Eclipse. Se esse office fizer sucesso, com certeza vai ter mais investimento (ainda) no Eclipse.

O Open Office devora mais memória que o firefox, principalmente para planilhas. Planilhas de tamanho razoavel, coisa de 15-20 megas, carregam em poucos segundos e consomem menos de 100Mb de ram no MS Office, já no OOO, levam quase dois minutos e sugam coisa de 700-800 megas de ram.

Juntar esse trambolho com o RCP deve ter ficado uma maravilha, se tiver a usabilidade do Notes, merece até premio.

concordo plenamente. Usuários comuns n taum nem aí se o comp deles tem 1gb ou 512 mb, eles querem eh que a coisa funcione!

Ficar metendo o pau e esperando versão nova é fácil né !
O Open Office é código aberto e aceita ajuda de pessoas ultra-mega-power knowledge igual a você Louds,
ou faz igual a eu, se não ajuda não mete o pau.

Antes de tudo, meu objetivo não é ofender ninguém.

Roger Leite

Ficar metendo o pau e esperando versão nova é fácil né !
O Open Office é código aberto e aceita ajuda de pessoas ultra-mega-power knowledge igual a você Louds,
ou faz igual a eu, se não ajuda não mete o pau.

Antes de tudo, meu objetivo não é ofender ninguém.

Roger Leite[/quote]

Eu apenas comentei um fato, baseado inclusive naquilo que o próprio Michael Meeks fala. Para aquilo que eu uso, o OO é mais que suficiente, nunca tive problemas de performance ou uso excessivo de memória e, principalmente, ele não fica me chamando de burro todo minuto como o MS Office faz. Sem falar que ele exporta pra PDF a séculos.

O processo de desenvolvimento do OO.org é extremamente fechado de forma que é um inferno ter suas contribuições aceitas. Tanto que a Novell mantem um branch paralelo ao do OO.org, que por sinal vem sendo cada vez mais usada por todas distros linux no lugar do que a OO.org produz.

Minha constribuição ao OO é tornar o mono um runtime cada dia melhor, assim quem utilizar da integração entre os dois vai ter uma experiência cada dia melho. :wink:

:thumbup: