IBM trocando seus desktops para linux

http://www.theinquirer.net/?article=13485
Duvido muitíssimo que a IBM resolva criar uma distro Linux com sua marca (pois isso segmentaria ainda mais o mercado, o que atrapalharia a escalada do Linux contra o Windows), mas acho que algumas ótimas contribuições para soluções desktop para linux da IBM estão a caminho.

P.S.: Pensando bem, é bem possível que a IBM crie uma solução própria baseada em uma distro linux já existente (SuSE, Fedora/Red Hat, Mandrake) como a Sun fez com o tal Java Desktop.

P.P.S.: como é triste responder a si próprio… :cry:

O que eu queria ver é uma distro usuáriotopeira-friendly. Isso poderia acontecer se todos os distro makers se unissem com esse propósito.

Mas a atitude da IBM é louvável, sem dúvida. :smiley:

[quote=“Umlauf”]O que eu queria ver é uma distro usuáriotopeira-friendly. Isso poderia acontecer se todos os distro makers se unissem com esse propósito.

Mas a atitude da IBM é louvável, sem dúvida. :D[/quote]

RH9 está bem topeira-friendly. Mais fácil até que instalar Windows XP.
Este lance da IBM estar querendo dar um ultra suporte a desktops linux vem de encontro com o abandono de desktops windows internamente, o que alimenta as especulações (esperanças?!) sobre uma solução da IBM para desktops linux (estratégia do “eat your own dog food”).

É verdade, mas vc não consegue nem tocar MP3 nele, por problemas de licença. Tudo bem que existe a solução pra isso, mas e pro Zé Arruela instalar o pacote?

Pelo menos os funcionários da IBM estarão em contato com o Linux 8h/dia em média, o que os fará se acostumarem com o mesmo e perceberem suas vantagens, o que os fará propensos a mudarem de SO em seus lares, infectando, assim, seus familiares também (raciocínio Descartesiano , seja lá o que for isso :mrgreen: ).

É verdade, mas vc não consegue nem tocar MP3 nele, por problemas de licença. Tudo bem que existe a solução pra isso, mas e pro Zé Arruela instalar o pacote?

Pelo menos os funcionários da IBM estarão em contato com o Linux 8h/dia em média, o que os fará se acostumarem com o mesmo e perceberem suas vantagens, o que os fará propensos a mudarem de SO em seus lares, infectando, assim, seus familiares também (raciocínio Descartesiano , seja lá o que for isso :mrgreen: ).[/quote]

Ouça OggVorbis!! :shock: … Brincadeira :lol:
Bom, se a solução vier empacotada em um belo arquivinho .rpm, tanto o Gnome quanto o KDE possuem ferramentas GUI que ajudam a instalação da aplicaçãozinha.
O calcanhar de aquiles do Linux em desktop é mais embaixo: a falta de uma plataforma de desenvolvimento de aplicativos decente. Os amiguinhos do Icaza tentaram empurrar o Glade, mas não pegou muito. O povo do KDE criou o KDeveloper para criar aplicações Qt e GTK, mas também não se saiu muito bem. A Borland fez o tal de Kylix, e foi um fiasco. A Sun dormiu no ponto e não apostou em uma integração mais forte com desktops Linux (como ela fez com a Apple, por exemplo).
Sem uma plataforma muito boa para a construção de aplicações para desktops Linux (aliás, quais desktops linux? KDE ou Gnome?), dificilmente irão surgir aplicações úteis ao usuário final. E até lá, duvido que Windows corra riscos no desktop.

Yeah! :wink:

Esse problema da plataforma de desenvolvimento é mesmo complicado.
Mas voltando à IBM, será que a decisão vale para todas as suas filiais, inclusive Brasil?

[quote=“Umlauf”]
Mas voltando à IBM, será que a decisão vale para todas as suas filiais, inclusive Brasil?[/quote]

Chute: sim.

Outro chute: alguma coisa muito legal pode sair destes Open Desktop Project Office e On Demand Workplace Framework, citados no memorando.

Vocês já deram uma olhadinha no wxwindows?

A IBM está fazendo a mesma coisa que a novell, migrando seus usuarios do SO pobre dela para um de plataforma aberta e muito melhor. Por isso podem esperar esse ano por uma tonelada de ferramentas para ajudar a migrar os orfãos do OS/2 para linux.

[quote=“Umlauf”]O que eu queria ver é uma distro usuáriotopeira-friendly. Isso poderia acontecer se todos os distro makers se unissem com esse propósito.

Mas a atitude da IBM é louvável, sem dúvida. :D[/quote]

Concordo tb com vc, pq eu paguei a lingua qd testei o RedHat 8, já estava bem mais facil de se instalar e usar, até a “lontra” da minha mulher conseguiu usar sem me procurar pra tirar duvidas(hehehehe).

[quote=“Daniel Quirino Oliveira”]Bom, se a solução vier empacotada em um belo arquivinho .rpm, tanto o Gnome quanto o KDE possuem ferramentas GUI que ajudam a instalação da aplicaçãozinha.
O calcanhar de aquiles do Linux em desktop é mais embaixo: a falta de uma plataforma de desenvolvimento de aplicativos decente. Os amiguinhos do Icaza tentaram empurrar o Glade, mas não pegou muito. O povo do KDE criou o KDeveloper para criar aplicações Qt e GTK, mas também não se saiu muito bem. A Borland fez o tal de Kylix, e foi um fiasco. A Sun dormiu no ponto e não apostou em uma integração mais forte com desktops Linux (como ela fez com a Apple, por exemplo).
Sem uma plataforma muito boa para a construção de aplicações para desktops Linux (aliás, quais desktops linux? KDE ou Gnome?), dificilmente irão surgir aplicações úteis ao usuário final. E até lá, duvido que Windows corra riscos no desktop.[/quote]

Essa é a maior trava q o Linux tem para ser uma real ameça nos desktops para a Micro$oft, bom pelo menos penso assim.