Icones lgpl

Já tinha feito um tópico parecido com esse, mas não supriu minha dúvida.

Pergunta:

Se eu fizer download de um pacote de ícones que sejam da licença LGPL, eu posso utiliza-los em minha aplicação que será comercializada, sem que tenha necessidade de LIBERAR o código fonte.

Obrigado

Cara, sem querer ser chato, mas pq vc não lê a licença?

abraço,

Posso ser bobo? Posso, né?

Você já viu alguma lei brasileira citando GPL ou alguma coisa do gênero (tipo Creative Commons)? Pois é, não tem.

Então, se a única licença / propriedade que há sobre algo é a GPL, e teu software vai ser comercializado SÓ no Brasil, ou disponibilizado num server brasileiro… você pode fazer O QUE QUISER com ele.
Juridicamente, é assim que funciona.

Aliás, funciona pior. Como o cara não tem ‘propriedade’ do negócio, se eu pegar o tal pacote de ícones no Brasil, fechar num outro pacote e vender, ainda assim não é nada. Vai até dar um certo pano pra manga na justiça (nesse caso) mas mesmo assim dá em nada.

No caso anterior, tudo que a figura que produziu pode fazer é sentar e chorar.

Eu acho anti-ético - óbvio - e nunca fiz isso. Mas que pode ser feito, ah, isso pode.

[quote=cawink]Já tinha feito um tópico parecido com esse, mas não supriu minha dúvida.

Pergunta:

Se eu fizer download de um pacote de ícones que sejam da licença LGPL, eu posso utiliza-los em minha aplicação que será comercializada, sem que tenha necessidade de LIBERAR o código fonte.

Obrigado

[/quote]
Pode.

Obrigado Luiz Aguiar, essa resposta que queria, direto.

Valeu mesmo.

[quote=leoramos]
Você já viu alguma lei brasileira citando GPL ou alguma coisa do gênero (tipo Creative Commons)? Pois é, não tem.

Então, se a única licença / propriedade que há sobre algo é a GPL, e teu software vai ser comercializado SÓ no Brasil, ou disponibilizado num server brasileiro… você pode fazer O QUE QUISER com ele.
Juridicamente, é assim que funciona.[/quote]

Você tem algum fundamento pra estar falando isso?
Desde quando tem que existir uma lei pra cada contrato de adesão existente no país?
Você chegou a ler o Estudo sobre Aspectos Jurídicos do Software Livre da FGV, liderado por Ronaldo Lemos, em 2005?

Dois anos de faculdade de direito, mais dois de pesquisa pra fazer o TCC sobre esse assunto.
Não sou nenhum ‘mestre’ no assunto, aliás, estou longe disso; mas fiquei dois anos pesquisando SÓ isso.

A GPL, no Brasil, não passa de um ‘acordo entre cavalheiros’. Respeita quem quiser, em nome da ética e desse ‘acordo’.
Quem não respeita, no Brasil, não está cometendo nenhum crime ou contravenção.

Não que alguma lei brasileira precisasse ‘citar’ a GPL. Mas se por acaso alguém disser ‘ah, meu software é protegido pela GPL’, e a lei brasileira a desconhece, adeus. Quem utilizou pode alegar ignorância do fato, o que não poderia ser feito caso fosse legislação pátria.
E não tem advogado nenhum que refute isso, já que ele não é bobo e não iria querer comprar uma briga dessas por dinheiro pouco.

Eu li sim o estudo da FGV, foi parte das minhas consultas. Tem muita coisa boa ali. E muita porcaria, também, como em qualquer lugar. Muita filosofada que soa bonito em sala de aula, no processo não tem o menor valor, simplesmente porquê não tem base jurídica alguma.

Não pense, por favor, que eu ‘gosto’ desse fato. Aliás, foi por isso que decidi por este tema: acho uma baita sacanagem. Há outras maneiras que não a GPL para proteger propriedade intelectual.

Abraços!

Dois anos de faculdade de direito, mais dois de pesquisa pra fazer o TCC sobre esse assunto.
Não sou nenhum ‘mestre’ no assunto, aliás, estou longe disso; mas fiquei dois anos pesquisando SÓ isso.
[/quote]

Tem como você disponibilizar seu TCC?
Eu pretendo ser ‘mestre’ nesse assunto. Estou fazendo mestrado nesse tema.

Por enquanto, ainda não, já que ainda não defendi o bichinho, mas quero fazer isso logo, logo.
Daí posso disponibilizar tranqüilamente.
Legal saber que eu não sou o ‘único’ (óbvio que não…) a se interessar por esse tipo de coisa. Nem tudo na nossa área é código, né?
Dois anos juntando material pra trabalhar com isso - fora estudar pra tantas outras coisas - dá um bocado de trabalho.

Se quiser, eu tenho um apanhado de material que eu selecionei pra pesquisa. Te mando tudo sem problema!

Abraço!

A GPL, no Brasil, não passa de um ‘acordo entre cavalheiros’. Respeita quem quiser, em nome da ética e desse ‘acordo’.
Quem não respeita, no Brasil, não está cometendo nenhum crime ou contravenção.

Não que alguma lei brasileira precisasse ‘citar’ a GPL. Mas se por acaso alguém disser ‘ah, meu software é protegido pela GPL’, e a lei brasileira a desconhece, adeus. Quem utilizou pode alegar ignorância do fato, o que não poderia ser feito caso fosse legislação pátria.
E não tem advogado nenhum que refute isso, já que ele não é bobo e não iria querer comprar uma briga dessas por dinheiro pouco.

Eu li sim o estudo da FGV, foi parte das minhas consultas. Tem muita coisa boa ali. E muita porcaria, também, como em qualquer lugar. Muita filosofada que soa bonito em sala de aula, no processo não tem o menor valor, simplesmente porquê não tem base jurídica alguma.

Não pense, por favor, que eu ‘gosto’ desse fato. Aliás, foi por isso que decidi por este tema: acho uma baita sacanagem. Há outras maneiras que não a GPL para proteger propriedade intelectual.

Abraços![/quote]

Se eu tenho o direito a propriedade de um softeware, eu não poderia especificar o acesso?
Não seria possivel criar clausulas de uso?

Sim, sem problema nenhum… especificar no contrato, ótimo… o grande problema é dizer ‘oh, é open source’ ou ‘oh, é gpl’ e inferir que a legislação brasileira tem obrigação de entender… se estiver EXPLÍCITO no contrato do software, aí tu é um contraventor e como tal será tratado.
Fora isso, você não vai conseguir lá grande coisa.

Há um tempo atrás a Nikon tomou um processo (e multa) por utilizar em uma de suas câmeras o efeito de white balance afanado do código-fonte do gimp. Deu pano pra manga. E deu processo. E deu multa. E não foi pequena.

O negócio é respeitar. Se na licença diz ‘se você usar algo nosso, tem que disponibilizar TUDO que você fez de forma livre também’, é escolha sua usar. O melhor é sempre ser ético, óbvio, né?

Eu parei de usar ExtJS por causa disso… o meu software é comercial e eu não vou liberar meu código. Então, adios ExtJS.

Abraço!

O contrato do software É a licença. Ela vem ali bem clara junto com o código, com a documentação, ou o que quer que seja.
Não tendo a licença, por exemplo se um cara está andando na rua e vê um pedaço de código no chão, ele não pode simplesmente pegar e usar/modificar/redistribuir, porque há direito autoral sobre o código. A única forma dele fazer tais coisas é achar a tal licença que diz que sim, ele pode usar/modificar/distribuir, mas logo embaixo está escrito sob quais condições ele pode fazer isso.
Então alegar ignorância o cara deixa de ser processado por desrespeito a GPL e passa a ser processado por desrespeito ao direito autoral, ou seja, não funciona.

E sim, gostaria do material. Você pode mandar para borboleta@gmail.com?

Sim, isso eu entendo.
O problema é que não é sempre que o contrato do software traz explícitas as restrições quanto ao uso do código, e apenas CITA a GPL. E aí é que mora o perigo.
Nessa onda de fazer ‘software livre’, tem uma galera trabalhando de graça. Nada fácil, nada fácil.
Só vi a mensagem agora, cara, e meu material está no micro de casa. Se eu conseguir um tempo, te mando ainda durante o dia, senão, mando final da noite. Tá anotado!

Abraço!