[quote=guialeixo]Bem minha experiencia é a seguinte tenho 20 anos estou concluindo minha faculdade no ano que vem ou seja com 21 anos, sou bastante muleque, e isso me atrapalha em todas as entrevistas, na verdade nunca passei em uma entrevista de emprego ou estagio, todos os estagios que fiz e o emprego que tive foi indicação de amigos ou professores, acho que pelo meu visual despojado e minha personalidade extrovertida as pessoas me titulam como muleque, a duas semanas sai do meu antigo estagio e entrei em outro pra desenvolver em Adabas e Natural nunca tive experiência com essas linguagens, porém estou aqui estudando e correndo atraz, e o meu outro estagio que eu sai vou la pelo menos 2 vezes na semana para ajudar o pessoal la, pois mesmo com 20 anos e sendo estagiario de uma empresa publica eu era responsavel pelo backup de todos os servidores e meu comportamento com as pessoas no trabalho era pura brincadeira mas meu serviço estava todo em dia e so volto la pra poder passar tudo as pessoas e verificar alguns outros programas que desenvolvi la e estou acabando de desenvolver pra eles e nao estou recebendo nem o valor do transporte.
Entao acho que pelo comportamento pessoal da pessoa nao creio que de pra citar como a mesma é com seu trabalho.[/quote]
Visual é fácil resolver, só você querer.
Personalidade: Ser extrovertido é muito positivo, porém tem que saber se comportar na entrevista, não mostrar seu lado extrovertido 100%.
O importante é saber diferenciar as brincadeiras do trabalho. Aparentemente você sabe fazer isto.
Eu tenho 20 anos, já mexo com programação desde os 16 anos porém trabalhar para os outros comecei há 2 semanas, uma empresa de grande porte, não foi no foco que eu queria que era estágio em Java, comecei como estágio em PL/SQL nada haver, mas agora já estou como assistente de gerente de projetos uma coisa que eu nem projetava para min pelo longo tempo que deveria percorrer até chegar nesse ramo. Se sobrar tempo para min pretendo me aprimorar com o Java.
[quote=guialeixo]Bem minha experiencia é a seguinte tenho 20 anos estou concluindo minha faculdade no ano que vem ou seja com 21 anos, sou bastante muleque, e isso me atrapalha em todas as entrevistas, na verdade nunca passei em uma entrevista de emprego ou estagio, todos os estagios que fiz e o emprego que tive foi indicação de amigos ou professores, acho que pelo meu visual despojado e minha personalidade extrovertida as pessoas me titulam como muleque, a duas semanas sai do meu antigo estagio e entrei em outro pra desenvolver em Adabas e Natural nunca tive experiência com essas linguagens, porém estou aqui estudando e correndo atraz, e o meu outro estagio que eu sai vou la pelo menos 2 vezes na semana para ajudar o pessoal la, pois mesmo com 20 anos e sendo estagiario de uma empresa publica eu era responsavel pelo backup de todos os servidores e meu comportamento com as pessoas no trabalho era pura brincadeira mas meu serviço estava todo em dia e so volto la pra poder passar tudo as pessoas e verificar alguns outros programas que desenvolvi la e estou acabando de desenvolver pra eles e nao estou recebendo nem o valor do transporte.
Entao acho que pelo comportamento pessoal da pessoa nao creio que de pra citar como a mesma é com seu trabalho.[/quote]
Cara eu sei bem o que é isso eu tenho 29 anos hoje fiz minha faculdade com 23 terminei minha pós ano passado e realmente só tive oportunidades com indicação tenho cara de moleque tem gente que me acha com cara de 16 a 18 antes fosse isso atrapalha um pouco devido a pensarem me acharem muito capaz pra determinados funcoes agora espero que com o tempo isso mude, mais uma dica que posso dar pra quem é novo é o seguinte invista em conhecimento mostre seriedade durante uma entrevista e se puder se apresente bem se possível até de terno isso com certeza irá dar um certo impacto na sua entrevista alias isso já foi comprovado porque infelizmente em grandes empresas a gente passa por processos de seleção e na mão de pessoas diferentes existem empresas bem abertas mais ainda é prefiro causar um certo impacto na primeira impressão e depois mostrar minha capacidade depois que eu estiver contrado.
Pode ser ignorancia da minha parte e creio que seja mas quero entrar em uma empresa mostrando o que eu sou, não gosto de usar roupas sociais e acho que tenho um pouco de dificuldade nas entrevistas de ser serio sempre faço a mulher do RH rir os outros rirem gosto de ser assim e acho que um dia vou me dar bem algum lugar, mas acho que um grande elemento negativo é quando eu falo que tomo remedio controlado, para TDAH( disturbio de defict de atençao com hiperatividade) o povo normalmente olha pra mim e fala puts, e realmente falo a verdade viajo muito as vezes, por exemplo quando é pra reutilizar codigo minha produção cai em cerca de 200% tenho preguiça pois não tem que fazer nada so copy page, e falo isso nas entrevistas e falo das minhas dificuldades de por exemplo horário sempre chego atrasado até mesmo nas entrevistas tento melhorar e sei que estou errado mas acredito que mesmo assim acredito que minha produção é em tempo de acordo com a equipe.
Sem dúvidas eu preferiria a pessoa mais velha. Já trabalhei com muitas pessoas jovens (da minha idade) que são muito imaturas e de uma forma ou outra sempre prejudicam a empresa com sua imaturidade. Sempre tive relações melhores com pessoas mais velhas e acho também que pessoas mais novas tendem a sentir mais “pressão” por nao saber o que ainda querem da vida e por estar pouco se lixando para o trabalho (digo, não tendo como prioridade na vida).
Acho que é o bom e velho “depende”. Se tivesse os dois currículos em mão com o mesmo conhecimento técnico e experiência parecida sendo o principal diferencial a idade, eu não contrataria sem analisar melhor o pessoal. Minha “equipe ideal” eu queria ter os dois tipos de pessoas e ainda trabalhando no que eles são melhores.
Mas se fosse pra fazer uma análise preconceituosa (no sentido de decidir antes de conhecer), eu partiria do princípio de que o mais novo tem maior chance de conhecer melhor as tecnologias mais recentes e ser mais “antenado” nas novas tecnologias. O mais velho, por outro lado, tem maior chance de ser mais comprometido e ter uma visão mais gerencial do negócio, mesmo que não tenha atuado na tecnologia em específico, poderia ter mais experiência em trabalhar e relacionar com pessoas.
Opa vlw por ter me citado, eu comecei com 15 para 16 anos, com 17 era Jr, na JAPI, hoje tenho 23 anos + 12 meses, 6 anos de experiência, sou muito grato ao GUJ e a Caelum pelo sucesso profissional que tenho
No começo eu torrava o saco do Daniel Destro e do Michael do Nascimento (Mister M) eles msm sem ganhar nada me deram o caminho das pedras e depois que conheci o Paulo Silveira e a Caelum logo nas primeiras turmas eu consegui ser oq sou.
O fato é que se o cara é jovem e estuda, tem oportunidade com certeza ele chega rápido ao nível de alguém com 30 ou 40 anos que parou de estudar, quando você para de estudar na nossa área vc fica desatualizado, diferente da galera mais jovem que estuda de tudo com a empolgação.
Espero não ter fugido do foco.
Olá gente. Eu não ia entrar nessa discussão não…mas em todo o caso…sugiro que leiam o meu Post no Java Anywhere. Depois de lerem tirem suas conclusões sobre a questão da idade, mas adianto…um jovem de 20 anos é de fato muito mais rápido do que um homem de 40 anos. Em compensação a experiência de vida pesa quando se está em fase crítica de projeto.
Segue o endereço do Post:
[quote=arthurgon]Olá gente. Eu não ia entrar nessa discussão não…mas em todo o caso…sugiro que leiam o meu Post no Java Anywhere. Depois de lerem tirem suas conclusões sobre a questão da idade, mas adianto…um jovem de 20 anos é de fato muito mais rápido do que um homem de 40 anos. Em compensação a experiência de vida pesa quando se está em fase crítica de projeto.
Segue o endereço do Post: http://javawora.blogspot.com/2010/08/caelum-um-salto-na-minha-vida.html[/quote]