Idade x Experiência Pessoal

Estou ouvindo muito ultimamente que os jovens estão vindo “babando” para conseguir empregos na nossa área.

Tinha escutado muito isso antigamente, mas, conforme as mudanças que tivemos (Veja os jovens de hoje e os de 10 anos atras). Isso tende a continuar a ser verdade ? Ou melhor…vamos ver isso cada vez mais rapido ? Ou a tendencia é estes “jovens de hoje” migrarem para outro tipo de area ?

Também tenho escutado que ultimamente as empresas não estão ligando muito mais para idades. Por exemplo, trabalho com uma pessoa de 47 anos que começou a programar com 34 (A ultima profissão dele antes de Analista era Policial).

Quando vocês pegam um CV na mão, por exemplo:

CV1 - Paulo 34 anos - Experiência em Java: 2 anos

CV2 - Maria 21 anos - Experiência em Java: 2 anos

Tem algum “pré” conceito em relação aos candidatos antes mesmo de entrevista-los ?

Olá,
bom ainda não tive a oportunidade de fazer entrevistas, mas com certeza eu não teria nenhum tipo de preconceito em relação a idade.
Até acho que pessoas com mais experiência de vida podem contribuir mais com o negocio como um todo, não só tecnicamente.
Não adianta a pessoa ter x anos de experiência em java se ela não pensar fora da caixa, se ela não conseguir ver a empresa como um todo ou se ela não entender o negócio da empresa.
Mais vale um técnico mediano, mas com grande visão do todo, do que um técnico ótimo mas que não consegue pensar fora do mundo da programação.
E em relação a pessoas que mudam de área, como é o caso desse seu colega que era policial e agora é programador, eu admiro-as e admiro muito.
A capacidade de mudar pra buscar satisfação pessoal e felicidade no que se faz é o que importa.

É isso ai,
abraços

Olha pra falar a verdade eu acho que exista esse tipo de preconceito sim, afinal uma pessoa com menos idade teóricamente não teria muito compromisso com a empresa, pelo menos é o que acontece aqui na empresa onde eu trabalho.

Sinceramente eu acredito que não, o que favorece um pouco mais o jovem de 21 anos é que ele provavelmente ainda é solteiro e consegue sobreviver com um salário menor, muitas vezes o que muita empresa oferece por aí não dá para um pai de família aceitar.
Agora se a diferença for muito maior de idade, aí tenho minhas dúvidas, acho que dependeria da experiência anterior.

Eu , como entrevistador, preferiria o mais velho, simplesmente porque a chance de ele apresentar mais comprometimento é maior (os mais jovens, como foi dito, normalmente são solteiros e, portanto, acabam agindo como quem não tem nada a perder). Sem contar que experiência de vida conta muito em TI (não programação; uma pessoa mais velha passa mais segurança para o cliente). Assim, nesse caso que você citou (só considerando, claro, as variáveis citadas), provavelmente eu escolheria o mais velho.

[]´s

Apoio o que o jorge_mgr falou.

E uma pessoa mais nova, não tendo compromissos familiares, tem maior probabilidade para estudar e ser desenvolver, o que não é o caso de um pai de família, que no caso além de programar, tem preocupações com o seu salário, com contas a pagar, bem estar da família…

Mas achei interessante desse caso que o bestlinux comentou, buscar a realização profissional, mudar extremamente o seu trabalho foi muito legal pra essa pessoa, acredito que não é fácil.

Se no meu projeto fosse necessário “moldar” um profissional, contrataria o mais novo, caso contrário o que melhor se encaixasse no perfil da vaga.

Salve a todos !

Eu mesmo sou um caso real de que a idade não pode influenciar muito…

Entrei na faculdade com 27 anos e trabalhava em uma área totalmente diferente de TI… não tinha menor idéia do que era desenvolvimento …

No inicio do 3º ano largei o meu emprego e partir para as cabeças no estágio ( estágio aos 29 !! ) .

Hoje estou com 33 anos, estou no meu quarto emprego de desenvolvimento, fazendo minha pós , etc …

Ainda tenho muito a conquistar … Mas uma coisa eu falo:

O mais importante de tudo é ter paixão no que vc faz… o resto vem com o tempo !!

Bem… eu sou um desses jovens.

19 anos - 4 anos de experiencia em programação

[quote=jzaires]E uma pessoa mais nova, não tendo compromissos familiares, tem maior probabilidade para estudar e ser desenvolver, o que não é o caso de um pai de família, que no caso além de programar, tem preocupações com o seu salário, com contas a pagar, bem estar da família…
[/quote]

Não concordo totalmente com seu ponto de vista, porem, penso que ele é super interessante:

1. Na realidade alguns jovens sem preocupações (não tendo compromisso familiares) tende a se tornar uma pessoa instavel, pode abandonar o compromisso a qualquer momento e comprometer os prazos do projeto.

2. O pai de familia com compromissos com preocupações com contas para pagar SABE que: não estudar e não se comprometer com o projeto pode coloca-lo em uma “roubada”, isto sem falar na moral em relação ao mercado; entrar e sair de empresas em curto periodo de tempo pode não pegar bem nem para jovens e nem para quem tem mais idade.

Isto dito, vamos lá: O melhor é não subestimar/superestimar ninguem, conheço jovens que são excelentes pessoas e que levam a sério o trabalho e sabe respeitar outras pessoas e conheço tambem tiozinhos que são p#$%@ louca, parecem com aqueles adolecentes sem noção nenhuma do que está rolando em sua volta. Vale lembrar que muitos tiozinhos de hoje são os cabecinhas dos anos 80 e que os anos vividos não adiantaram de nada, simplesmente se tornaram cabecinhas com o copo grande e muitas vezes zuados ainda.

Dica, se vc é jovem e gosta realmente da sua carreira e do seu estado de sanidade pense bem nas suas atitudes ao sair para uma balada ou sair na azaração. Tente construir, se for sua intenção, uma familia estavel e equilibrada.

Caso contrario vc será aquele cara com 30 e poucos anos com mulher / marido pé no saco, filhos doidos, contas desnecessárias, pensão (aquilo que a gente paga para filhos com outras mulheres) e claro, sem tempo e nem cabeça para ESTUDAR NADA. Ou pior ainda, ex-prisioneiro por porte / uso de substancia duvidosa.

flws

[quote=Bravox]Salve a todos !

Entrei na faculdade com 27 anos e trabalhava em uma área totalmente diferente de TI… não tinha menor idéia do que era desenvolvimento …

No inicio do 3º ano largei o meu emprego e partir para as cabeças no estágio ( estágio aos 29 !! ) .

Hoje estou com 33 anos, estou no meu quarto emprego de desenvolvimento, fazendo minha pós , etc …

O mais importante de tudo é ter paixão no que vc faz… o resto vem com o tempo !!

[/quote]

Realmente, uma lição de vida !

[/quote]

Cara, igual eu… hehe só que entrei no começo do ano na facul, com QUASE 27… porém, estou com 7 anos de trabalho burocrático em um banco, que me serviram, pelo menos - além de pagar contas, é claro, para saber como lidar com pessoas desconhecidas hehe caixa de banco até que nos ensina várias coisas, apesar da bitolação. Deverei estagiar aos 28, se meus planos se concretizarem =) demorei um pouco pra adquirir a maturidade necessária pra pensar como na frase grifada, mas estou fazendo a minha parte. Parabéns por ter conseguido.

Como eu disse fantomas:

Tem maior probabilidade, se o indivíduo vai estudar e se desenvolver vai de cada um para cada um, cada caso é um caso, e há circunstâncias que nos fazem ser o que somos e agir como agimos. O que pode sim atrapalhar em projetos.

Tenho 19 anos, e um ano em programação prática em projetos, não curto baladas. E gosto de projetos…

Essa questão de idade experiência é bem complexo eu trabalhei por 6 anos em uma empresa comecei como técnico fiz minha faculdade minha pós considero muito a empresa o que me motivou a sair de um emprego estável foi um conversa que tive com o dono da empresa, onde ele me disse que o unico valor que tinha era o que o programador fazia e lhe dava retorno falou por A + B que faculdade e pós pra ele nem interessava, na época fiquei arrasado e me decidi e não pensei duas vezes eu programava em clipper eles até tinham projetos em java mais sabia que nunca teria uma oportunidade e quando encontrasse uma maneira de cair fora eu sairia de lá, sai para programar em clipper mesmo mais almejando algo melhor em outra empresa hoje também já estou de saida irei começar com aprendiz em java e não me arrependo, minha experiência é bem ampla não tecnicamente em JAVA mais regras de negócios e um todo, gosto de entrar e vestir a camisa quando entro em uma empresa e tenho certeza que não irei decepcionar para onde estou indo.
Eu acho que um bom entrevistador saberá escolher bem com uma boa dose de conversa e sabera definir bem se o candidato a vaga trará bons frutos para a empresa independente de ser jovem ou velho.
Para nós que somos desenvolvedores cabe ter muita dedicação, ética e paixão pelo que faz o resto vem naturalmente com o trabalho.

Também sou mais um desses jovens, mas concordo com o argumento do asaudate.

[/quote]

Tem uma história parecida, mas entrei na faculdade com 29 e fui estagiar com 32. Hj sou funcionario nessa mesma empresa. Porém, tive um indicação de um colega da faculdade que já trabalhava aqui.
A pessoa que fazia a seleção não teria me selecionado se não fosse a indicação, pq ela preferia pessoas mais jovens.

Mas vai de empresa para empresa.

Na minha opinião os melhores são aqueles que possuem espírito científico, ou seja são criativos e pesquisadores, tendo prazer em aprender algo. Para isso não existe idade.

[quote=Marky.Vasconcelos]Bem… eu sou um desses jovens.

19 anos - 4 anos de experiencia em programação[/quote]

:roll: :roll: :roll:

Eu com meus 22 me achava novo … hahahahah

Bem minha experiencia é a seguinte tenho 20 anos estou concluindo minha faculdade no ano que vem ou seja com 21 anos, sou bastante muleque, e isso me atrapalha em todas as entrevistas, na verdade nunca passei em uma entrevista de emprego ou estagio, todos os estagios que fiz e o emprego que tive foi indicação de amigos ou professores, acho que pelo meu visual despojado e minha personalidade extrovertida as pessoas me titulam como muleque, a duas semanas sai do meu antigo estagio e entrei em outro pra desenvolver em Adabas e Natural nunca tive experiência com essas linguagens, porém estou aqui estudando e correndo atraz, e o meu outro estagio que eu sai vou la pelo menos 2 vezes na semana para ajudar o pessoal la, pois mesmo com 20 anos e sendo estagiario de uma empresa publica eu era responsavel pelo backup de todos os servidores e meu comportamento com as pessoas no trabalho era pura brincadeira mas meu serviço estava todo em dia e so volto la pra poder passar tudo as pessoas e verificar alguns outros programas que desenvolvi la e estou acabando de desenvolver pra eles e nao estou recebendo nem o valor do transporte.
Entao acho que pelo comportamento pessoal da pessoa nao creio que de pra citar como a mesma é com seu trabalho.

[quote=deniswsrosa][quote=Marky.Vasconcelos]Bem… eu sou um desses jovens.

19 anos - 4 anos de experiencia em programação[/quote]

:roll: :roll: :roll:

Eu com meus 22 me achava novo … hahahahah[/quote]

Haha…

Mas 22 ainda é novo, é só ver o exemplo dos caras mais velhos que tão falando ai.