IDE ou Manualmente - Montagem de tela

Pessoal sou novato em java, venho de outras linguagem (delphi), e to tendo algumas dificuldades na parte de montagem de formularios, acho que estava acostumado com a IDE do delphi e isso ta dificultando no java

Me falaram que o eclipse tem um plugin VEP que é bom, gostaria de saber o que me recomendam… se seria melhor manualmente mesmo… e algo sobre layout no que andei lendo manualmente precisa muito disso, e opinioes de montagem de tela…

Eu acho que se eu tivesse um programa que me auxiliasse na parte grafica depois ficaria mais facil aprender… pq de comeco acho meio complicado aprender parte grafica… e a linguagem em si juntos…

O que vcs acham… opiniao sempre sao bem vindas.

Se é pra aprender sobre Swing e interfaces gráficas em geral é bom você fazer algumas na mão. Inclusive, mesmo com ferramentas vez ou outra é necessário editar alguma coisa na mão. Assim é sempre bom saber como se faz.
Mas para trabalho/produção é inviável fazer interfaces gráficas na mão. Ainda hoje estava fazendo uma janela com umas 30 caixas de texto cada uma com um label e por aí vai.
O Eclipse com VE é uma boa opção ( é a que eu uso), mas pra quem está começando pode ser mais fácil o NetBeans que lembra o Delphi em alguns aspectos.

usa o JBuilder Personal 9(é free) para montar a tela, ele e bem simples, e mais ou menos arrastar e soltar.

eu quando mexi com isso, usava o Netbeans e achava muito legal, só nao aconselho a usar o Layout NULL e sim usar os Layouts Managers que a linguagem te oferece.

Não necessariamente você precisa aprender os dois ao mesmo tempo, pode aprender os conceitos da linguagem sem usar parte gráfica :wink:

dsiviotti Me falaram que o VE é um pouco lento vc tbm acha isso:? teve um rapaz que me falou que era bobeira ter ele ja que por um botao demorava 20 segundos em media, o NetBeans baixei mas ainda nao consegui mexer.

ManchesteR, vou ver se leio sobre esse Layout Managers, inclusive se vc souber de onde posso dar uma lida nele… me ajudaria… e a linguagem conceitos de classe e tal eu ja to mexendo ate que legal em java… seria mesmo mais montar a tela e ja comecar programar… e ver os erros surgindo…

Valeu galera por responderem com tanta rapidez… valeu mesmo.

Depende do seu computador. 20 segundos já é exagero. Um processador de 1 e poucos GHz e 256MB de RAM dão conta do recado.

http://java.sun.com/docs/books/tutorial/

Olá Renato

Qualquer livro/tutorial sobre Swing com certeza irá falar sobre os Layouts Managers, como por exemplo, FlowLayout,BorderLayout,GridLayout e assim vai…, então quando você for estudar a montagem de telas,com certeza você irá aprender sobre eles, se você quiser ver antes, pode dar uma olhada na própria página da SUN.

Sobre velocidadedo VEP ou Netbeans, com certeza eles serão mais lentos comparados ao Delphi, mas como o dsiviotti disse, um computador acima de 1GHz e 256RAM já está ótimo para trabalhar

Veja minha maquina é um duron 1.6, 256 de memoria… vai rodar ate que bem… mas é isso ae que veja…

Layouts Managers, como por exemplo,
FlowLayout,BorderLayout,GridLayout

Isso que vou ver se aprendo… ler ler ler… !!! Vou ver galera valeu… se alguem souber algo sobre isso me mande… valeu

Ate mais

Na verdade acho até que você pode viver uma boa vida em Java sem saber Swing ou AWT (eu por exemplo rarissimamente tenho de fazer alguma coisa gráfica, e se tenho de fazer, escrevo logo um JSP ou uso o tal do Thinlet).
Se você souber direitinho mexer com Web (JSP, Struts, EJBs), dá para arranjar um bom emprego.
É melhor saber usar direitinho a parte “server” da linguagem que saber desenhar telas maravilhosas em Swing, ou um applet nota 10. (Pelo menos na área de automação bancária, que é a que conheço mais, porque lá é muito forte a parte de Java como server - Websphere, JBoss, Weblogic, SunONE etc.
Em automação comercial já são outros quinhentos, não sei se o pessoal usa Swing ou AWT por aí - normalmente eu usaria Delphi ou VB se alguém me pedisse para fazer um programa desses, não Java, mais porque programadores Java ainda estão muito caros para fazer esse tipo de trabalho braçal que é o de desenhar telas.)

[quote=“Renato_SP”]Veja minha maquina é um duron 1.6, 256 de memoria… vai rodar ate que bem… mas é isso ae que veja…

Layouts Managers, como por exemplo,
FlowLayout,BorderLayout,GridLayout

Isso que vou ver se aprendo… ler ler ler… !!! Vou ver galera valeu… se alguem souber algo sobre isso me mande… valeu

Ate mais[/quote]

Eu acho que ficar desenhando as telas na mão é uma coisa um pouco primitiva! Mas dependendo da complexidade das suas telas acho que da pra fazer numa boa… eu desenvolvo um programa swing e fiz todas as telas na mão… a maioria utilizando GridBagLayout e BorderLayout. Já peguei tamanha pratica que acho que com uma ajuda de uma IDE com suporte a GUI não mudara muito o tempo de fazer minhas janelas, sem contar que coloco tudo do jeito que quero!!! Mas comecei a fazer isso porque qd comecei nao tinha IDES bons com suporte para desenha telas… hoje em dia acho que já tem o VEP. Pessoal fala que é muito bom. Mas é importante mesmo voce utilizando auxilio do IDE não deixar de usar os gerenciadores de layout. Porque inda mais em sistemas que serão multi-plataforma, eles que garantiram que suas telas ficaram parecidas em S.O.(s) diferentes…

Bom minha opniao é que:

IDE (arrasta e solta): você gera telas rapidamente, mas ela gera um bom ‘lixo’ deixando as vezes sua tela mais lenta, e você fica meio que ‘tanso’ não sabendo mais fazer (nem sempre acontece isso)

MAO: você sabe exatamente o que seu programa faz, aprende fazendo, e seu programa fica mais leve… (normalmente você sofre)

LayoutManagers: Se você quiser fazer uma coisa realmente ‘bonita’ use layout null

Esta é minha opnião… t+

:wink:

Layout null é coisa BONITA? :roll: :roll: :roll:

Ixi…
igual eu falei… caso vc esteja preocupado com a idependencia de plataforma… e não quer que seu programa que estava lindo no windows , no linux aquela tela de cadastro fique toscamente desincronicada, talvez componentes em cima de outros… e melhor rever seus conceitos sobre layout null
Sem contar que layout da produtividade para vc produzir as telas… aprenda usar bem GridBagLayout que fazerá telas profissionais.

é que normalmente quando faço as telas eu uso…

setResizable(false);

ai posiciono objeto por objeto onde eu quero… fica bem bonito :smiley:

Mass ok, falarei aqui na empresa vamos ver se eles aceitam usarmos um LayoutManager… (GridBagLayout)

E quanto a posicionar com setLayout(null);

no windows e no linux ficam na mesma posicao, pois programamos no Linux e testamos nossas telas no windows (que é o S.O do cliente)…

mas seilá falarei de LayoutManagers aqui… veremos…

Porque usar Layout???

bom tutorial em português.

Para aprender, minha sugestão é seguir os seguintes passos:

1. Escreva uma tela na mão usando o GridBagLayout, é o menos estressante de todos para posicionar as coisas na tela, pois trabalha com a idéia de células de uma tabela. Qualquer outro layout é terrível de arrumar na tela, quando se esta começando… e depois também… :lol:
  2. Eu também uso o Netbeans 3.6 que é muito bom para montar telas, e monta um código razoavelmente organizado, digamos que é o menos bagunçado de todos os IDEs para montar telas, melhor que JBuilder, Eclipse, etc… aliás, este negócio de plugins do Eclipse é muitas vezes um saco.
  3. Eu escrevi um componente SubMacro onde existe um módulo que lê um arquivo XML com os campos e algumas propriedades e gera telas tanto para a Web (SubMacroUtils) quanto para Swing (SubMacroForms). Se quiser, posso te mandar um exemplo para você ter uma idéia…

Eu também estou migrando de delphi para java, e o melhor que vc pode fazer é começar fazendo os formularios manualmente, para poder ter uma base bem formada,

Quando vc estiver trabalhando com JAVA, é interessante usar alguma IDE como NetBeans.