IDE ou Manualmente - Montagem de tela

Pessoal sou novato em java, venho de outras linguagem (delphi), e to tendo algumas dificuldades na parte de montagem de formularios, acho que estava acostumado com a IDE do delphi e isso ta dificultando no java

Me falaram que o eclipse tem um plugin VEP que é bom, gostaria de saber o que me recomendam… se seria melhor manualmente mesmo… e algo sobre layout no que andei lendo manualmente precisa muito disso, e opinioes de montagem de tela…

Eu acho que se eu tivesse um programa que me auxiliasse na parte grafica depois ficaria mais facil aprender… pq de comeco acho meio complicado aprender parte grafica… e a linguagem em si juntos…

O que vcs acham… opiniao sempre sao bem vindas.

Se é pra aprender sobre Swing e interfaces gráficas em geral é bom você fazer algumas na mão. Inclusive, mesmo com ferramentas vez ou outra é necessário editar alguma coisa na mão. Assim é sempre bom saber como se faz.
Mas para trabalho/produção é inviável fazer interfaces gráficas na mão. Ainda hoje estava fazendo uma janela com umas 30 caixas de texto cada uma com um label e por aí vai.
O Eclipse com VE é uma boa opção ( é a que eu uso), mas pra quem está começando pode ser mais fácil o NetBeans que lembra o Delphi em alguns aspectos.

usa o JBuilder Personal 9(é free) para montar a tela, ele e bem simples, e mais ou menos arrastar e soltar.

eu quando mexi com isso, usava o Netbeans e achava muito legal, só nao aconselho a usar o Layout NULL e sim usar os Layouts Managers que a linguagem te oferece.

Não necessariamente você precisa aprender os dois ao mesmo tempo, pode aprender os conceitos da linguagem sem usar parte gráfica :wink:

dsiviotti Me falaram que o VE é um pouco lento vc tbm acha isso:? teve um rapaz que me falou que era bobeira ter ele ja que por um botao demorava 20 segundos em media, o NetBeans baixei mas ainda nao consegui mexer.