Oi!
Preciso criar um aplicativo Java, que requer bastante interface gráfica. Mas, estou com dúvidas qual IDE utilizar: Eclipse ou Netbeans.
O problema é ter que posicionar os menus, janelas e etc na mão. O que faço ?
O Netbeans é horrível, pois, impede de você alterar o código que ele criou.
E vocês ? Quando precisa criar um projeto. Qual IDE vocês utiliza para desenvolver ? Vocês desenvolve tudo na mão mesmo ?
cara… eu gosto de fazer na mão… mais varia muito da necessidade tbm… se vc está com pressa… fazer na mão não eh uma boa escolha não…
o NetBeans tem esse problema mesmo… o código gerado por ele é um lixo… não gosto e não utilizo ele… embora seja uma boa alternativa quando se trata de aplicativos com muitos recursos gráficos… fica muito mais fácil, clica e arrasta… foras as funcionalidades da ferramente que facilita muito a vida do desenvolvedor…
particularmente, prefiro o eclipse…
e para treinar mesmo… utilizo o notepad++… tudo na unha!!
Vou ter que discordar da parte de que o netbeans impede de alterar o codigo que ele cria. Ele permite alterar absolutamente tudo. Até um tempo atras eu achava que ele bloqueava alguma coisa mais foi só questao de procurar ONDE ele permite alterar determinada configuracao. Nao sei como anda a ferramenta para gerar interface no Eclipse pq nunca precisei usa-la mas o Netbeans nunca me deixou na mao nisso. E o codigo que ele gera considero o mais obvio possivel.Diria até que essa historia de que ele gera codigo desnecessario é mito. O que o pessoal chama geralmente de “codigo lixo” é quando seta o layout de “desenho livre”. Mas tambem nao tem do que reclamar, o “desenho livre” na verdade usa o GroupLayout que foi desenvolvido justamente para ferramentas de construcao de interface e tem uma construcao confusa, mas por outro lado permite posicionar os elementos livremente. Nunca sequer olhei como ele funciona. Agora se voce setar um outro gerenciador mais conhecido como o Border ou o Flow vai ver que o codigo que a ferramenta gera é a mais obvia e logica possivel.
Bom, se vai haver muito recurso gráfico eu recomendo utilizar uma plataforma gratuita como o Netbeans ou o Eclipse, tanto para o desenvolvimento quanto para ser a base da sua aplicação, conhece IReport (Gerador de relatório)? O nucleo dele e a interface é a mesma do Netbeans.
Dá uma olhada no plugin WindowBuilder do Eclipse, ele permite desenvolver a UI em Swing e SWT (arquivo XML separado).
Ele implementa o SpringLayout que funciona bem parecido com gerenciador de layout do Visual Studio. O LayoutManager padrão do NetBeans dá muita dor de cabeça as vezes, ele vive bagunçando os controls toda hora, com o SpringLayout a coisa é mais suave.
Eu utilizo eclipse, tenho instalado nele o windowsBuilder e o visualEditor, embora o visualEditor é um projeto arquivado do windowsBuilder as vezes ele me ajuda bastante, Afinal vc pode editar o codigos gerados neles, prefira usa na mão mesmo kkk.
Odiei o net beans, porem isso é uma particularidade de cada um. Aconselho voce usar o eclipse (Utilizo o Indigo) com o window builder. O codigo nao sai tao sujo como no net beans, e é uma combinação perfeita, uma interface bem agradavel e facil.
uso assim: netbeans == desktop -> eclipse == web, pelo fato dos servidores qdo rodam no netbeans deixan o mesmo muito pesado e demorado…todos os códigos são editáveis no NB só procurar na parte gráfica q é onde se edita os códigos gerados pelo NB.
Cara, o melhor é mesmo o Eclipse. Para trabalhar com swing pode adicionar o jigloo e seja feliz.
Respeito muito o Netbeans pq foi a primeira IDE que utilizei, mas depois de passar a utilizar o Eclipse, não largo mais.
Só lembrando que também é possível usar o eclipse como plataforma…
Uso os dois, e apesar de ser mais lento o netbeans, e o eclipse mais rapido, tenho menos dor de cabeça com o netbeans, enfim se testar os dois terá sua própria opinião, o que recomento sempre…
Refletir e experimentar, usa esta tática, ao invés de me acomodar e aceitar as verdades dos outros, acho que é o melhor caminho.