[quote=denisspitfire]Tenho duas duvidas.
1 - quero construir um software que eu configure uma pasta X, e nesta pasta todo arquivo que eu arrastar para ele (uma janela simples), ele envie os arquivos arrastados para a pasta X.
2 - Não faço a minima ideia de como começar um game para android ou em java para desktop. Só quero fazer mesmo, sem fins lucrativos, uma especie de space invaders. Alguem tem um tutorial, dica, ou algo do genero? Vi alguns tutoriais mas … … enfim parece coisa do outro mundo. existe alguma apostila do estilo da caelum? Vi que na k19 esta saindo do forno uma apostila. Mas nao queria esperar…
Alguma sugestão de como começar o software 1 e como começar o jogo?
Dicas do tipo, voce pode usar isso isso e aquilo que fica mais facil, etc.
o software 1, é desktop!
vlw[/quote]
Amigo, não sei qual o seu conhecimento de programação, mas vou deixar alguns comentários aqui!
1 - A maior parte dos componentes possui um evento de drop, onde será possível capturar as informações do drag do arquivo arrastado. Estude drag & drop! Você pode fazer em swing ou swt…
Veja estes links, devem ajudar:
http://docs.oracle.com/javase/tutorial/uiswing/dnd/intro.html
Depois veja como tratar o arquivo.
2 - Acredito que fazer um game não seja uma coisa tão simples e trivial… conheço programadores que estão no mercado há muito tempo e não tem nem idéia como começar… Algumas dicas basicas de quando fiz meu primeiro game…
- Um game é basicamente um programa que fica em loop, executando uma série de “tarefas”, até que seja encerrado
- Dentre as tarefas, você precisa sempre estar lendo as entradas (por exemplo teclado) que vão definir o restante do comportamento do jogo, ou tarefas
- Com esta entrada você altera algumas variaveis do comportamento do jogo (lógica de programação)
- Na tarefa seguinte você manipula as saídas (desenhar o jogo na tela)
Veja este link:
http://obviam.net/index.php/a-very-basic-the-game-loop-for-android/
O primeiro jogo que fiz foi uma bolinha que passeava na tela e você tinha que acertar ela com uma base (base do antigo jogo bricks).
Primeiramente desenvolvi o desenho da bolinha estática.
Depois fiz a lógica que “movia” a bolinha pela tela.
Depois a lógica para tratar os cantos da tela.
Então coloquei o desenho da base.
Depois a lógica que corria o desenho da base baseado na entrada do teclado.
No final fiz o tratamento das colisões, para quando a base batesse na bolinha ela voltasse e contava ponto, e caso não batesse , o jogo acabava.
Acredito que começando por uma coisa simples, você vai entendendo como deve fazer para as coisas funcionarem e vai “complicando” devagar!
Embora space invaders seja relativamente simples (como o jogo da bolinha), tem muita gente que não tem nem noção como fazer…