Ideias de como começar um software

Tenho duas duvidas.
1 - quero construir um software que eu configure uma pasta X, e nesta pasta todo arquivo que eu arrastar para ele (uma janela simples), ele envie os arquivos arrastados para a pasta X.
2 - Não faço a minima ideia de como começar um game para android ou em java para desktop. Só quero fazer mesmo, sem fins lucrativos, uma especie de space invaders. Alguem tem um tutorial, dica, ou algo do genero? Vi alguns tutoriais mas … … enfim parece coisa do outro mundo. existe alguma apostila do estilo da caelum? Vi que na k19 esta saindo do forno uma apostila. Mas nao queria esperar…

Alguma sugestão de como começar o software 1 e como começar o jogo?
Dicas do tipo, voce pode usar isso isso e aquilo que fica mais facil, etc.

o software 1, é desktop!

vlw

Esse tutorial pode te ajudar na sua primeira ideia software, a principio também não faço ideia de como configurar essa pasta X para receber todos os arquivos que vc arrastar mas esse tutorial pode te auxiliar na transferência desses arquivos.

http://compmakeart.wordpress.com/2011/10/05/tutorial-escrevendo-seu-proprio-servidor-de-transferencia-arquivos-parte1/
http://compmakeart.wordpress.com/2011/10/05/tutorial-escrevendo-seu-proprio-servidor-de-transferencia-arquivos-parte2/

Boa sorte em seus projetos :smiley:

o primeiro é desktop mas vlw pela dica. Posso envia-lo para outra pasta com renameTo

Poderia ser apenas isso.

import javax.swing.JFrame;
import javax.swing.JTextArea;

public class Transferidor extends JFrame {

	private JTextArea texto = new JTextArea();

	public Transferidor() {
		// Define o título da janela
		super("Meu Notepad");
		this.montaJanela();
	}

	private void montaJanela() {
		this.getContentPane().add(texto);
	}

	public static void main(String[] args) {
		Transferidor janela = new Transferidor();
		janela.setSize(640, 480);
		janela.setVisible(true);
	}
}

Porém ao inves de ser uma area para escrever, eu quero uma area para arrastar arquivos, de fora para dentro do software e ele ir transferindo… como, se é por ftp, por renameTo(no caso de transferir para o proprio pc) não importa, eu só quero por enquanto colocar os arquivos la dentro, e se possivel ele aparecer os proprios icones dos mesmos, ou uma lista de nomes.
Alguem ja fez algo parecido?

Já viu este :arrow: http://www.cokeandcode.com/info/tut2d.html

:thumbup:

Pouts, até desanimei depois de ver esse código… será que precisa ser assim tao complicado?
http://iharder.sourceforge.net/current/java/filedrop/

Já viu este :arrow: http://www.cokeandcode.com/info/tut2d.html

:thumbup: [/quote]

VLW pela dica vou dar uma olhada mais tarde

[quote=denisspitfire]Tenho duas duvidas.
1 - quero construir um software que eu configure uma pasta X, e nesta pasta todo arquivo que eu arrastar para ele (uma janela simples), ele envie os arquivos arrastados para a pasta X.
2 - Não faço a minima ideia de como começar um game para android ou em java para desktop. Só quero fazer mesmo, sem fins lucrativos, uma especie de space invaders. Alguem tem um tutorial, dica, ou algo do genero? Vi alguns tutoriais mas … … enfim parece coisa do outro mundo. existe alguma apostila do estilo da caelum? Vi que na k19 esta saindo do forno uma apostila. Mas nao queria esperar…

Alguma sugestão de como começar o software 1 e como começar o jogo?
Dicas do tipo, voce pode usar isso isso e aquilo que fica mais facil, etc.

o software 1, é desktop!

vlw[/quote]

Amigo, não sei qual o seu conhecimento de programação, mas vou deixar alguns comentários aqui!

1 - A maior parte dos componentes possui um evento de drop, onde será possível capturar as informações do drag do arquivo arrastado. Estude drag & drop! Você pode fazer em swing ou swt…
Veja estes links, devem ajudar:
http://docs.oracle.com/javase/tutorial/uiswing/dnd/intro.html


Depois veja como tratar o arquivo.

2 - Acredito que fazer um game não seja uma coisa tão simples e trivial… conheço programadores que estão no mercado há muito tempo e não tem nem idéia como começar… Algumas dicas basicas de quando fiz meu primeiro game…

  • Um game é basicamente um programa que fica em loop, executando uma série de “tarefas”, até que seja encerrado
  • Dentre as tarefas, você precisa sempre estar lendo as entradas (por exemplo teclado) que vão definir o restante do comportamento do jogo, ou tarefas
  • Com esta entrada você altera algumas variaveis do comportamento do jogo (lógica de programação)
  • Na tarefa seguinte você manipula as saídas (desenhar o jogo na tela)

Veja este link:
http://obviam.net/index.php/a-very-basic-the-game-loop-for-android/

O primeiro jogo que fiz foi uma bolinha que passeava na tela e você tinha que acertar ela com uma base (base do antigo jogo bricks).
Primeiramente desenvolvi o desenho da bolinha estática.
Depois fiz a lógica que “movia” a bolinha pela tela.
Depois a lógica para tratar os cantos da tela.
Então coloquei o desenho da base.
Depois a lógica que corria o desenho da base baseado na entrada do teclado.
No final fiz o tratamento das colisões, para quando a base batesse na bolinha ela voltasse e contava ponto, e caso não batesse , o jogo acabava.

Acredito que começando por uma coisa simples, você vai entendendo como deve fazer para as coisas funcionarem e vai “complicando” devagar!

Embora space invaders seja relativamente simples (como o jogo da bolinha), tem muita gente que não tem nem noção como fazer…

vlw pessoal, consegui aqui o “transferidor” de arquivos. só falta alguns ajustes e ja termino. Depois darei uma olhada nesse jogo