Estou desenvolvendo um projetinho pessoal e preciso ler e identificar a sintax Java, quer dizer, tenho que ler um código Java e extrair dele a classe, nome da classe, os metodos e etc, como uma IDE.
O meu objetivo mesmo é mais uma das minhas ideas mirabolantes.
A um tempo atrás eu havia aberto um post sobre uma biblioteca javascript que estou desenvolvendo.
Ai um dia desses conversando com um colega ele me jogou a idea de “Hey! por que você não cria uma paginazinha em que você manda o seu codigo Java e ele te retorna o .class ou um .jar executavel”.
Então, pensando nisso e com a minha biblioteca na mão me veio como um murro no queixo a idea: “Ow! Por que você não desenvolve uma mini-IDE baseada em javascript para fazer a interface e um servlet para compilar o codigo”.
A idea é mandar para o Servlet compilar apenas.
Eu vou precisar analizar a classe para poder criar no javascript recursos como refactor, syntax coloring e auto-complete.
Hum… Javascript é um pouco lerdinho para essas coisas. Você pode comprovar isso com o script de “syntax coloring” usado no GUJ; se você postar um programa um pouquinho grande (digamos 500 linhas), o browser começa a reclamar que “o código está demorando muito para executar, quer continuar?” ou coisa parecida. Imagine fazer refactoring.
Definitivamente não é tão rapido… mas tambem acho que não custa tentar fazer e ver no que da.
Se seguir as boas praticas de desenvolvimente com Javascript, é possivel optimizar bem o código, sem falar que o FireFox e o Chrome transformam javascript e linguagem de maquina, oque acelera bastante o processo.