If como posso fazer uma certa condição!?

Bom pessoal o caso e assim tenho um int no banco q representa o mes:
entaum faço um select nele para buscar o campo mes:

entaum eu do um get nele para um int(axo q talvez seja por isso q n consiga fazer uma condição):

bom seria logo em seguida q eu colocaria a condição!! mas n sei como a fazer, tipo eu gostaira de saber se akele mes ja existe

eu tenho 2 Strings

uma e a linha = br.linha q pega o conteudo do buffer para ler linha a linha ea outra e um array de strings a String dados[] = linha.split(";");
que serve para colocar o “;” entre os dados pois bem eu gostaria de impor uma condição que lesse o mes do banco e comparasse com o ultimo dado da linha q no caso ser o mes no CSV e entaum se fosse igual daira uma msg dizendo que n e possivel fazer o insert dos dados
caso contrario ele faria o insert no banco!!!

Aleguem saberia me dizer como faço essa condição!! e q estou começando a trabalhar com arquivos CSV agora e antes nunca tinha trabalhado com eles entaum por isso me surgi varias duvidas qnto a isso!!!
Valew galera!!!

Não seria mais facil assim?

[code]int mesCSV = 10; //ler do arquivo

PreparedStatement stmt = conexao.prepareStatement("select mes from custos where mes=?");

stmt.setInt(1, mesCSV);

ResultSet res = stmt.executeQuery();

if(res.first()){
System.out.println("Mês já cadastrado");
}else{
//inserir
}[/code]

claro mas este first ele serve para que no caso??
e pq vc esta dizendo q o valor de “mesCSV = 10” ???

pq tipo a duvida q me aflinge n e ele pegar os dados no banco e sim conseguir comparar com o campo 6 do CSV onde ele fara esta busca no CSV?? e tipo este first() serve para comparar se o do CSV n e igual ao do banco???