If como posso fazer uma certa condição!?

Bom pessoal o caso e assim tenho um int no banco q representa o mes:
entaum faço um select nele para buscar o campo mes:

entaum eu do um get nele para um int(axo q talvez seja por isso q n consiga fazer uma condição):

bom seria logo em seguida q eu colocaria a condição!! mas n sei como a fazer, tipo eu gostaira de saber se akele mes ja existe

eu tenho 2 Strings

uma e a linha = br.linha q pega o conteudo do buffer para ler linha a linha ea outra e um array de strings a String dados[] = linha.split(";");
que serve para colocar o “;” entre os dados pois bem eu gostaria de impor uma condição que lesse o mes do banco e comparasse com o ultimo dado da linha q no caso ser o mes no CSV e entaum se fosse igual daira uma msg dizendo que n e possivel fazer o insert dos dados
caso contrario ele faria o insert no banco!!!

Aleguem saberia me dizer como faço essa condição!! e q estou começando a trabalhar com arquivos CSV agora e antes nunca tinha trabalhado com eles entaum por isso me surgi varias duvidas qnto a isso!!!
Valew galera!!!

Não seria mais facil assim?

[code]int mesCSV = 10; //ler do arquivo

PreparedStatement stmt = conexao.prepareStatement("select mes from custos where mes=?");

stmt.setInt(1, mesCSV);

ResultSet res = stmt.executeQuery();

if(res.first()){
System.out.println("Mês já cadastrado");
}else{
//inserir
}[/code]

claro mas este first ele serve para que no caso??
e pq vc esta dizendo q o valor de “mesCSV = 10” ???

pq tipo a duvida q me aflinge n e ele pegar os dados no banco e sim conseguir comparar com o campo 6 do CSV onde ele fara esta busca no CSV?? e tipo este first() serve para comparar se o do CSV n e igual ao do banco???

desculpe jair talvez eu n tenha esplicado bem!!! tipo eu irei usar o mes como parametro para saber se o arquivo inteiro CSV sera ou naum inserido no banco entende ele ira no banco buscara os meses e tera de ver no arquivo csv se o mes q ele esta trazendo n e o mesmo pq se for os dados do arquivo serão os mesmos então se for ele n ira fazer a inserção caso contrario sim!!

O codigo que eu mandei aí é o seguinte, esse mesCSV é o mês que está no arquivo, coloquei como 10, mas na realidade ele vem do arquivo, aí você faz um select no banco pegando todos os registros que tem aquele mesmo, se res.first() retornar true, é porque tem algum registro, se retornar false é porque não tem nenhum registro com esse mês no banco, aí você pode inserir os dados…

sim sim jair ja ja entendi tudo mas o problema ainda fica por conta da minah incapacidade de percorrer o arquivo csv e axar o dado q qro como eu poderia fazer esta busca la e pegar justamente o mes 6 sendo q ele se encontra apos o quarto “;” ???
e dpois disso sim poder se impor a condição!!!

Não entendi, como você está lendo isso aí?

leio assim:

era isso??

so q isso serve para inserir neh mas so para ler e comparar eu n sei como se faz!!!

E onde está o mês nesses dados aí?

cara o mes eu to inserindo com o stm.setInt ali mas n entendi bem a sua pergunta eu axo!!!

Tá, mas qual é o problema de você pegar esse mês e fazer um select no banco pra ver se ele existe?

cara valew graças a vc e outros usuarios ja aprendi a fazer era so fazer um stm.setInt(1, Integer.parseInt(dados[5]);

ou seja so passar o dado no array pra ele ver onde se encontrava e depois fazer o rs.first q vc me passo e pronto!! valew mesmo veio!!!
um abração!!!