If else Java

Pessoal boa noite quero fazer uma validação antes de eu inserir o registro no banco de dados, em que queria pegar todos os registros da tabela chamadas, e fazer uma verificação em que pego o nome que o usuário vai digitar e comparar com a coluna em que está todos os registros do nome dos usuários se estiver o nome que o Usuário digitou igual ao registro já existente ele registrar senão ele opera outro tipo de registro.Mas essa validação não está funcionando, eu debuguei o código mas ele nem entra na parte do if e else, irei postar meu codigo para vcs verem.

try {
String sql=“SELECT * FROM tb_chamadas”;

Statement statement = con.createStatement();     

ResultSet rs = statement.executeQuery(sql);

while(rs.next()){
            String nome=txtNome.getText(); 
          if(rs.getString("cha_nome").equals(nome)){

Chamadas1 cha = montaChamadaIguais();
     String resp2 = new ChamadasDAO().cadastrarChamadaIguais(cha);
     JOptionPane.showMessageDialog(null, resp2);
     mostrarChamadas();

}
          else{

Chamadas1 cha = montaChamada();
     String resp2 = new ChamadasDAO().cadastrarChamada(cha);
     mostrarChamadas();
      txtNome.setText("");

}

}

} catch (Exception e) {
        JOptionPane.showMessageDialog(null, "Erro"+e);
    }

}                    
identar texto pre-formatado em 4 espaços

Cara, não sei se entendi oque vc quis dizer. Se vc quer que o registro seja único no banco, isso se chama RESTRIÇÃO DE UNICIDADE que por acaso os bancos já implementam. Basta vc definir a(s) coluna(s) como única. No PostgreSql vc cria uma Constraint do tipo Unique
Com isso o banco faz todo trabalho pra ti.

obrigado por responder Rodrigo, resumindo quero comparar o dado que o usuario vai digitar com os dados salvos em uma coluna do banco de dados

Se você criar uma restrição no banco como o @Rodrigo_Void sugeriu, ao tentar incluir uma informação duplicada (por exemplo, 2 CPF’s iguais numa tabela de pessoa física), o banco de dados disparará um erro e não inserirá o registro. O Java pode capturar esse erro através de uma exceção e você pode capturar essa exceção no seu código.

Se não quiser usar esse recurso, você pode executar uma consulta normalmente para ver se já existe ou não o registro. Ao invés de buscar todos os registros e comparar no Java, faça a comparação direto na consulta. Algo como:

String sql="SELECT * FROM tb_chamadas where cha_nome = ?";

Abraço.