Ignorar *.jar não utilizados pelo projeto

3 respostas
L

Bom dia, tenho uma dúvida que julgo ser básica, mas que me surgiu estes dias e não fui feliz na primeira googlada. Eu utilizo o Netbeans (7.3) para fazer meus projetos em java. Qdo crio projeto, adicionao à ele as bibliotecas (jar) que irei utilizar. Porém, sabe-se que alguns arquivos jar’s que estão na biblioteca não serão utilizados pelo projeto, porém quando eu fizer o deploy, estes arquivos serão distribuídos junto ao meu projeto.

Isto procede ou o netbeans irá ignorar automaticamente os que não são usados? Ou existe uma forma de fazer isto (Ignorar jar que não são utilizados)?

Se alguém puder me ajudar, ficarei grato, obrigado!

3 Respostas

C

Até onde eu sei não existe nenhum mecanismo no NetBeans que faça isso.

Por questões de boas práticas, coloque no seu projeto somente os Jar’s que realmente são necessários para a aplicação.

L

Olá Carlos, obrigado pela resposta.

Mas e aí? Como ter certeza qual jar é necessário? A essência da minha dúvida é exatamente esta… Como saber se uma jar pode ser ignorada ou não.

Ataxexe

libajunior:
[…]
Qdo crio projeto, adicionao à ele as bibliotecas (jar) que irei utilizar. Porém, sabe-se que alguns arquivos jar’s que estão na biblioteca não serão utilizados pelo projeto

[…]

Mas e aí? Como ter certeza qual jar é necessário? A essência da minha dúvida é exatamente esta… Como saber se uma jar pode ser ignorada ou não.

Você não sabe o que faz aquilo que você mesmo colocou no projeto? Já começou o projeto da forma errada.

Eu já tive que “limpar” um projeto assim e, no meu caso, precisei fazer análises no código pra ver se o que a biblioteca provia era realmente utilizado. Remover uma biblioteca do classpath pode ajudar a dizer se ela é usada diretamente (caso acuse erro de compilação), se não der erro de compilação ela pode ser usada diretamente (um provedor de cache pro Hibernate ou um driver JDBC, por exemplo) e você terá que analisar o código pra ter certeza.

Criado 14 de agosto de 2013
Ultima resposta 14 de ago. de 2013
Respostas 3
Participantes 3