Ignorar *.jar não utilizados pelo projeto

Bom dia, tenho uma dúvida que julgo ser básica, mas que me surgiu estes dias e não fui feliz na primeira googlada. Eu utilizo o Netbeans (7.3) para fazer meus projetos em java. Qdo crio projeto, adicionao à ele as bibliotecas (jar) que irei utilizar. Porém, sabe-se que alguns arquivos jar’s que estão na biblioteca não serão utilizados pelo projeto, porém quando eu fizer o deploy, estes arquivos serão distribuídos junto ao meu projeto.

Isto procede ou o netbeans irá ignorar automaticamente os que não são usados? Ou existe uma forma de fazer isto (Ignorar jar que não são utilizados)?

Se alguém puder me ajudar, ficarei grato, obrigado!

Até onde eu sei não existe nenhum mecanismo no NetBeans que faça isso.

Por questões de boas práticas, coloque no seu projeto somente os Jar’s que realmente são necessários para a aplicação.

Olá Carlos, obrigado pela resposta.

Mas e aí? Como ter certeza qual jar é necessário? A essência da minha dúvida é exatamente esta… Como saber se uma jar pode ser ignorada ou não.

[quote=libajunior][…]
Qdo crio projeto, adicionao à ele as bibliotecas (jar) que irei utilizar. Porém, sabe-se que alguns arquivos jar’s que estão na biblioteca não serão utilizados pelo projeto

[…]

Mas e aí? Como ter certeza qual jar é necessário? A essência da minha dúvida é exatamente esta… Como saber se uma jar pode ser ignorada ou não.

[/quote]

Você não sabe o que faz aquilo que você mesmo colocou no projeto? Já começou o projeto da forma errada.

Eu já tive que “limpar” um projeto assim e, no meu caso, precisei fazer análises no código pra ver se o que a biblioteca provia era realmente utilizado. Remover uma biblioteca do classpath pode ajudar a dizer se ela é usada diretamente (caso acuse erro de compilação), se não der erro de compilação ela pode ser usada diretamente (um provedor de cache pro Hibernate ou um driver JDBC, por exemplo) e você terá que analisar o código pra ter certeza.