Imagem como um botao nao canvas

e ai senhores blz?

queria sabe como que eu faco pra uma imagem assumir a funcao de botao, pois preciso de um menu estilo celular mesmo,
mas nao estou conseguindo com que eles tenha funcoes, segue um pedaco do codigo

public class MenuCanvas extends Canvas implements CommandListener {
    ImageItem imageItem1;

    Image image1;
    Image image2;
    Image image3;
    Image image4;
    Image image5;
    Image image6;
    Image image7;
    Image image8;
    Image image9;
    Image image10;
    Image image11;
    Image image12;


    int i=0;
    


    public MenuCanvas() {
        try {
            image1 = image1.createImage("/select.png");
            image2 = image2.createImage("/select.png");
            image3 = image3.createImage("/select.png");
            image4 = image4.createImage("/select.png");
            image5 = image5.createImage("/select.png");
            image6 = image6.createImage("/select.png");
            image7 = image7.createImage("/pessoa.png");
            image8 = image8.createImage("/pessoa.png");
            image9 = image9.createImage("/pessoa.png");
            image10 = image10.createImage("/pessoa.png");
            image11 = image11.createImage("/pessoa.png");
            image12 = image12.createImage("/pessoa.png");
        } catch (IOException ex) {
        }
    }


    public void paint(Graphics meuGrafico) {
       meuGrafico.drawImage(image1, 5, 10, Graphics.LEFT | Graphics.TOP );
       meuGrafico.drawImage(image2, (int) 62.5, 10, Graphics.LEFT | Graphics.TOP);
       meuGrafico.drawImage(image2, 120, 10, Graphics.LEFT | Graphics.TOP);
       meuGrafico.drawImage(image4, 5, 65, Graphics.LEFT | Graphics.TOP);
       meuGrafico.drawImage(image5, (int) 62.5, 65,  Graphics.LEFT | Graphics.TOP);
       meuGrafico.drawImage(image6, 120, 65, Graphics.LEFT | Graphics.TOP);
       meuGrafico.drawImage(image7, 5, 120, Graphics.LEFT | Graphics.TOP);
       meuGrafico.drawImage(image8, (int) 62.5, 120, Graphics.LEFT | Graphics.TOP);
       meuGrafico.drawImage(image9, 120, 120, Graphics.LEFT | Graphics.TOP);
       meuGrafico.drawImage(image10, 5, 160, Graphics.LEFT | Graphics.TOP);
       meuGrafico.drawImage(image11, (int) 62.5, 160, Graphics.LEFT | Graphics.TOP);
       meuGrafico.drawImage(image12, 120, 160, Graphics.LEFT | Graphics.TOP);
       
    }

as imagens ja estao aparecendo na tela belezinha

O teu problema é de lógica…faltou-lhe pensar logicamente…

Vamos lá:

Se vc tem as coordenadas do botão, concorda que basta vc saber que um clique ocorreu dentro das coordenadas para que vc considere isto como um pressionamento ?

Então faltou vc fazer o resto, que é estudar a classe Canvas e ver qual método te retorna as coordenadas onde o usuário clicou. Vc tratando esta notificação, poderá calcular qual botão possui as coordenadas e a partir daí chamar a rotina apropriada para o botão.

blz, ja vi alguns tutoriais falando disso

mas ai eu te faco uma pergunta, pra mim testar isso e so no celular mesmo?
pq aquele teste que o netbeans gera nao tem a funcao touch, entendeu?

como que eu faco com isso?

Vc habilita o emulador WTK que está embutido no netbeans editando um arquivo de configuração para habilitar a função touch.

Vá no diretório de instalação do WTK e entre nas pastas:

wtklib\devices\DefaultColorPhone (Este cel é o que eu uso)

Edite o arquivo DefaultColorPhone.properties e mude o parâmetro touch_screen para true.

boone, mas o que eu acho falando de canvas ta muito pouco e dificil pra entender

vc teria alguma coisa a respeito disso pra estudo?

vlw!!!

[quote=pauloarlobo]boone, mas o que eu acho falando de canvas ta muito pouco e dificil pra entender

vc teria alguma coisa a respeito disso pra estudo?

vlw!!![/quote]

Claro amigo, pegue aqui alguns links do meu bookmark

Boone ja olhei em tudo que é canto

blz, as coordenadas estao la, mas como eu posso dar uma funcao nessa coordenada?