Imagens

estou fazendo um jogo mas preciso colocar algumas imagens por JFrame como eu faço isso??

aqui no forum só vi apicando em background mas não consegui usa pra colocar em componentes

.Como eu ponho imagens?
.Como eu ponho a localização exata?

Você pode criar JLabels (javax.swing.JLabel) que exibem mensagens…Dê uma olhadinha na API do Java…

Quanto à posicionar os componentes, pode-se utilizar o método
setBounds(int x, int y, int largura, int altura)
Qualquer classe que extenda JComponent responde à esse método…Novamente, dê uma olhada na API…

Espero ter ajudado…

A maneira mais simples de fazer isso é sobrescrever o método paintComponent do JFrame ou do seu JApplet. Mas isso não dá resultados assim tão excepcionais. Para jogos, que a taxa de pintura é muito alta, use o recurso de Double Buffering e Page Flipping, como descrito nesse tópico.

Depois, use o objeto Graphics para pintar as imagens diretamente. Basicamente, você vai fazer algo do tipo:

[code]public void paintComponent(Graphics g) {
//Primeiramente, copiamos o contexto gráfico, para
//não alterar o contexto original.
Graphics2D g2d = (Graphics2D) g.create();

//Pintamos a imagem em x=100, y=50
g2d.drawImage(100, 50, suaImagem); 
... 

//Eliminamos a nossa cópia do contexto gráfico.
g2d.dispose(); //Liberamos o contexto gráfico.

}
[/code]
Sugestão: Dê uma lida nos primeiros capítulos do livro Killer Game Proggraming in Java, disponível aqui no site oficial. Também leia o Javadoc da classe Graphics2D e BufferedImage. Não deixe de ler esse guia completo da API java 2D no site da própria Sun.

Você também pode dar uma olhada nos fontes do jogo que eu fiz, o Vikanoid, que estão disponíveis neste tópico.

No mais, dê também uma conferida nos tutoriais do Coke and Code, em especial o do Space Invaders.

Vini Vlw mesmo vou dar uma estudada nisso tudo e é JFrame é desktop meu projeto

Nesse caso, dê uma estudada para adicionar suporte full screen no seu jogo. Não é assim tão mais difícil e dá um aspecto muito legal.

Dá uma olhada no Vikanoid na classe ScreenManager. :wink:

Fera seu joguinho

e do que vc me passo não intendi quase nada a não ser que eu vá fazer um Applet pq isso eu consigo =/
qual a classe que vc usa pra ler imagens?

Alias o meu joguihno é online^^
e outra coisa aproveitando as duvidas
como eu faço uma área de text não editavel tipo quando o usuario for recebendo mensagems ir aumentando mas só mostrar

Use a classe ImageIO para carregar as imagens.

No meu jogo, há um projeto chamado JGF, onde eu coloquei lá uma classe para ler imagens. Nessa classe, você passar um arquivo xml e ela carrega as imagens automaticamente.

Você também pode especificar algumas transformações no xml, como por exemplo, dar um flip na imagem durante o carregamento (assim não precisa ter 2 imagens, caso um bonequinho vá para a esquerda e para direita, isso torna a carga do applet mais rápida).

Quanto ao texto, acho que o ideal é usar o método drawString, também do objeto graphics. Em jogos, embora seja possível, geralmente usa-se muito pouco dos componentes do swing mesmo. A menos que você esteja fazendo algo relativamente estático, como xadrez, jogo da velha, jogos de cartas ou damas.

Que tipo de jogo é o seu? O que você pretende desenvolver?

Agora meu projeto(começei a pouco tempo) está apenas em ter as classes personagens items e e algumas coisas por enquanto só faço ações por JButtons e quero adicionar imagens pra itens coisas assim
é uma aplicação Desktop
e mais pra frente vou desenhar algo como um mapa que daria pra andar nele entende?

Alias pretendo continuar com desktop^^

Consulte o fórum de java desse site também:
http://www.pdj.com.br

Seu jogo será 2D ou 3D?

Se for 2D, procure sobre “Tile Based Games”. Provavelmente já vai te quebrar um galhão. Independente se o seu jogo é 2D ou 3D, para jogos em Desktop, o livro Killer é um ótimo material. Se você nunca mexeu com jogos, veja o tutorial do Space Invaders do Coke and Code.

Uma alternativa também seria manter a interface gráfica em janelas e sobrescrever o método paintComponent do JPanel. Assim, você ainda fica com componentes do Swing (botões, labels, etc) ao redor da área onde o jogo realmente acontece.

o Coke and Code ta dando erro no meu navegador e vou ver os tutoriais nunca mexi com jogos e meu jogo pretendo fazer em 2D, eu acho que pra um jogo ser bom precisa mais é de história não graficos

Eu corrigi o link. Era .com só, não .com.br

como faço imagens sem o espaço branco dos lados pra naun fica uma coisa “manchando” meu background?^^

Crie a imagem como um png de fundo transparente, ao invés de fundo branco.

Para trocar o fundo de uma imagem de uma cor para transparente no Photoshop, abra a imagem, converta ela para Indexed Color, e depois remova a cor branca na color table. Depois, salve-a como png.

Onrigado usei o Publisher e só passei pra transparente muito obrigado agora em breve lanço o jogo
e o tutorial do Coke and Code é muito bom(eu acho) pra java2D