Estou estudando mais a fundo (leia-se “botando a mão na massa”) com Hibernate e Spring. Lendo a referência e os artigos recomendados acabei chegando num chamado “The Object-Relational Impedance Mismatch”. Ok, entendi perfeitamente o artigo (na verdade uma introdução para um capítulo de um livro, Agile DBA).
Mas confesso que fiquei um pouco “no ar” com o termo “impedance” (impedância) no contexto. Conheço o termo da eletrônica, mas não achei uma tradução para o termo.
Alguém teria uma melhor definição pt_BR do termo “Impedance Mismatch”?
O termo de eletrônica para a expressão antônima (impedance matching) é “casamento de impedância”. Mas para este caso não sei se é “descasamento de impedâncias”.
Pergunta - você quer deixar em jargão de eletrônica mesmo, ou você quer traduzir eliminando a referência à linguagem de eletrônica?
Impedance is the resistance of a system to a power source; (Impedância é a resistência de um sistema à uma fonte de energia).
Então vou assumir que “Object-Relational Impedance Mismatch” é o “conflito de impedância no mapeamento objeto-relacional” ou a “resistência (diferença técnica) sutil entre modelos objeto-relacionais”. De acordo com o artigo, faz sentido.
“Impedance mismatch” no caso Mapeamento Objeto/Relacional seria algo como tentar encaixar um pino redondo num buraco quadrado (lembram-se do filme Apolo 13? Era exatamente esse problema que eles tinham de resolver no espaço).
Então é algo como um problema de adaptação.