Implantar sistema com MySql

e ae gente blz?

Gostaria de saber como implantar meu sistema em uma pequena empresa, estou terminando ele porém não tenho ideia de como fazer a implantação, distribuir na rede, instalar no servidor essas coisas estou usando MySql.
Pode ser uma dúvida ridícula, porém realmente não tenho ideia de como fazer =/ me sinto frustrado …

desde já agradeço
Obrigado à todos

Além do MySQL, é necessário você falar tudo que está usando.

Entao cara, eu ainda nao sou programador Java mas acho que posso pelo menos te dar uma luz sobre como comecar.
1 - Voce vai precisar de uma maquina para ser o seu servidor de banco de dados (MySql). E fazer a chamada a esse servidor via IP ou pelo nome da maquina na rede. Exemplo host: 192.168.1.100 ou simplesmente Servidor.
2 - Sobre a aplicacao propriamente dita, se voce for usar Java Web entao voce tambem vai precisar de um servidor web (Tomcat), que tambem pode ser instalado na mesma maquina que servirá o MySql. Dai os usuarios so precisarão de um navegador web (IE, Chrome, Firefox, etc).
3 - Se for java pra Desktop, aí eu ficarei te devendo meu garoto… :slight_smile: mas tem muito fera aqui no forum que com certeza irao te ajudar rapidao.

Bom, espero que pelo menos tenha te dado uma ideia inical da coisa.
Um abraco
Juliano

Estou usando Mysql e NetBeans

segue algumas fotos

http://sphotos-b.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-ash3/67900_592504307443086_404926419_n.jpg

http://sphotos-f.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-prn1/542531_599896343370549_2088685329_n.jpg

http://sphotos-g.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-ash3/46786_594713290555521_1134801928_n.jpg

Para eu fazer a implantação preciso mudar a classe que faz a conexão com o banco? colocando o ip do servidor ao invés do localhost? e a aplicação é só distribuir o .jar?

desde já agradeço
Obrigado a todos.

Na realidade, na classe de conexao com o servidor, voce so precisa informar o endereco do servidor mysql, porta, etc. Localhost é sua maquina local e se voce usar este endereco outras maquinas nao poderao acessar os dados.
Com relacao a distribuicao da aplicacao, aí eu realmente ja nao poderei te ajudar… pelo menos por agora. Como eu disse, ainda nao estou programando em Java.
Um abraco

Olá xDenTim,
Não sei ao certo se entendi sua dúvida, mas vamos lá.
Se o objetivo de sua aplicação é para distribuição ou de instalação em outro computador, seria interessante você criar uma classe com a opção de inserir os dados de conexão com o banco de dados como senha, login, url e driver e gravar isso num arquivo de inicialização (properties). Dessa forma, você poderá ter flexibilidade numa alteração de senha ou instalação em outras máquinas. Sendo assim, os parâmetros de conexão com o banco de dados não estão fixos na classe.
Para iniciar o sistema é só recuperar esses parâmetros.
Em relação a distribuição o .jar é suficiente.
Mas diga melhor a finalidade de sua aplicação assim fica mais claro para que possamos ajudar.

então a aplicação é para uma pequena empresa que eu trabalho como estoquista, ai vi a possibilidade de mostrar meus conhecimentos como programador desenvolvendo o sistema.

A rotina dele é compra e venda, e também tem uma frente de caixa, no momento precisamos do controle de estoque e a parte de vendas, o financeiro eu posso implantar depois

Blz entendi.
Mesmo que tenha alguns módulos que irá implementar depois o importe é que seu projeto nasça correto porque depois será mais trabalhoso corrigir seu próprio Código.
1 - Para parte de Banco de Dados eu no seu lugar criaria uma interface onde o administrador desse sistema possa atribuir as configurações do Banco de Dados e salvá-las num arquivo properties. Veja anexo o exemplo de uma tela que desenvolvi que tem essa finalidade.
Dessa forma você não precisará se preocupar com a manutenção do banco de Dados, transferindo essa responsabilidade para seu Administrador. Basta apenas escrever corretamente a classe de conexão e um abraço.
2 - Por exemplo, percebi que seu sistema possui ou irá possuir frente de caixa, finanças entre outras informações que precisam ter acesso restrito. Não sei quantos usuários seu sistema terá, mais caso não esteja prevendo seria interessante um módulo para cadastro e manutenção desses usuários onde esses teriam acessos específicos a cada módulo conforme regra defina pelo Administrador.
3 ? Fazendo tudo certo a parte de gerar um .jar ou .exe é fácil, mesmo que você tenha que instalar na rede.
Se desejar que eu o ajude nessa etapa é só dizer, não tenho muito tempo… mas já passei por esse problemas que você está no momento e deve dar certo.
Boa Sorte!
Abraços.

Muito obrigado pela força SteveVai

vou tentar fazer algo parecido, não parece algo difícil, outra coisa, como funciona a instalação do banco ? é só no servidor? e para atualizar o sistema depois é só trocar o .jar?

desculpe estar sendo chato =/ mais é que tenho muitas dúvidas nessa parte, não manjo muito sobre redes só o básico mesmo.

Cara esquenta não… temos que nos ajudar.
Vamos vamos lá.
Sobre as dicas dadas não é muito difícil o problema é que tem muitos detalhes que vamos percebendo aos poucos durante a criação e principalmente na fase de testes. A mediada que você for construindo posso ajuda-lo.

Sobre o banco de dados não necessariamente você terá que instalar no servidor. Como disse antes depende muito da utilização do seu sistema. Por exemplo, caso seu sistema seja utilizado apenas em um computador, porque um servidor só para armazenar o banco de dados? Não existe problema algum instalar o “jar” e o banco de dados na mesma máquina. Essa decisão você terá que perceber.
Percebo que sua preocupação está voltada muito se o seu programa irá conseguir se comunicar com o banco de dados instalado em em outra máquina.
Isso é tranquilo se o servidor que estará instalado o banco estiver mapeado em na máquina que rodará o jar, você não terá problema algum.
Basta você informar na estrutura da URL o endereço do servidor:
Ex.:
final String URL = “jdbc:mysql://localhost:3306/mysql”;
onde temos:
1 - “jdbc:mysql” = (padrão para o MySQL);
2 - localhost = endereço onde o banco está localizado. Trata-se em que a fonte de dados está localizada. Quando o arquivo é local, o endereço não é obrigatório. Normalmente o caminho inclui nome de servidores, como, por exemplo, //localhost ou //servidor-da-empresa.
3 - 3306 = Porta de comunicação do MySQL;
4 - MySQL = Nome do Banco de Dados.

Espero que isso ajude.

Abraços

Então, estou com mais outra dúvida como em relação a configuração do servidor, o sistema que eu estou desenvolvendo vai ser acessado por uns 20 computadores qual a configuração do servidor ?