Implantar software

Ola,
Gostaria de saber como se faz a implantação de um software depois do código e tabelas no banco estarem prontos?
e como alterar depois da instalação?

Obrigada =)

[quote]Gostaria de saber como se faz a implantação de um software depois do código e tabelas no banco estarem prontos?
e como alterar depois da instalação? [/quote]

mt vago.

é uma aplicação web?
quais as politicas de implantação do sistema na empresa?
a implantação será em uma empresa?

att,

oi,

é uma aplicação desktop
é em uma escola na verdade não há politicas relacionadas a isto
ah e eu sou estagiaria eu estou trabalhando sozinha mas nunca tinha desenvolvido antes entao tenho muitas duvidas

Obrigada

EU aconselho vc montar um planinho para implantar em produção, por exemplo:

existe um servidor p/ banco de dados ou ele é local?
sua aplicação será instalada em quantos pcs ?
quem pode instalar sua aplicação?
sua aplicação tem licença?
quem realizará a instalação?
vc já fez o deploy do seu app,exportou o jar executável ou coisa do tipo?
tem treinamento?

acho q respondendo perguntinhas desse tipo vc consegue tomar uma direção.

espero ter ajudado e boa sorte! ^^

att,

ajudou sim !!
vi q ainda não tenho a resposta para todas estas perguntas…

obrigada

tenho uma duvida relacionada a isso…
Digamos que o banco de dados esta em operação neste momento… como altera-lo sem dar problemas no sistema? Ter dois bancos para um ir guardando um certo backup? tipo… sei la… um try ( conectar banco) catch( se nao conseguir… conecta nesse ) dai depois das alterações pega tudo oque foi incluso no 2 e coloca no primeiro?
tem maneira melhor? imagino tipo… um banco gigante… ficar fazendo isso seria meio estranho… e ai como seria melhor fazer?

Alterar o banco é perfeitamento possível, o problema é não quebrar a aplicação, ou pior ainda, “estragar” os dados já existentes no banco.

+1

o q eu vejo ser feito mts vezes é escolher um horário q os acessos sejam quase nulos e realizar td a implantação.

se bem q deve ter algumas maneiras de se fazer isso de forma transparente, talvez utilizando um cluster eu acho.

att,

mas como iria migrar a mudança? Digamos que seja um banco! não tem acesso que não é importante… em determinada hora do dia…

Cara, certas mudanças são “trash” mesmo. Mudança de banco principalmente.
Aqui, temos um servidor de homolagação - a maioria das empresa de desenvolvimento possui um - e quando fazemos uma mudança significativa, jogamos neste servidor e testamos, como se fosse em produção. Quando estiver testada e OK, temos que avisar para produção que o sistema será parado por meia-hora em média. Substituímos a versão, e pronto.

Isso pode ser feito tanto pra banco quanto para aplicação, ou ambos. Se você quer ver se as mudanças que você fará no banco vão quebrar o banco, faça uma cópia da produção para a homologação, teste as mudanças e depois faça em produção.

[quote=xdraculax]Cara, certas mudanças são “trash” mesmo. Mudança de banco principalmente.
Aqui, temos um servidor de homolagação - a maioria das empresa de desenvolvimento possui um - e quando fazemos uma mudança significativa, jogamos neste servidor e testamos, como se fosse em produção. Quando estiver testada e OK, temos que avisar para produção que o sistema será parado por meia-hora em média. Substituímos a versão, e pronto.

Isso pode ser feito tanto pra banco quanto para aplicação, ou ambos. Se você quer ver se as mudanças que você fará no banco vão quebrar o banco, faça uma cópia da produção para a homologação, teste as mudanças e depois faça em produção. [/quote]

Realmente, algumas mudanças requer muito trabalho e principalmente atenção. A principio não existe uma regra para todas as situações, cada uma delas irá exigir uma estrategia especifica. Para os casos mais críticos existe uma coisa chamada plano de contigencia, é o esquema a ser aplicado para quando algo der errado na implantação, o objetivo é fazer com que as coisas fiquem exatamente como era antes do início da implantação.

Implantação é algo que quando dá certo a alegria é geral mas quando dá errado normalmente sobra bronca pra muita gente, nos ambientes críticos claro. Normalmente é feito em horarios loucos (madruada a dentro); pizza, café, cigarro e nervosismo (tensão) estão sempre presentes nesta hora.

flws

[quote]EU aconselho vc montar um planinho para implantar em produção, por exemplo:

existe um servidor p/ banco de dados ou ele é local?
sua aplicação será instalada em quantos pcs ?
quem pode instalar sua aplicação?
sua aplicação tem licença?
quem realizará a instalação?
vc já fez o deploy do seu app,exportou o jar executável ou coisa do tipo?
tem treinamento? [/quote]

já fiz o deploy da minha app mas então na máquina que rodo aparece o seguinte erro:
Erro na conexão com o banco!
como relacionar o banco de dados para a app ela roda nos outros pc’s mas apenas no meu não gera a mensagem de erro =(
como arrumar isso :open_mouth:

Obrigada!

paty, sua aplicação deve ter um datasource ou algum lugar onde você configura essa conexão com o Banco de Dados…

Outra coisa que você deve verificar são as permissões de acesso desse servidor ao servidor de banco.

Att.

Oi,
Então eu tenho que “alocar o banco de dados” em uma maquina especifica ai faço a aplicação apontar para este banco,certo?
A questão é como implementar isto eu só usava para testes o banco não teria q construir um novo?
obrigada

Então nos mostre como que você estava fazendo essa comunicação.

Em algum momento você setou a URL de conexão com o Banco de dados. Posta pra nós em que momento era feito isso.

oi
então já arrumei lá é que tava apontando para localhost :oops: :oops:
e o pc onde eu estava rodando o arquivo .jar não tinha nenhum banco de dados

obrigada

heuehueheuehueheu imaginei que fosse isso, por isso tava forçando você a responder…

Experiência própria, fiz isso da primeira vez tbm…

Abs[] e sucesso.

Obrigada!
O mesmo para voce!

oi wellington,
pode explicar mais sobre o assunto?

Tente usar internet banking durante a madruga e verá que há horários que não é possível acessá-lo. Hora da manutenção :wink:

Há tecnicas a serem usadas nos bancos de dados para replicação. Não sei se todo SGBD suporta isso “nativamente”.