Implantar software

19 respostas
P

Ola,
Gostaria de saber como se faz a implantação de um software depois do código e tabelas no banco estarem prontos?
e como alterar depois da instalação?

Obrigada =)

19 Respostas

pedruhenrik

Gostaria de saber como se faz a implantação de um software depois do código e tabelas no banco estarem prontos?
e como alterar depois da instalação?

mt vago.

é uma aplicação web?
quais as politicas de implantação do sistema na empresa?
a implantação será em uma empresa?

att,

P

oi,

é uma aplicação desktop
é em uma escola na verdade não há politicas relacionadas a isto
ah e eu sou estagiaria eu estou trabalhando sozinha mas nunca tinha desenvolvido antes entao tenho muitas duvidas

Obrigada

pedruhenrik

EU aconselho vc montar um planinho para implantar em produção, por exemplo:

existe um servidor p/ banco de dados ou ele é local?
sua aplicação será instalada em quantos pcs ?
quem pode instalar sua aplicação?
sua aplicação tem licença?
quem realizará a instalação?
vc já fez o deploy do seu app,exportou o jar executável ou coisa do tipo?
tem treinamento?

acho q respondendo perguntinhas desse tipo vc consegue tomar uma direção.

espero ter ajudado e boa sorte! ^^

att,

P

ajudou sim !!
vi q ainda não tenho a resposta para todas estas perguntas…

obrigada

denisspitfire

tenho uma duvida relacionada a isso…
Digamos que o banco de dados esta em operação neste momento… como altera-lo sem dar problemas no sistema? Ter dois bancos para um ir guardando um certo backup? tipo… sei la… um try ( conectar banco) catch( se nao conseguir… conecta nesse ) dai depois das alterações pega tudo oque foi incluso no 2 e coloca no primeiro?
tem maneira melhor? imagino tipo… um banco gigante… ficar fazendo isso seria meio estranho… e ai como seria melhor fazer?

xdraculax

Alterar o banco é perfeitamento possível, o problema é não quebrar a aplicação, ou pior ainda, “estragar” os dados já existentes no banco.

pedruhenrik

+1

o q eu vejo ser feito mts vezes é escolher um horário q os acessos sejam quase nulos e realizar td a implantação.

se bem q deve ter algumas maneiras de se fazer isso de forma transparente, talvez utilizando um cluster eu acho.

att,

denisspitfire

mas como iria migrar a mudança? Digamos que seja um banco! não tem acesso que não é importante… em determinada hora do dia…

xdraculax

Cara, certas mudanças são “trash” mesmo. Mudança de banco principalmente.
Aqui, temos um servidor de homolagação - a maioria das empresa de desenvolvimento possui um - e quando fazemos uma mudança significativa, jogamos neste servidor e testamos, como se fosse em produção. Quando estiver testada e OK, temos que avisar para produção que o sistema será parado por meia-hora em média. Substituímos a versão, e pronto.

Isso pode ser feito tanto pra banco quanto para aplicação, ou ambos. Se você quer ver se as mudanças que você fará no banco vão quebrar o banco, faça uma cópia da produção para a homologação, teste as mudanças e depois faça em produção.

fantomas

xdraculax:
Cara, certas mudanças são “trash” mesmo. Mudança de banco principalmente.
Aqui, temos um servidor de homolagação - a maioria das empresa de desenvolvimento possui um - e quando fazemos uma mudança significativa, jogamos neste servidor e testamos, como se fosse em produção. Quando estiver testada e OK, temos que avisar para produção que o sistema será parado por meia-hora em média. Substituímos a versão, e pronto.

Isso pode ser feito tanto pra banco quanto para aplicação, ou ambos. Se você quer ver se as mudanças que você fará no banco vão quebrar o banco, faça uma cópia da produção para a homologação, teste as mudanças e depois faça em produção.

Realmente, algumas mudanças requer muito trabalho e principalmente atenção. A principio não existe uma regra para todas as situações, cada uma delas irá exigir uma estrategia especifica. Para os casos mais críticos existe uma coisa chamada plano de contigencia, é o esquema a ser aplicado para quando algo der errado na implantação, o objetivo é fazer com que as coisas fiquem exatamente como era antes do início da implantação.

Implantação é algo que quando dá certo a alegria é geral mas quando dá errado normalmente sobra bronca pra muita gente, nos ambientes críticos claro. Normalmente é feito em horarios loucos (madruada a dentro); pizza, café, cigarro e nervosismo (tensão) estão sempre presentes nesta hora.

flws

P

EU aconselho vc montar um planinho para implantar em produção, por exemplo:

existe um servidor p/ banco de dados ou ele é local?
sua aplicação será instalada em quantos pcs ?
quem pode instalar sua aplicação?
sua aplicação tem licença?
quem realizará a instalação?
vc já fez o deploy do seu app,exportou o jar executável ou coisa do tipo?
tem treinamento?

já fiz o deploy da minha app mas então na máquina que rodo aparece o seguinte erro:
Erro na conexão com o banco!
como relacionar o banco de dados para a app ela roda nos outros pc’s mas apenas no meu não gera a mensagem de erro =(
como arrumar isso :open_mouth:

Obrigada!

adriano_si

paty, sua aplicação deve ter um datasource ou algum lugar onde você configura essa conexão com o Banco de Dados…

Outra coisa que você deve verificar são as permissões de acesso desse servidor ao servidor de banco.

Att.

P

Oi,
Então eu tenho que “alocar o banco de dados” em uma maquina especifica ai faço a aplicação apontar para este banco,certo?
A questão é como implementar isto eu só usava para testes o banco não teria q construir um novo?
obrigada

adriano_si

Então nos mostre como que você estava fazendo essa comunicação.

Em algum momento você setou a URL de conexão com o Banco de dados. Posta pra nós em que momento era feito isso.

P

oi
então já arrumei lá é que tava apontando para localhost :oops: :oops:
e o pc onde eu estava rodando o arquivo .jar não tinha nenhum banco de dados

obrigada

adriano_si

heuehueheuehueheu imaginei que fosse isso, por isso tava forçando você a responder…

Experiência própria, fiz isso da primeira vez tbm…

Abs[] e sucesso.

P

Obrigada!
O mesmo para voce!

P

oi wellington,
pode explicar mais sobre o assunto?

WellingtonRamos

Tente usar internet banking durante a madruga e verá que há horários que não é possível acessá-lo. Hora da manutenção :wink:

Há tecnicas a serem usadas nos bancos de dados para replicação. Não sei se todo SGBD suporta isso “nativamente”.

Criado 19 de agosto de 2011
Ultima resposta 26 de ago. de 2011
Respostas 19
Participantes 7