Importando Biblioteca permanentemente em Projeto (Netbeans)

Hey galerinha…

To com a seguinte dúvida:

Estou desenvolvendo um projeto que é uma biblioteca, o .jar gerado será uma biblioteca para outras pessoas utilizarem em seus sistemas/programas, e dentro dessa biblioteca que estou desenvolvendo eu uso outras bibliotecas externas (que não são nativas do java) como conversões, segurança e outras.
Depois de compilar o arquivo .jar e usar ele em outro programa teste, para usar minha biblioteca (que é esse .jar gerado) eu preciso adicionar também as bibliotecas que usei para contruir a minha biblioteca, se não ele (programa teste) não funciona e nos erros acusa que preciso dessas outras bibliotecas que usei no desenvolvimento.

Existe algum modo de que a biblioteca que desenvolvi incorpore as outras bibliotecas que usei no desenvolvimento? Assim eu poderia usar somente a minha biblioteca em outro sistema/programa sem precisar adicionar varias outras bibliotecas

Teria como fazer isso?

Obrigado desde já =D

Ninguem? :frowning:

Se alguem não entendeu o que quero, é só criar um projeto que usa uma biblioteca externa que incorpore essa biblioteca, sem precisar que eu fique adicionando toda vez

creio que seja isso que vc quer:

http://www.guj.com.br/posts/list/42164.java

brigadão kara, já deu pra esclarecer bem minhas duvidas

mas ainda não consegui fazero que realmente quero, nem sei se é possivel
de acordo com o tópico que me passou, tentei o seguinte, fiz a compilação do .jar manualmente do seguinte modo

Criei um manifest.txt:
Manifest-Version: 1.0
Class-Path: biblioteca1.jar biblioteca2.jar
Ant-Version: Apache Ant 1.7.1
Created-By: 11.2-b01 (Sun Microsystems Inc.)

e compilei com o comando
jar -cfm MinhaBiblioteca.jar Manifest.txt meupackge/*.class

assim funcionou legal, mas os arquivos biblioteca1.jar e biblioteca2.jar precisar estar junto com o MinhaBiblioteca.jar para que o MinhaBiblioteca.jar funcione
ai fiz o seguinte, usei o winrar para descompactar o biblioteca1 e biblioteca2 e coloquei na mesma pasta do meupackage e usei o comando para compilar
jar -cfm MinhaBiblioteca.jar Manifest.txt meupackge/.class biblioteca1packge/.class biblioteca2package/*.class

com esse código funcionou de boa, consegui usar a MinhaBiblioteca.jar em outros lugares tranquilamente sem ter que carregar o resto, mas o inconveniente é que o MinhaBiblioteca.jar pegou todos os arquivos .class das duas bibliotecas e acabou quadruplicando o tamanho, sendo que eu queria que pegasse somente os métodos que eu uso

to começando a achar que não dá pra fazer isso

a melhor coisa a se fazer seria criar uma pasta lib e carregar ela junto?

Valeu pela ajuda =D

é, nesse caso ele sempre vai empacotar o jar inteiro, independente do que vc realmetne use.

Se o seu objetivo é distribuir a sua aplicação, melhor vc criar uma pasta lib e jogar tulo lá, ai o seu jar num fica gigante.

Se o caso for relacionado a build em servidor ou distribuir o código entre os desenvolvedores, ai vc poderia usar o maven.

[]'s

blz

bom, no meu caso essa biblioteca será utilizada por outras pessoas da empresa, o meu objetivo com isso é facilitar para os usuários dessa biblioteca, pra evitar futuros problemas e ficar mais fácil de usar mesmo.

o que seria Maven?

Valeu :smiley:

http://blog.caelum.com.br/2008/07/07/processo-de-build-com-o-maven/

putz, ai é mto complicado, com maven não dá não

vou fazer com a pastinha lib mesmo, ou algo parecido

pra quem do fórum estiver com o mesmo problema e nenhuma dessas soluções resolver o problema, aconselho a usarem um classloader, foi o que um usuário indicou em um link postado pelo mario ai em cima, pelo que li a respeito poderia resolver definitivamente o problema, mas não tenho como implementar no momento.

muito obrigado a ajuda
abraços =D