Hey galerinha…
To com a seguinte dúvida:
Estou desenvolvendo um projeto que é uma biblioteca, o .jar gerado será uma biblioteca para outras pessoas utilizarem em seus sistemas/programas, e dentro dessa biblioteca que estou desenvolvendo eu uso outras bibliotecas externas (que não são nativas do java) como conversões, segurança e outras.
Depois de compilar o arquivo .jar e usar ele em outro programa teste, para usar minha biblioteca (que é esse .jar gerado) eu preciso adicionar também as bibliotecas que usei para contruir a minha biblioteca, se não ele (programa teste) não funciona e nos erros acusa que preciso dessas outras bibliotecas que usei no desenvolvimento.
Existe algum modo de que a biblioteca que desenvolvi incorpore as outras bibliotecas que usei no desenvolvimento? Assim eu poderia usar somente a minha biblioteca em outro sistema/programa sem precisar adicionar varias outras bibliotecas
Teria como fazer isso?
Obrigado desde já =D
Ninguem? 
Se alguem não entendeu o que quero, é só criar um projeto que usa uma biblioteca externa que incorpore essa biblioteca, sem precisar que eu fique adicionando toda vez
brigadão kara, já deu pra esclarecer bem minhas duvidas
mas ainda não consegui fazero que realmente quero, nem sei se é possivel
de acordo com o tópico que me passou, tentei o seguinte, fiz a compilação do .jar manualmente do seguinte modo
Criei um manifest.txt:
Manifest-Version: 1.0
Class-Path: biblioteca1.jar biblioteca2.jar
Ant-Version: Apache Ant 1.7.1
Created-By: 11.2-b01 (Sun Microsystems Inc.)
e compilei com o comando
jar -cfm MinhaBiblioteca.jar Manifest.txt meupackge/*.class
assim funcionou legal, mas os arquivos biblioteca1.jar e biblioteca2.jar precisar estar junto com o MinhaBiblioteca.jar para que o MinhaBiblioteca.jar funcione
ai fiz o seguinte, usei o winrar para descompactar o biblioteca1 e biblioteca2 e coloquei na mesma pasta do meupackage e usei o comando para compilar
jar -cfm MinhaBiblioteca.jar Manifest.txt meupackge/.class biblioteca1packge/.class biblioteca2package/*.class
com esse código funcionou de boa, consegui usar a MinhaBiblioteca.jar em outros lugares tranquilamente sem ter que carregar o resto, mas o inconveniente é que o MinhaBiblioteca.jar pegou todos os arquivos .class das duas bibliotecas e acabou quadruplicando o tamanho, sendo que eu queria que pegasse somente os métodos que eu uso
to começando a achar que não dá pra fazer isso
a melhor coisa a se fazer seria criar uma pasta lib e carregar ela junto?
Valeu pela ajuda =D
é, nesse caso ele sempre vai empacotar o jar inteiro, independente do que vc realmetne use.
Se o seu objetivo é distribuir a sua aplicação, melhor vc criar uma pasta lib e jogar tulo lá, ai o seu jar num fica gigante.
Se o caso for relacionado a build em servidor ou distribuir o código entre os desenvolvedores, ai vc poderia usar o maven.
[]'s
blz
bom, no meu caso essa biblioteca será utilizada por outras pessoas da empresa, o meu objetivo com isso é facilitar para os usuários dessa biblioteca, pra evitar futuros problemas e ficar mais fácil de usar mesmo.
o que seria Maven?
Valeu 
putz, ai é mto complicado, com maven não dá não
vou fazer com a pastinha lib mesmo, ou algo parecido
pra quem do fórum estiver com o mesmo problema e nenhuma dessas soluções resolver o problema, aconselho a usarem um classloader, foi o que um usuário indicou em um link postado pelo mario ai em cima, pelo que li a respeito poderia resolver definitivamente o problema, mas não tenho como implementar no momento.
muito obrigado a ajuda
abraços =D