Imposto de renda 2009 - Declaro ou não?

6 respostas
J

Blz galera, estou com uma dúvida que procurei no site da receita e não achei, telefone da receita aqui só da ocupado, se alguém puder me orientar.

Segundo a receita precisa declarar quem ganhou acima de R$ 16.473,72

Ano passo trabalhei em 3 empresas, recebi de cada uma os informes de rendimentos recebidos. Somado das três empresas não alcançou este valor e então eu não precisaria declarar.

Porém de 2 empresas eu tive rescisão que pedi demissão, nessas rescições consta férias…1/3 férias…13º proporcional… só o que é de direito quando solicita demissão…(não FGTS, multa de 40%…)

se eu considerar estes valores de 2 rescisão, ultrapassa o valor mínimo de R$ 16.473,72 e então eu precisaria declarar…

Porém se eu for declarar eu teria que preencher valores que estão acima da tabela de rendimentos que as empresas me passaram e que elas enviaram pra receita…

desses 3 empregos… no último eu já tive valor retido na fonte…

é necessário declarar neste caso?

6 Respostas

T

Declare sempre, mesmo que você não tenha valores para receber de restituição. Isso ajuda, por exemplo, a justificar eventuais variações de patrimônio (você comprou um carro etc. ). Eu recomendo até fazer sempre a declaração completa.

B

Ola,

Não sou um expert njo Fisco… mas destas recisões, alguma teve IR retido na fonte? se não, acho que esta questão de indenizações e tal não entra no calculo do “rendimento”…

P

declare. vc não tem nada a perder. na pior das hopóteses vc não restitui nenhum valor.

abraços

J

valeu galera, então vou fazer a declaração, na dúvida é melhor mandar então.

LeandroRodrigues

Se vc teve algum IR retido na fonte, de qualquer um dos salarios, declare para poder receber a restituição.

rubinelli

Indenização, FGTS, salário-desemprego, tudo isso é isento. Eu sei porque tinha na minha do ano passado. :oops:

Complementando o que o Leandro falou, se você estava trabalhando CLT com salário acima de R$ 1.434,00 (incluindo hora extra), então tem IR retido na fonte, boa parte do qual pode receber de volta agora. Quanto antes você entregar sua declaração, antes receberá essa grana.

Criado 16 de março de 2009
Ultima resposta 16 de mar. de 2009
Respostas 6
Participantes 6