Estou trabalhando com uma impressora que imprimirá notas via Bluetooth.
Acontece que a impressora fica visível via Bluetooth e oferece o serviço de porta serial.
Em uma aplicação JAVA SE foi simples de fazer, utilizei a API JAVA COMM e consegui escrever na serial emulada via Bluetooth.
Só que agora preciso que as impressões sejam enviadas vi PALM. O PALM consegue enxergar a impressora, mas não sabe qual o serviço para ela.
Estou partindo da mesma linha, escrever na porta (estou utilizando CommConnection ? ME). Mas não consigo emular a impressora para uma porta.
Não sei se o caminho é este.
Espero ter sido claro.
Obrigado
E ai Jean Carlo, conseguiu resolver?
Também estou com o mesmo dilema, usando o celular mandar imprimir em uma impressora bluetooth.
[quote=Jeancarlo Sartori]Estou trabalhando com uma impressora que imprimirá notas via Bluetooth.
Acontece que a impressora fica visível via Bluetooth e oferece o serviço de porta serial.
Em uma aplicação JAVA SE foi simples de fazer, utilizei a API JAVA COMM e consegui escrever na serial emulada via Bluetooth.
Só que agora preciso que as impressões sejam enviadas vi PALM. O PALM consegue enxergar a impressora, mas não sabe qual o serviço para ela.
Estou partindo da mesma linha, escrever na porta (estou utilizando CommConnection ? ME). Mas não consigo emular a impressora para uma porta.
Não sei se o caminho é este.
Espero ter sido claro.
Obrigado
[/quote]
CommConnection seria usado em comunicação serial por cabo.
Para comunicação serial por bluetooth, você tem que usar as APIs da JSR-82.
Não consegui imprimir via bluetooth usando J2ME do PALM. O motivo é que não encontrei uma VM que implemente a JSR82 no palm. Alguém sabe se existe? A da IBM não implementa.
Parti então para o desenvolvimento com TotalCross.
Mas agora tenho um outro problema, como fazer as duas aplicações se conversarem.
Aplicação 1: em J2ME e Aplicação 2: TotalCross. (porque não é viável agora fazer a migração total da aplicação 1 para totalcross)
[quote=Jeancarlo Sartori]Não consegui imprimir via bluetooth usando J2ME do PALM. O motivo é que não encontrei uma VM que implemente a JSR82 no palm. Alguém sabe se existe? A da IBM não implementa.
Parti então para o desenvolvimento com TotalCross.
Mas agora tenho um outro problema, como fazer as duas aplicações se conversarem.
Aplicação 1: em J2ME e Aplicação 2: TotalCross. (porque não é viável agora fazer a migração total da aplicação 1 para totalcross)
[/quote]
Se o “Palm” suportar a multipla execução de aplicações, vc pode usar socket como mecanismo de IPC.
Eu chegar a ler um artigo que falava sobre isto: o uso de sockets como meio IPC para fazer um aplicativo J2ME ter acesso a recursos que o J2ME não oferecia. Então um programa nativo Symbian era o server, e o cliente era feito em J2ME. Funcionava bem…
Exemplo de uso era para pegar o IMEI do aparelho, por exemplo. Coisa trivial em Symbian mas com restrições no J2ME.
No caso aqui, para imprimir, estou usando um celular Nokia E62 (que tem suporte a JSR-82), seria implementar o RFComm e mandar os bytes para a impressora como pode ser feito numa aplicação Java SE?
Pergunto pq na verdade não vi em nenhum lugar algo a respeito, parece ser uma coisa trivial, mas como estou começando com J2ME, as coisas ainda não estão bem claras.
Valeu.
[quote=thiagovedder]No caso aqui, para imprimir, estou usando um celular Nokia E62 (que tem suporte a JSR-82), seria implementar o RFComm e mandar os bytes para a impressora como pode ser feito numa aplicação Java SE?
Pergunto pq na verdade não vi em nenhum lugar algo a respeito, parece ser uma coisa trivial, mas como estou começando com J2ME, as coisas ainda não estão bem claras.
Valeu.[/quote]
Sim, é este o caminho e aqui no fórum há caso de sucesso usando esta abordagem.
Eu estava tentando implementar através de um exemplo que encontrei em: http://blogs.sun.com/mobility_techtips/entry/discovering_devices_and_sending_files
No exemplo é realizada uma busca por dispositivos bluetooth, a seguir verifica se o dispositivo disponibiliza o serviço necessário (OBEX PUSH) para envio do arquivo. Se sim envia o arquivo.
Minha idéia era substituir o tipo de serviço que ele verifica (no meu caso seria Serial Port (0x1101)) e enviar os bytes para este dispositivo. Mas como a API do PALM não implementa a JSR82 não foi possivel testar.
Também pode ser feito este procedimento utilizando o projeto MARGE. O exemplo do chat que eles disponibilizam é bem parecido e pode ser adaptado, mas como MARGE também utiliza a especificação da JSR82 pra mim não serviu tb.
No teu nokia pelo menos vc vai poder verificar se a minha idéia é possível.
Até mais…
Tentei, tentei e ainda não ta rolando o esquema.
Até criei um tópico explicando: http://guj.com.br/posts/list/127194.java
Quando eu rodo ele simplesmente não faz nada.
Não tem nenhuma maneira de utilizar o Bluetooth num Palm, através de uma aplicação JME?