A Improve It, a maior referência nacional de metodologias ágeis, está com novos planos para 2008 e entre eles a mudança de foco de seus negócios.
[quote=Vinicius Manhães Teles]
Resumo para aqueles que não terão tempo, nem disposição, para ler todo o post: a partir de 2008 a Improve It não irá mais prover serviços de treinamento, mentoring ou qualquer outro tipo de consultoria em desenvolvimento ágil. Continuamos acreditando fortemente nos métodos ágeis de desenvolvimento de software, mas o foco dos nossos negócios passará a ser o desenvolvimento de produtos.
O recado está dado. Provavelmente não é o que a maioria das pessoas espera de nós neste fim-de-ano, então, para quem estiver com tempo, a explicação segue abaixo. Senta que lá vem história.
…[/quote]
Tive a oportunidade de trocar algumas mensagens com o Vinícius e participar de uma aula dele no curso de XP da UFRJ, é uma pessoa admirável, simplesmente incrível. Conheço alguns dos seus membros, como o Felipe, ex-presidente da EjCM e meu amigo, um cara brilhante. Certamente eles terão muito sucesso nessa nova fase.
Excelente o post do Vinícius. A história que eu li ali serve de exemplo. Primeiro pela coragem e determinação. Segundo pelo esclarecimento de algo que eu já suspeitava a muito tempo. Por melhor que vc seja, por mais experiencia que vc tenha, abrir uma consultoria no Brasil é furada. É instável. É cansativo. É uma luta diária pela sobrevivência. É ficar na mão de um ou dois clientes.
Sobre a certificação eu entendo perfeitamente o descontentamento do Vinicius. A certificação nada mais é que uma ferramenta de marketing para um produto ou tecnologia. Quando mais pessoas certificadas, melhor é para a tecnologia ou para o produto. O culto as certificações é uma coisa ERRADA. Descobri isso em 1998 quando tirei a certificação do Java. Depois de algum tempo passei a ter vergonha de dizer que eu era certificado. Desconfie de qualquer profissional que se esconde atrás de um currículo, certificação, faculdade ou curso!. Esses geralmente são os mais ineficientes, mais teóricos, menos práticos e mais inseguros.
Tenho alguns conhecidos que são donos de suas próprias consultorias, algumas bem grandinhas por sinal, e o que vejo é muito trabalho, muito estresse, muita responsabilidade, etc. Ganham o seu dinheiro, mas tenho minhas dúvidas em relação ao custo/benefício. Como sempre uma decisão subjetiva, mas pra mim isso não daria certo.
Apenas um comentário: conhecer a teoria é MUITO importante, isso não pode ser visto de forma pejorativa. Entendo que o saoj falava daquelas caras que aparecem com o livro debaixo do braço mas na hora do “vamo ver” não sabe nada, concordo plenamente. Mas não podemos esquecer que o conhecimento da teoria é vital para a boa prática.
E sim, eu também sou contra certificação e profissionais de prateleira.
Não quiz dizer que teoria não seja importante. Teoria é a base e vc pode conseguir ela lendo um livro, consultando a Internet, fazendo um curso ou faculdade, etc. De todas essas opções eu fico com livros e google. Um livro vc pode ler 10 vezes até entender. Uma faculdade vc depende dos conhecimentos do seu professor e da boa vontade e capacidade didática dele. Muita prática ajuda a aprender melhor a teoria, mas muita teoria não ajuda a aprender melhor a prática.
Anyways, eu acabei me excedendo um pouco porque fiquei sensibilizado com as palavras do Vinícius, mas não posso deixar de concordar quando ele fala:
po bom topico, agora nao podemos geralizar a questao da certificacao temos aqui no forum, bons caras e sao certificados e outros estao buscando a certiticacao, temos ai o guerra que é arquiteto e vasta experiencia, o paulo silveira, o maracuja, o luca etc…
Mas o q percebi que as certificacoes da sun nao dar par passar com a teoria… a pratica faz parte do contexto…
A respeito da Improve It ela fez bem, em focar a organização e buscar segurança propria dentro do mercado e produto da empresa…
aproveitando achei a materia abaixo tb interessante… um pouco antiga… mais. uma boa leitura