Tenho 28 anos, sempre achei programar Hiper Show, mas desde os 18 trabalho no setor de qualidade de uma fabrica de lampadas e estou no 5o período de Eng. de Produção. Mas sempre fiquei angustiado por não tentar Ciencias da Computação, porém, a fabrica que eu trabalho a 9 anos vai se mudar para China e eu perderei meu emprego. A dúvida: Não sei se continuo o curso de Eng. Prod. ou entro de Cabeça em Ciencias da Computação, mas fico um frio na barriga de quebrar a cara (PS: Só conheço um básico de Visual Basic no Excel).
Você trabalha naquela fábrica da Philips que fabrica lâmpadas para automóveis e que será fechada?
Dica: você já está bem adiantado em Engenharia de Produção. Só há essa fábrica em Recife, ou em Jaboatão dos Guararapes?
Outra coisinha - pelo menos em São Paulo, antigamente o setor de informática empregava muitos engenheiros e físicos. Não sei como está agora. Eu mesmo sou engenheiro eletrônico.
Por que não concluir este curso e fazer um novo em ciência ou bacharelado em sistemas de informação?
Que ferramentas você utiliza como engenheiro de produção?
O que mais pode ser desenvolvido?
O que pode ser automatizado?
Conclua a engenharia. Mesmo que vc faça CC depois, ficará mais fácil de conseguir emprego na indústria.
E, na nossa área, a indústria geralmente paga melhor que o comércio.
Não fiz engenharia mas sou técnico em mecânica formado pelo senai. Trabalhava na área da qualidade também quando entrei na CC. Além de todos me dizerem para fazer engenharia mecânica (chefe, familia, amigos , professores, etc etc) eu já trabalhava na área a algum tempo e muitos colegas de trabalho estavam começando ou já fazendo engenharia. Eu era um dos unicos na contra-mão. Mesmo assim não passava pela minha cabeça continuar trabalhando na área da industria. O que eu queria mesmo era computação mesmo que por um tempo eu tivesse que trabalhar numa área diferente e perdesse algumas oportunidades na empresa , o que de fato aconteceu por eu não fazer engenharia. Mas mesmo assim valeu a pena pois hoje eu faço o que eu sempre quis.
Enfim, se gosta de computação faça a graduação, mas ainda assim é melhor terminar sua engenharia já que está no fim, pois com certeza ela vai valer para alguma coisa assim como meu curso técnico em mecânica me ajudou durante a facu. Quem sabe até $$$ para vc poder pagar seu curso de computação.
[quote=entanglement]Você trabalha naquela fábrica da Philips que fabrica lâmpadas para automóveis e que será fechada?
Dica: você já está bem adiantado em Engenharia de Produção. Só há essa fábrica em Recife, ou em Jaboatão dos Guararapes?
Outra coisinha - pelo menos em São Paulo, antigamente o setor de informática empregava muitos engenheiros e físicos. Não sei como está agora. Eu mesmo sou engenheiro eletrônico. [/quote]
É isso mesmo amigo… Trabalho na Philips daqui de Recife desde 2001 (ia fazer 19 anos). Comecei na produção, mas pelos meus conhecimentos de informática e exatas passei fácil por uma seleção interna para a Qualidade. Viajei pela empresa algumas vezes (Passei 10 meses em Betim-MG na montadora FIAT e 8 meses em Manaus na montadora Honda Motos). Esse ano fui até para o Caribe pela empresa cara pq minha equipe foi campeã local em competição de projetos. Entrei em Eng. Produção pq estava crescendo na empresa, mas sempre achei legal esse lance de programação, cheguei até a criar uns VBA’s em excel automatizando umas rotinas na empresa, cujo me rendeu uns Aumentos… hehehe
Mas ela vai pra China e eu passei 3 dias chorando e odiando Eng. de Produção… mas realmente, estou mas no fim doque no inicio e por se tratar de curso na Area de exatas abrirei mais a mente e jogar 9 anos de experiencia fora assim é osso. Me formo acho q em 2012.2 se nao reprovar nada. Será q não será tarde para para fazer CC ou SI??? poderia ser até pós em Eng. Software… n sei…
[quote=drsmachado]Por que não concluir este curso e fazer um novo em ciência ou bacharelado em sistemas de informação?
Que ferramentas você utiliza como engenheiro de produção?
O que mais pode ser desenvolvido?
O que pode ser automatizado?
Pense nisso[/quote]
Eng. Prod. pode-se usar das mais variadas ferramentas… estou pagando Pesquisa Operacional 1 no momento q envolve alguns algorítmos mais simples para maximizar lucro e reduzir custo. sempre tem informática na verdade… vc é o 2o q opta por eu concluir… valeu!!!
[quote=ViniGodoy]Conclua a engenharia. Mesmo que vc faça CC depois, ficará mais fácil de conseguir emprego na indústria.
E, na nossa área, a indústria geralmente paga melhor que o comércio.[/quote]
[quote=dio.msg]Oi. Eu também passei por uma situação similar.
Não fiz engenharia mas sou técnico em mecânica formado pelo senai. Trabalhava na área da qualidade também quando entrei na CC. Além de todos me dizerem para fazer engenharia mecânica (chefe, familia, amigos , professores, etc etc) eu já trabalhava na área a algum tempo e muitos colegas de trabalho estavam começando ou já fazendo engenharia. Eu era um dos unicos na contra-mão. Mesmo assim não passava pela minha cabeça continuar trabalhando na área da industria. O que eu queria mesmo era computação mesmo que por um tempo eu tivesse que trabalhar numa área diferente e perdesse algumas oportunidades na empresa , o que de fato aconteceu por eu não fazer engenharia. Mas mesmo assim valeu a pena pois hoje eu faço o que eu sempre quis.
Enfim, se gosta de computação faça a graduação, mas ainda assim é melhor terminar sua engenharia já que está no fim, pois com certeza ela vai valer para alguma coisa assim como meu curso técnico em mecânica me ajudou durante a facu. Quem sabe até $$$ para vc poder pagar seu curso de computação.[/quote]
Eu já tô afim de fazer o caminho inverso… Quero fazer um outro curso fora da TI pra poder aplicar meus conhecimentos de TI nesse novo curso e poder gerar algo científico… Tô afim de virar cientista… heueheueheuehueheu
Pensei em algo como Física, Química ou Biologia… Ainda tô pensando… e mesmo assim é só um Projeto… Vamos ver o que a vida e o tempo acham disso…
Não é que a “fábrica vai para a China”. Na verdade, a Philips só vai importar lâmpadas das outras fábricas que já existem.
Além disso, o mercado dessas lâmpadas vai se estreitar muito no futuro - como vocês devem saber, os carros irão vir com leds em vez de lâmpadas incandescentes nas lanternas e outras partes que exigem iluminação.
Não é que a “fábrica vai para a China”. Na verdade, a Philips só vai importar lâmpadas das outras fábricas que já existem.
Além disso, o mercado dessas lâmpadas vai se estreitar muito no futuro - como vocês devem saber, os carros irão vir com leds em vez de lâmpadas incandescentes nas lanternas e outras partes que exigem iluminação.
[/quote]
As Máquinas estão sendo desmontadas aqui e uma equipe daqui irá montá-las na fabrica que já existe na China.
Um detalhe: Eu faço Eng. Produção na FBV (Faculdade Particular daquid e Recife), e meu curso é 100% bolsa, e eu tenho direito de optar por trocar por CC sem perder a bolsa. Isso é que fica atormentando minha cabeça galera!!! :shock:
[quote=ViniGodoy]Conclua a engenharia. Mesmo que vc faça CC depois, ficará mais fácil de conseguir emprego na indústria.
E, na nossa área, a indústria geralmente paga melhor que o comércio.[/quote]
Só foram convocados os Mecânicos (Para montar as maquinas lá), supervisores de produção e chefes dos grupos de produção (Para acompanhar a montagem). Ficarão 2 meses lá e retornarão.
[quote=michellmetal]Pessoal, serei o mais breve possível:
Tenho 28 anos, sempre achei programar Hiper Show, mas desde os 18 trabalho no setor de qualidade de uma fabrica de lampadas e estou no 5o período de Eng. de Produção. Mas sempre fiquei angustiado por não tentar Ciencias da Computação, porém, a fabrica que eu trabalho a 9 anos vai se mudar para China e eu perderei meu emprego. A dúvida: Não sei se continuo o curso de Eng. Prod. ou entro de Cabeça em Ciencias da Computação, mas fico um frio na barriga de quebrar a cara (PS: Só conheço um básico de Visual Basic no Excel).[/quote]
Ola Michel, bem na faculdade que me formei tinha um bloco de engenharia de produção e por isso conheci muitos engenheiros, na grade do curso deles tinha materias de computação basica e linguagem de programação, como Pascal e afins, a sua não teve nada disso?
Bem dos engenheiros que conheci tem alguns hj em dia trabalhando com software na questao de gerenciamento de projetos e qualidade, por as materias do seu curso são bens uteis para isso, recomendo fortemente que termine o seu curso, e depois nao precisa necessariamente fazer uma outra faculdade procure uma pos-graduação na area de desenvolvimento e seja feliz.