Independência... Struts, Webwork

Pessoal,

Andei pesquisando no fórum do PJ e do GUJ sobre a utilização do Struts, Webwork… Bem essa “pancada” de frameworks disponíveis para desenvolvimento…

Encontrei um post que acredito ser do Jujo no Fórum do GUJ que achei interessante. Sua proposta para o desenvolvimento de aplicação sem dependência de Framework (Struts ou qualquer outro…).

Acho muito mais interessante desenvolver uma forma de programar independente de outras tecnologias (Struts, Web…). Porém não faço a mínima idéia do que realmente pode ser aplicável neste contexto…

Imagine se o Struts vai para o buraco, teremos um monte de aplicação no mercado que o utiliza, pois foram desenvolvidas na época de “ouro” do Struts… Agora todo mundo está falando de Webwork… E amanhã, será qual? WebStruts?

Não me sinto confiante (Na visão de gestor) em partir para um determinado framework para desenvolver uma aplicação grande que provavelmente terá um tempo de vida longo e com possíveis/prováveis alterações/melhorias durante sua vida… Hoje eu parto para o Struts, amanhã só falam de Webwork… e daqui três ou cinco anos um outro qualquer…

Gostaria de saber a opinião de vcs sobre esse assunto.

Até mais,

Ricardo Serra
www.open.org.br

Cara todo mundo anda meio receoso em relação a continuidade do Struts (que é o mais utilizado hoje em dia), na MJ deste mes há uma matéria muito interessante sobre os Frameworks MVC (Struts) e o novo padrão JSF. Qual utiliza-lo!
Sobre a descontinuidade do Struts creio que seja uma coisa até certa, pois há Apache está investindo muito também no JSF que virá na especificação J2EE 5.0. Sei que há novas versões 1.1 , 1.2 do Struts mas a 2.0 ninguém tem noticias ainda de quando virá e se realmente virá. Mas há novos rumores que será continuado o Struts em conjunto com o JSF. E Sempre haverá suporte ao Struts pela Apache, até pq ela não pode largar todo este legado de sistemas que foram desenvolvido por tal Framework.
eu hoje estou aprendendo struts pois é um bom nicho para um bom um entendimento de mvc, mas creio que o meu proximo passo será JSF. Não focarei meus esforços em nnhum outro framework (WW, JBanana … ) Sendo que o JSF é um esforço comum de toda a JCP o qual está com 100% de aprovação da comunidade, ou Seja, tem muita gente envolvida por trás dele!

Pelo que estou entendo o JCP irá padronizar o JSF como framework padrão do J2EE… É isso mesmo?

Neste caso fica interessante seu uso…

Até,

Ricardo Serra
www.open.org.br

Atualmente eu utilizo o Struts, mas como o diogo disse, a própria Apache anunciou que não irá mais lançar a versão 2.x do Struts, eles estão investindo agora no Struts Shale (axo q é esse mesmo o nome), que se utiliza de JSF, então acho q está sendo desenhado um cenário no qual JSF deva se consolidar como padrão de mercado, visto que é uma especificação do JCP e não de uma empresa em particular.

Pretendo em breve, estudar JSF.

é pessoal, o jeito é seguir a especificação… :roll:

Olá,

Emt ecnologia tudo é assim. Se você quer uma tecnologia que dure, se baseie nessas características:

• É aberta
  • É simples
  • É bem aceita

Você não vai encotnrar nada 100% certo. Veja o JDO, uma especificação J2EE…por enquanto. Ele está para cair fora, quem garante que o mesmo não vaia cotnecer com X ou Y? O EJB 3.0 é totalemnte diferente, não é uma evolução mas uma revolução das outras especificações.

Você está querendo uma certeza que não existe no mundo da tecnologia. Procure um produto livre em implementação (WebWork, por exemplo) ou tenha um contrato muito bom para garantir que seu vendedor não vai te deixar na mão se o produto sair de linha de produção.

Se você possuir uma aplicação grande (como muitas existentes) usando Struts e ele acabar amanhã (o que não vai acontecer, BTW) o código está lá, pegue seus programadores e faça a manutenção necessária enquanto estuda a migração para uma nova plataforma, que pode durar meses ou anos, mas você tem os fontes, pode fazer qualquer mudança que precise.

[]s

• É… não estou muito afim de discutir tecnologia/software livre, aberta… o que for… Vamos gastar tempo e não chegaremos a nenhum lugar… (Filosofia 1)…

• Realmente, tecnologia muda… (Filosofia 2)…

Voltando a prática, se o pessoal do JCP falar: Usem X que está na especificação tal, e terá tais garantias… Fico ou ficamos mais tranquilos quanto o qual utilizar… Mesmo sabendo que poderá mudar…

Não acho legal hoje é Struts, amanhã é Webwork, na sexta JSF…(Metáfora…). Sei lá devagações…

Até,

[/quote]

Não sei quais garantias você pode ter sem um belo contrato com uma empresa de suporte ou o código fonte nas mãos, mas espero que tenha sucesso na busca pelo cálice :slight_smile:

[]s

Nem Eu… E partir para solução feita na “unha”… talvez não seja a melhor solução… pois sairei do foco do negócio… A solução está em alguma “filosofia”…

Um abraço e até mais,

Bah…

ja que o Ricardo me citou em tal post, vou expor minha opinião aqui tbm.

Embora Struts seja um framwork muito bom, bastante usado, e com um suporte muito grande, eu não consigo ter a extrema confiança nele sendo que daqui um tempo tudo pode ir pro espaço.
Conforme o shoes falou ali acima, eu não acho que tendo uma implementação em cima de um framework aberto te ajude em grandes coisas, e nem mesmo tendo um belo contrato. Essas empresas como IBM, que faz por exemplo o WebSphere, um sistema feito em cima de um servidor da versao 3.0, não roda em um 4.0, que não roda em um 5.0… não 100%.

Por isso garantir que sua aplicação amanha possa mudar de framework facilmente é uma jogada, digamos, no mínimo inteligente. Ainda mais quando essa aplicação for feita para algo que seja simplesmente 100% necessário e utilizado. Aplicações feitas no passado atormentam hoje nossas horas e horas de consultoria, quando aparece “aquela migração” feita “naquele framework” chega a dar nauseas…

Como citado acima tbm, creio que uma implementação utilizando Java, o mais belo e puro Java, seja extremamente inteligente e viável. Com certeza da muito mais trabalho… mas a probabilidade de te deixar na mão amanha é muito menor.
EJB 3.0 é uma revolução com certeza. Principalmente na parte de modelo. Porém ainda fica aquele problema de utilizarmos o framework mais acima, na parte de controller e view.

A solução que resolvi adotar, pode não ter sido a melhor, mas atualmente estou podendo codificar toda a aplicação, e ainda estou podendo escolher qual framework utilizar (ainda não escolhi) porém minha aplicação continua sendo implementada, e se futuramente precisarei mudar de framework, não será tão penoso. Terei que reimplementar toda a parte de View, mas a parte de Modelo e Controller estará pronta independente do que eu vá implementar.

Abraços!

uma coisa que eu vi no JSF é que o web designer tera de manjar java…
se não ficara muito complicado para ele fazer e refazer o layout do site…

bom mesmo é java no estado da arte :artista:

Jujo,

Chegou aonde eu queria! Não podemos ficar tão dependentes de soluções que amanhã “somem” porque apareceu outra… Tecnologia muda, só que a grana do seu cliente raramente acompanha o ritmo dela… Por isso encontramos sistemas em Cliper, Cobol… Sistemas em interface texto (DOS)… Para quem acha isso loucura vá até uma loja das Casas Bahia e vejam o sistema de vendas da loja… E a empresa é enorme…

Vc desenvolve um monstro (Uma aplicação enorme) seu cliente utiliza em grande escala… E aí, precisamos dar manutenção, suporte… E o dito cujo do Struts ou JSF sumiram… E aí como vc explica para seu cliente que gastou uma pela grana nos consultores especializados que ele terá que mudar uma pancada de coisa para migrar para a tecnologia do momento…

Situações no mínimo complicadas.

Pessoal, me desculpe estar “apurrinhando” a vida de vcs quanto a isso, pois fiquei um tempo em um projeto que não era em Java, agora voltei e preciso apresentar uma solução completa a um cliente, e realmente fico com um “pé atras” quanto ao uso de framework…

Vou com o Matheus:

Até,

Ricardo Serra
www.open.org.br

Bom com certeza fazer tudo diretamente em Java é uma solução razoável quando se tem seus motivos, porém tbm é certeza que fica um pouco mais complicado. Mas tem que pesar os dois e ver o que é mais importante.

Bom, Java no Estado da Arte é quase que uma utopia.

Mas e ae pessoal, será que tem como desenvolver uma solução legal ficando meio independente de framework?!

Alguma sugestão?

Abraços!