Index 0 out of bounds for length 0

Olá!
Estava estudando e pesquisando no youtube sobre tradutores de binarios e me deparei com o seguinte código.

package binaryPackage;

public class BinaryTranslator {
	public static void main(String[] args) {
		
		int N = Integer.parseInt(args[0]);
		int v = 1;
		
		while (v<=N/2) {v=v*2;
		}
		
		while (v > 0) {
			if (N < v) {System.out.println(0);
			} else {
				System.out.println(1);
				N=N-v;
			}
		} v=v/2;
		System.out.println();
	}
	
}

Lembrando que este código não é meu, eu estou tentando ler e entender ele, pois sou iniciante. Tentei executar o código e o seguinte erro ocorreu

Exception in thread "main" java.lang.ArrayIndexOutOfBoundsException: Index 0 out of bounds for length 0
	at BinaryTranslator/binaryPackage.BinaryTranslator.main(BinaryTranslator.java:6)

Poderiam me ajudar a corrigir este erro? E também, me dar dicas ou ideias de como fazer um tradutor de binários, tanto de números quanto para texto, pelo menos dica de pesquisa. Obrigado!

No lugar desse Integer.parseInt(args[0]) você coloca o número que você quer transformar em binário.

E a expressão v = v / 2 deve estar dentro do while.

E qual será o motivo da pessoa ter colocado o Parse int ali? Saberias dizer ou tentar deduzir?

Ele estava pegando o primeiro elemento do args, que é um array de String que contém os argumentos que foram passados para o método main. Então como o programa só traduz números ele fez esse parse.

Porque o método main tem um array de String como argumento?

Pra receber os parâmetros via linha de comando.

Exemplo:

java binaryPackage.BinaryTranslator 10101