Acompanhando os tópicos no fórum tenho ganhado alguma experiência com a plataforma Java.
Agora pretendo me aprofundar nos princípios da orientação a objetos. Pelo que tenho lido, alguns dos mais conhecidos e importantes são os princípios SOLID. Então recorro aos companheiros para decidir sobre qual livro adquirir…
Tenho visto boas recomendações sobre o Princípios, Padrões e Práticas Ágeis em C#, que inclusive é de autoria do autor destes mesmos princípios. Porém, os códigos de exemplo deste livro são voltados ao C#. Fica assim a minha dúvida: isso não tem tanta importância, e vale a pena ainda assim, ou vocês me indicariam algum outro com o foco em Java?
Você ainda tem a opção de pesquisar por partes em artigos na Internet. Me corrija a galera do GUJ se eu estiver errado, mas a ordem de aprender O.O. em Java é:
Tipos primitivos
Tipos complexos (próprio Objeto)
Métodos (conhecidos também por Operações ou Mensagens)
Variáveis
Instâncias
Classe (modificadores de acesso, atributos, métodos)
Tem um artigo muito bom na JavaMagazine, Desenvolvendo software sólido - Java Magazine 79 O artigo trata de cinco princípios básicos do desenvolvimento de software orientado a objetos. Os princípios são o Single Responsibility Principle, o Open Closed Principle, o Liskov Substitution Principle, o Interface Segregation Principle e o Dependency Inversion Principle.
Também encontrei materiais interessantes no site do próprio Uncle Bob: The Principles of OOD
Talvez a compra de um livro não seja estritamente necessária…