Indicações para criação de Plug-in's

Pessoal, estou precisando criar um plugin no qual usarei algumas jar’s externas para implementar várias operações e depois usar o plug-in em um projeto Web, o qual eu não posso implementar essa operações diretamente, somente via plug-in.

Procurei por diversos materiais no Google, mas não encontrei nada que me ajudasse. Se alguem conhecer algum material que possa me indicar para mim poder fazer esta implementação, ficaria agradecido.

Obrigado.

Dá uma olhada nesses links:

http://users.drew.edu/bburd/Eclipse/CreatingAnEclipsePlugin.html

http://www.eclipse.org/articles/Article-Your%20First%20Plug-in/YourFirstPlugin.html

Plugin para a IDE mesmo? Eclipse, NetBeans, … ?

Isso, para o Eclipse.

Ah, ok… então avalie os links que o Marco indicou aí e nos de um retorno de sua avaliação, futuramente também quero aprender a fazer plugins para o Eclipse.
Se fosse para o NetBeans conheço bons exemplos, caso alguém necessite:
http://platform.netbeans.org/tutorials/nbm-wizard_pt_BR.html
e no final deste tutorial tem links para outros 5 ótimos tutorias para a criação de plugins para o NetBeans. :smiley:

[quote=flaviochess]Ah, ok… então avalie os links que o Marco indicou aí e nos de um retorno de sua avaliação, futuramente também quero aprender a fazer plugins para o Eclipse.
Se fosse para o NetBeans conheço bons exemplos, caso alguém necessite:
http://platform.netbeans.org/tutorials/nbm-wizard_pt_BR.html
e no final deste tutorial tem links para outros 5 ótimos tutorias para a criação de plugins para o NetBeans. :smiley: [/quote]

Segui esse tutorial, mas no final quando vou tentar dar Run AS > Run-time workbench, essa opção não aparece. Acho que pelo tutorial, algumas coisas do meu eclipse (Juno) se divergem do que é usado no tutorial, como a interface IWorkbenchActionDelegate que não tem no menu de seleção, e acabei usando o IWorkbenchAction, o qual faltou o método init que não continha na interface. O que devo fazer?

Olha eu entendi como é a criação desses plugin’s, mas não sei se da para fazer o que eu pretendo. Preciso criar uma classe com várias operações, e a partir do meu projeto Web JSF, fazer a utilização dessas operações, somente isso, porém para fazer iso diretamente no meu projeto Web, não da, pq essa operações são provenientes de uma API, o qual não consigo fazer esse uso diretamente.

Deixa eu ver se entendi. Você quer criar um plugin que crie uma classe com vários métodos e, depois de criada a classe, possa usar autocomplete nas páginas?

Deixa eu ver se entendi. Você quer criar um plugin que crie uma classe com vários métodos e, depois de criada a classe, possa usar autocomplete nas páginas?[/quote]

Na verdade eu quero criar um plug in que já tenha essas classes criadas e funcionando, ai eu somente iria fazer a utilização dessas classes via o plug in. Não sei se seria possível.

Deixa eu ver se entendi. Você quer criar um plugin que crie uma classe com vários métodos e, depois de criada a classe, possa usar autocomplete nas páginas?[/quote]

Na verdade eu quero criar um plug in que já tenha essas classes criadas e funcionando, ai eu somente iria fazer a utilização dessas classes via o plug in. Não sei se seria possível.[/quote]

Possível é, mas não é a melhor solução. Você podia montar um jar e criar uma biblioteca dentro das preferências do Eclipse. Depois você adiciona a biblioteca no seu projeto e o Eclipse cuida do resto.

Pro autocomplete é so usar o WebTools com o facet de JSF, ou, melhor ainda, usar o JBoss Tools.

Deixa eu ver se entendi. Você quer criar um plugin que crie uma classe com vários métodos e, depois de criada a classe, possa usar autocomplete nas páginas?[/quote]

Na verdade eu quero criar um plug in que já tenha essas classes criadas e funcionando, ai eu somente iria fazer a utilização dessas classes via o plug in. Não sei se seria possível.[/quote]

Possível é, mas não é a melhor solução. Você podia montar um jar e criar uma biblioteca dentro das preferências do Eclipse. Depois você adiciona a biblioteca no seu projeto e o Eclipse cuida do resto.

Pro autocomplete é so usar o WebTools com o facet de JSF, ou, melhor ainda, usar o JBoss Tools.[/quote]
Tentei criar o Jar das classes que implementam os meus métodos, mas porém, não consigo acionar usar esses métodos quando importo o jar no meu projeto Web. Na Main desse jar, eu criei um método que recebera os parametros necessários, mas não consigo chamar esse método e passar os parametros. A a classe main aparece para ser importada (já incluida no build path), mas não tenho acesso a esse método.

Poste seu código (o da classe que deseja importar e o da parte onde você tenta usar).