Índice de Cobertura Testes

Qual índice de cobertura de teste que a empresa de vocês exigem (se exigem) nos projetos que vocês fazem parte?

Geralmente entre 80% e 90%, considerando o que não dá para ser testado e
mesmo assim as feramentas de cobertura acusam que não tem teste.

Aqui usamos o SonarQube. Nao há uma exigência, mas é bom ter mais que 60%.
Temos um grande hábito de escrever testes unitário e de integração, mas mesmo assim não é tão fácil chegar a essa porcentagem. Depende muito também de como a ferramente está configurada.

Não sei se responde a pergunta mas eu estou começando a utilizar o TDD (Test-Driven-Development) nos meus projetos. Basicamente você escreve os teste antes de criar a logica das classes, isso ajuda a manter a simplicidade no código, coesão e baixo acoplamento, pode-se utilizar técnicas como Mock Object e Tell, Don’t Ask, entre outras junto ao TDD. É bem interessante, sugiro que você de uma pesquisada.

Eu pessoalmente acho uma métrica ruim quando isolada.

É importante vc saber a cobertura dos testes quando você executa uma suíte de testes. Agora precisa ser esperto pra analisar o resultado. Pode ser que numa dessas de chegar no mínimo da cobertura aceitável de, digamos, 90%, vc pode deixar de fora partes importantes do código.

Ou pode ser impossível chegar a x% pois nem sempre agrega valor.

Se a ordem de execução de um código não é previsível ou se tem integração com código de terceiros/nativo o bixo pega.

Pra projetos novos é bem interessante sim definir 80% ou 90% de cara. Porém um bom programador vai rodar os testes localmente e vai verificar a cobertura dos mesmos até pra melhorar os seus testes. Se a cobertura baixar e ninguém percebe até que o CI apita isso é um sintoma.

Combine metricas de % de codigo e linhas de código versus linhas de teste. E separe 3 tipos de classes de teste: sem mock, apenas com stubs e com mock.