Olá, sou novo no forum e estou querendo desenvolver uma aplicação java que liste os ips e o nome dos computadores da rede, gostaria da ajuda de vocês para me ajudar a obter essas informações. Tenho experiência em outras linguagens e sou novo no java e estou querendo desenvolver essa aplicação ate como uma forma de aprendizado.
Cara, acho o que você quer, não é tão simples de fazer, você teria que percorrer todos os possiveis ip’s e testar se estão ativos. Isso demanda um tempo, mas você pode usar threads, e também pode utilizar uma faixa de ip, como por exemplo ip’s que estão entre 192.168.0.0 e 192.168.0.255. Dê uma lida na documentacao da classe InetAddress, ela possui alguns metodos que podem ajudar.
M
marcobiscaro2112
Usando a classe InetAddress, podemos verificar quais hosts estão ativos (e que respondem a pings) em determinada rede:
Com isso pingamos todos os hosts da rede 192.168.1.0 e sabemos se estão ativos ou não.
Quanto ao nome dos hosts, parece um problema maior. Esses nomes seriam resolvidos como? Via DNS?
T
thiagohneves
Seguindo a sugestão do marcobiscaro2112 fiz um exemplo meio na gambiarra (acredito ter uma forma mais inteligente para fazer isso) mais como sou novo em java creio que vale a intenção. Pesquisei em alguns foruns e percebi que muitas pessoas querem fazer a mesma coisa. Sugestões, dicas são bem vindas afinal estou iniciando minha jornada em java.
De fato foi meio gambiarra. Tanto que tira uma das grandes características do Java: multiplataforma. Não funciona no Linux. Vou pesquisar mais sobre o assunto e dou uma resposta assim que possível.